Como lidar com um examinador estressado no dia do exame? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como lidar com um examinador estressado no dia do exame?

Sem categoria | Por: | 22 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Instrutor Fabiano como vai? Sempre visito seu site e este me ajudou muito. Ontem, dia 05-08 tive prova de direçao. O examinador, meu Deus, extremamente grosso. Antes de entrar no carro ouvi ele xingar os instrutores da minha escola de burros e que as pessoas da minha cidade sao incompetentes. Entrei no caro tremendo de medo. Já era 12 horas e estava lá desde 8 da manha. No começo fui bem, mas ele se zangou porque eu nao fiz uma parada sem freio no plano e começou a me xingar de Burra. Daí entao não consegui mais nada. Respondi a ele porque achei um absurdo! Sou uma pessoa muito humilde mas não aceito humilhaçao. Mandou eu fazer baliza e nao consegui. Discutindo, falou que eu nao tinha competencia. Então ele falou: "faz baliza aí". Fiz a baliza, parei o carro e desci. Anunciei que tinha sido reprovada e estava vindo embora quando me chamaram e a surpresa: Passei!!! Até agora nao entendi o que aconteceu. Me explique por favor! Chorei muito mas ... Depois de tudo passei! Mil bjos Fabiano! Sempre recorri a você na hora das duvidas! Fique com Deus e continue esclarecendo nossas duvidas.

Joana Darc

Monte Verde/MG


Olá Joana,

Que história essa a sua hein? Lendo o seu email nas primeiras linhas já estava preparando uma maneira de lhe consolar mas a surpresa foi toda minha quando disse que passou! Parabéns para você! É mérito e esforço seu! Agora é só curtir o trânsito com bastante responsabilidade! Rss!

Só que sua história é a mesma de muita gente por aí. Quantas pessoas são intimidadas pela presença do examinador do Detran. Ainda mais quando o mesmo tem uma postura autoritária como relatado por você. Isso é completamente inaceitável e reprovável. Mas o que fazer diante de um examinador completamente estressado?

Bom, a minha orientação é você se concentrar em você e no que deve ser feito no exame. O candidato tem que estar pensando em todas as manobras que serão pedidas. Esquecendo um pouco a presença do examinador. Agora, quando o mesmo tiver uma atitude agressiva, o candidato pode ir até a banca examinadora e colocar a situação. É preciso ter coragem nessa hora, mas vale a pena, pois eu já vi candidato refazendo a prova com outro examinador e ser aprovado.

Não se pode aceitar este tipo de postura. O máximo que pode acontecer é do examinador ser um pouco seco, sem intimidades. Isso faz parte da avaliação para testar o controle emocional do aluno em situações de estresse, algo que encontrará com frequência no trânsito.

No mais é isso.

Quero agradecer a todos que tem mandado os seus emails! É impossível responder a todos de imediato pois são muitos! Peço um pouco de paciência caso alguêm tenha mandado uma mensagem e a mesma não foi respondida diretamente ou até mesmo não tenha virado uma matéria aqui no site. Não parem de enviar as suas dúvidas! Todo o site é feito com as suas perguntas. Não há nenhuma fictícia! São todas de casos reais.

Quero também agradecer a todos que tem adquirido as vídeo aulas.  Tem sido um grande sucesso, pois a cada dia muitas pessoas tem comprado e acabado com as suas dúvidas. Pode ter certeza que isso só ajudará o site a crescer e trazer maiores novidades para vocês. Se você não adquiriu é só clicar na figura abaixo e ver como funciona o acesso as vídeo aulas.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano.

Seu Nome:                       Joana Darc Pereira
Localidade:                     Monte Alegre mg
Email:                          jodarc2005@gmail.com

Mensagem:
Instrutor Fabiano como vai?Sempre visito seu site e este me ajudou muito ontem 05-08
tive prova de direçao o Examinador meu Deus extremamente grosso antes que eu entrei
no carro ouvi ele xingar os instrutor da minha escola de burros e que as pessoas da
minha cidade sao incompetentes entrei no caro tremendo de medo ja era 12 horas
estava la desde 8 da manha no começo foi bem mas ele se zangou porque eu nao fiz uma
parada sem freio no plano e começou a me xingar de Burra dai entao nao consegui mais
nada respondi ele porque achei um absurdo sou uma pessoa muito humilde mas nao
aceito humilhaçao mandou eu fazer baliza nao consegui e discutindo falou que eu nao
tinha competencia quem era eu e outros voltamos tinha um onibus eu totalmente
arrasada ele falou faz baliza ai eu falei nao faço no da frente e fiz parei o carro
e desci anunciei que tinha sido reprovada estava vindo embora me chamaram e a
surpresa Passei ate agora nao entendi me explique por favor chorei muito mas ...
 Depois de tudo passei .mil bjos Fabiano sempre recorri avc na hora das duvidas fike
com Deus continue esclarecendo nossas duvidas

Se você gostou e quer DIRIGIR SEM MEDO, clique aqui e veja o nosso passo a passo.

APRENDA A VENCER O MEDO DE DIRIGIR! CLIQUE E VEJA UMA INSTRUÇÃO COM O PASSO A PASSO

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Keila Almeida
    11 de outubro de 2013 às 21:26

    Olá Fabiano, gostaria que me desse algumas dicas,sou da cidade de Nova Serrana-MG e já fiz o exame de direção 3 vezes e fui reprovada. Aqui fazemos priemiro a baliza e eu não consigo fazer... As minhas aulas são bem produtivas (acho), mas na hora do exame eu não consigo completar a baliza (o carro apaga). Não tenho mais condições de pagar as taxas, são muito caras (R$ 230,00)... Me dê algumas dicas, por favor, minha pauta vai vencer no final de Novembro e preciso muito conseguir a minha habilitação.

    Muito obrigada!

  2. Ahri
    3 de julho de 2013 às 15:57

    Eu fiz tudo certo e a fdp da examinadora me reprovou, aqui em Manaus é um maior roubo, porra eu vou ter que pagar 130 para acelerar o processo de reteste, a unica coisa que eu fique preocupada que talvez eu reprovaria,nao por causa de mim e sim por causa da fdp foi que no percurso dei sinal para a esquerda e veio um suv e entao tirei,ai veio outro ze guela atras de mim e foi pra esquerda e eu dei sinal porque eu ia passar de faixa,mas como eu vi o carro eu tirei,ai a nocega da mulher segurou o volante pra mim nao virar,sendo que eu sabia o que eu tava fazendo, eu nao ia virar para esquerda,entao a fdp deve ter colocado que eu ia causar um acidente ou coloquei a seta errada, e no final ela disse: aguarde o prazo de 48h para saber o resultado, boa sorte! Esperei 3 dias para receber um inapto!? Eu tava feliz pq pensei que tinha passado, cara eu quero que ela morra, apodreça naquela merda de detran! Essa porra de detran daqui so fod# o pessoal, bando de ladrao!! Foi mal Sr. Fabiano, to indignada com tanta falcatrua, como eu posso nao ter noçao de dirigir? Se ja dirigi ate uma pickup..ah vá!

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:43

      Olá Ahri,

      entendo sua indignação. Mas lhe aconselho a focar no que você errou, se concentrar nas manobras e tentar novamente. Infelizmente há muita coisa que também não concordo.

      Mas não desista da sua conquista.

      Estou torcendo aqui.

      Abraços.

  3. paula
    30 de dezembro de 2012 às 9:18

    bom dia!bom ja fiz o exame de direção duas vezes na primeira me teu um branco e me esqueci de tira o carro da re, para botar na primeira e quanto mais eu pisava no acelerador mais carro ia para atras,nao teu outra derrubei a balizar, segunda vez ja nao esta mais nevosa como de primeira estava mais tranquila, ao entra no carro para fazer a balizar, olha que vem ate mim o mesmo examinador da primeira vez e ele escutou o que eu falei"POXA ELE DE NOVO" então ele me perguntou o que foi e apenas disse que era ele novamente, ai ele disse grosseiramente A SENHORA TEM O DIREITO DE TROCA DE EXAMINADOR, então eu falei vai você mesmo!.Entao prossegui e fiz minha balizar em 2 minutos, ao entra no carro ele ja me teu olhar , e prossegui, na saida do detran eu estava esperando onibus que estava parado sair da frente para eu seguir ia ele falar" vamos cuida" entao eu respondi: TE A CALMA, VOCE NAO PODE ME APRESSAR!!! fui em frente sinalizei tudo de direito, pra passar na rodaria depois de eu passar tinha que jogar a macha pra terceira e percebi que ele esta anotando algo na sua prancheta entao fiquei nervosa e a marcha caiu na primeira" o carro teu um soco para frente e para atras, e o carro que vim atras buzinou,entao o examinador arrumou a marcha e eu segui ao sair de baixo do elevado e sinalizo pra indagar aos carros que estão vindo em cima do elavado, sinalizo para esquerda e ai tudo bem, entao o examinador pegou no volante!!! ai seguir ate chegar ao detran pesando que eu tinha passado, para minha tristeza NAO, PIOR O EXAMINADOR DISSE QUE NA PRIMEIRA FALTA GRAVE QUE EU FIZ EU PUS EM RISCO O CARRO QUE ESTAVA VINDO ATRAS DE MIM, NAO ME E EXPLICOU POR ELE PEGOU NO VOLANTE, AINDA MAIS DISSE QUE NAO ERA PRA MI FICAR TRISTE COM SORRISO IRÔNICO NOS LÁBIOS, ENTÃO EU RESPONDI NÃO ESTOU TRISTE NÃO EU FAÇO DI NOVO.
    VAI ENTENDER ESSES EXAMINADORES!!!!

  4. jackceli
    24 de fevereiro de 2012 às 21:33

    e oq eu faço qndo o instrutor é grossooooooooooooo?

  5. Nadia
    5 de janeiro de 2012 às 20:31

    oii Instruto Fabiano tudo bem;
    fiz meu exame pratico e fui reprovada ,nesse dia de manha fiz 2 aulas antes dai na hora que parei o carro pra entrar num rotatória, outro carro bateu na minha traseira já fiquei nervosa,depois na hora do exame a examinadora só ficou no celular fiquei esperando ela me mandar sair ela pediu pra tirar o carro e colocar de novo pra ficar mais certinho dai acabou meu tempo e fui reprovada agora vou ter que tentar de novo.. poderia ter pedido para fazer o teste outro dia,me responda.

  6. patricia
    14 de junho de 2011 às 19:38

    prezado José Roberto, você esta coberto de razão, nao sei porque ninguem faz nada com relação aos examinadores mal educados. Gostaria de saber também como proceder nestes casos, se existe alguma jurisprudencia sei la, que nos desse a oportunidade de fazer denuncias, reclamacoes de pessoas assim. Fui vitima de uma examinadora que acabou comigo. E nao pude fazer nada porque infelizmente nao sabia nem pra onde recorrer. abraços e se vc José souber de algo me responda.

    • admin
      14 de junho de 2011 às 20:56

      No exame existe a banca examinadora. Você pode reclamar com eles.

  7. rose
    29 de abril de 2011 às 11:19

    19 de maiooooo 2011

  8. rose
    29 de abril de 2011 às 10:54

    oi galera meu exame será dia19 as sete horas estou com um pouco de medo ,tenho trinta anos e nunca dirigi,tenho dificuldade na hora de estacionar.na baliza to na paz

  9. Elenir
    20 de abril de 2011 às 17:16

    Descobri esse site hoje, por acaso. Acabei de me matricular numa autoescola, nunca dirigi, nunca sequer sentei no banco do motorista, resumo: não sei nada. Eu estava apavorada, mas esse site foi muito tranquilizador, amei, parabéns pelo profissional que me parece ser, muito sucesso.
    Um abraço.

  10. josé Roberto
    17 de abril de 2011 às 0:35

    Fabiano,

    Ontem fui fazer o exame, convicto que passaria, pois sou muito tranqüilo e faço tudo certo. Segundo os instrutores eu passaria com os pés nas costas. Peguei um examinador tão estressado, autoritário, estúpido, enfim, um verdadeiro f.d.p. e que me induziu a cometer erros bobos. Fui reprovado.
    Existe alguma norma que impeça ao examinador de agir assim?
    Como denunciar este tipo de comportamento?
    Eu poderia instalar uma câmera no carro para registrar tais abusos?

    Obrigado ,

    José Roberto.

    • admin
      18 de abril de 2011 às 20:23

      Isso infelizmente acontece. Mas a grande virtude é não deixar se levar por isso, embora concordo que não seja fácil. Mas Você pode denunciar isso na banca examinadora, apesar de achar que não resolva. Tente manter a calma da próxima vez. Sucesso pra você. Abraços.

  11. Marisa
    25 de fevereiro de 2011 às 14:33

    Instrutor Fabiano boa tarde, gostei muito de suas dicas. Estou fazendo aula para tirar a carteira e até o momento meu instrutor não acertou as medidas certas de colocar as balizas , fazemos a de 3 pontos poderia por gentileza me informar. quais as distancias.
    grata.

  12. kaylaine aparecida da silva borges
    29 de dezembro de 2010 às 16:37

    poxa como esta joana foi forte tive um caso quase igual so que nao consegui peguei um examinador que xingou o meu instrutor td por que estava de sandalia ja entrou no carro falando que ele tinha que voltar para a sala de legislaçao e que os alunos dele nao estava habito para tirar carteira para me sacanear ele mandou entrar para a direita so que na hora que terminei de olhar o retrovisor mandou desfazer aseta e ir direto so que o sinal da direita tava aberto e o do reto fechado deu avanço de sinal tomei pau

  13. Elisângela
    17 de setembro de 2010 às 11:13

    Olá instrutor Fabiano! Parabéns pelo seu site, é muito esclarecedor, sinceramente, está me ajudando muito! Sou de São Paulo e estou tendo dificuldades para obter minha habilitação, mas toda vez que leio suas dicas, consigo melhorar minha performance. Obrigada!

  14. Jéssica
    8 de setembro de 2010 às 13:37

    Boa tarde Fabiano...Fiz exame de direção hoje e fui reprovada na baliza " na descida" pois dexei o carro morrer duas vezes... peguei examinadora achei ela muito grossa..entrei no carro tremendo...queria dicas como se dar bem na hora do exame de direção pois na proxima vez tenho que passar...

  15. odete
    12 de agosto de 2010 às 17:00

    BOA TARDE,FABIANO !!!GOSTARIA DE UMAS DICAS PRA PODER PASSAR NO EXAME PRATICO,EU TENHO 42 ANOS E REPROVEI UMA VEZ ,,EU FIZ 27 AULAS MAS NO EXAME FIQUEEI MUITO NERVOSA NAO CONSEGUI NEM DAR A VOLTA COM O EXAMINADOR AGORA EU TENHO MEDO DE ACONTECER NOVAMENTE E SER REPROVADA ;EU QUERO TANTO DIRIGIR ME AJUDE ....ADORO ESTE SITE ..DEUS O ABENÇOE!!

  16. Kiane
    9 de agosto de 2010 às 16:27

    Os examinadores daqui de Aracaju são grossos e ignorantes. Primeiro disseram que minha identidade era diferente, pois sou de outro estado, Amazonas. Acho que estavam pensando que meu R.G. era falsificado pode? Fiquei chateada e errei a garagem. Vou tentar novamente. Adoro o site!!

  17. katia
    6 de agosto de 2010 às 21:00

    poxa como esta joana foi forte tive um caso quase igual so que nao consegui peguei um examinador que xingou o meu instrutor td por que estava de sandalia ja entrou no carro falando que ele tinha que voltar para a sala de legislaçao e que os alunos dele nao estava habito para tirar carteira para me sacanear ele mandou entrar para a direita so que na hora que terminei de olhar o retrovisor mandou desfazer aseta e ir direto so que o sinal da direita tava aberto e o do reto fechado deu avanço de sinal tomei pau

  18. Luziana
    6 de agosto de 2010 às 14:13

    Bom Fabiano gostaria de perguntar o seguinte:primeiro foi d+ saber que vc responde tudo até sobre preparo emocional, olha sou muito calma meu instrutor disse para não se preucupar com nervosismo porque sou calma até dimais mas existe a chance deles fazerem algo só para ver se agente fica nervosa e se for sim o que fazer? e dizem que as vezes eles fazem perguntas pessoais na hora do exame fico calada ou respondo?

    • Instrutor Fabiano
      6 de agosto de 2010 às 18:33

      Responde normal. Não tem nada a ver esse negócio de ficar caladão. É uma coisa normal o exame do detran. Continue nessa calma que dará tudo certo.

Deixe o seu comentário