Como ficar calmo no exame de direção.

Uma das maiores dificuldades dos candidatos a habilitação é controlar o nervosismo, a ansiedade, o medo ou qualquer outra coisa parecida com isso. É comprovado que a maior causa de reprovaçao nos exames vem do fator psicológico.

Então, como superar estas barreiras? Como se portar diante do examinador? Bom, creio que seja necessário o aluno entender que se ele foi para o exame é por que ele treinou e está preparado. Ninguém deve ir para o exame de direção sem estar devidamente preparado. É preciso ser honesto consigo mesmo e conversar com o instrutor para chegar em um acordo. Ninguém melhor que o instrutor para orientar e dar o aval para o aluno.

Outra coisa que o candidato precisa entender é que se ele já chega no exame achando que não vai conseguir, não vai dar outra. A auto confiança tem que ser uma irmã nessa hora. É preciso ter ousadia e não ter medo de errar. Se errar no exame tudo bem. Não há nada de anormal nisso. É melhor você errar por ter tentado fazer certo do que deixar o medo e a insegurança tomar contar e lhe paralisar.

Por último, é necessário concentração. O exame de direção é muito rápido. Normalmente não ultrapassa dez minutos. Não pode esquecer de nada. Estar atento as manobras, aos retrovisores, ao trânsito, as normas de circulação é fundamental para o sucesso no exame.

Bom, por hoje é só pessoal! Comente dê a sua opinião! Você pode ajudar outras pessoas!

Um abraço,

Instrutor Fabiano Leonardo

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

Sobre Instrutor Fabiano

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

94 Comentários

  1. Débora

    A dica é valiosa. Realmente precisamos estar seguros com nós mesmos para o dia do exame, por isso não vale a pena correr pra tirar logo a carteira e sim marcar exame quando realmente tiver firmeza. É claro q a pessoa poderá errar na hora, mas erros leves, não por não saber fazer as manobras. E no mais, ter coragem!!!!

    Responder
  2. Gerson Paulo

    Aprender a dirigir e como o ABC se vc apredeu certo nunca mais ira esquecer.
    fique atento aos retrovisores e fique calmo. que logo logo estara nas ruas como um grande motorista. DEUS ESTÀ com NÓS

    Responder
  3. Gerson Paulo

    parabens pelo comentario …. isso ajuda ate o mais nervoso dos nervosos .

    Responder
  4. patricia

    tá d+ os vídeos e estão me ajudando muito, continue co este lindo trabalho.

    Responder
  5. christofer

    muito bom o texto, parabens…
    Eu to ligadao em tudo…sinalizaçao, transito..unica coisa q to enrolado e que na certa eu posso juntar muitos pontos e reprovando, na questao dos pedais…ainda naum sei como parar o carro, quando chego em um cruzamento, ele sempre morre..hehe

    se puder me ajudar, agradeço..abraça..otimo site^^

    Responder

    1. Olá Chistofer!

      É muito simples. Para parar o carro adequadamente você deve primeiro pisar no freio de leve para reduzir a velocidade. Depois você pisa totalmente na embreagem com o carro ainda em movimento e finalmente acabe de freiar o carro suavemente. Obrigado pela participação.

      Responder
  6. Marcos

    É soh vc pisar na embreagem qd sentir que o carro tah parando e tirar o pé de leve qd for sair, assim o carro não vai apagar não.

    Responder
  7. juliana

    Tenho adorado suas vídeos aulas Fabiano, mais gostaria se possível se vc fizesse um vídeo sobre rampa de ré algumas dicas, pq aqui consegui por em prática a minha parada regulamentar obgdo bjus..;

    Responder
  8. jorge

    olá instrutor fabiano , as video aulas esta muito,muito boa.
    parabéns que o senhor te aençoe.

    Responder
  9. Uemerson

    Fico feliz por existir pessoa como vc na terra, seu coração não cabe no peito, sinto até liberdade de dizer amigo, suas dicas são valiosas, joias preciosas, nem sempre encontramos instrutores nas A.E q nos tiram as duvidas como vc, vc faz com alegria no coração, o q coloca sua aula um verdadeiro show. Obrigado fique com DEUS.

    Responder
  10. claudio

    Instrutor Fabiano gostaria de saber o seguinte, eu reprovei no primeiro exame será que consigo fazer o segundo tranquilo um abraço e parabens por ser essa pessoa maravilhosa que esta nos ajudando neste momento

    Responder
  11. regina alves de novais

    quero agradecer a todos responsavel por este site, ele realmente esta favorecendo a muita gente que como eu tinha muita dificuldade nas aulas, aprendir muito aqui e vou indicar para uotras pessoas que como eu tem dificuldade, a voce instrutor fabiano que deus lhe abencoe sempre.

    Responder
  12. Marcos

    Na prova prática de direção veicular não podemos atingir quantos pontos negativos?

    Responder
  13. drica

    Essas aulas ajudam e muito, hoje sera meu exame, mais um fiz um no meio do ano e reprovei,( bati na estaca,nem eu e nem minha instrutora acreditavamos no que eu fui capaz de fazer) mas enfim hoje farei novamente e vou conseguir,tenho fe em DEUS.
    depois conto como foi, e lembrem-se:dar seta ao manobrar, pisar no acelerador bastante na subida( senao afoga), por 1º toda vez que o carro parar e que for sair,etcetcetc.
    ate mais

    Responder
  14. Juliana Siqueira

    Ola instrutor Fabiano, parabéns pelo site!!, eu adoro ver as video aulas, se possivel gostaria que fizesse um video sobre controle de embreagem no declive e algumas dicas, desde ja te agadeço.!!!

    Responder
  15. rosi

    seu videos sao um show e tem me ajudado mto ate a conquista da cnh precisamos de mta perceverança e amigos como vc!!!

    Responder
  16. neia

    Oi Fabiano fico grata se puder me ajudar vou tirar minha cnh e nunca peguei no volante para dirigir e moto ando so de biz, eu fiz a teorica e passei tou fazendo as aulas praticas mas tenho muito medo de não conseguir, e tenho muitas dificuldades em; acelerar, qdo mudar de marcha, nas curvas nao tenho muita noçao de como conduzir o volante, e a marcha a ré ??? vc sabe me informar quantas horas de aula tenho direito.
    se puder me ajude vou fazer o enxame dia 6 de março.
    muito obrigado

    Responder
  17. Luciandre

    Bom dia!!
    esse site é muito bom!!! tem mim ajudado muito!!
    pessoas assim como você são preciosas …Parabéns!!
    continue com esse trabalho lindo0o0o…

    Responder
  18. Zilda Ferraz

    Olá Fabiano, conheci seu site por acaso esta semana e está sendo muito útil.
    Já fui reprovada uma vez e farei o exame novamente semana que vem.
    Se tivesse conhecido vc antes, quem sabe já teria passado, estou tirando muitas dúvidas, coisa que eu não conseguia fazer nas aulas de direção.
    Parabens pela iniciativa, estou vendo que vc está ajudando muita gente.
    Um grande abraço

    Responder
  19. Maiana Torres

    Parabéns pelas dicas. Irei fazer para A. Na verdade quero AB, só que morro de medo de não dá conta das duas de uma vez só. Vou tentar uma de cada vez, espero que der certo!

    Responder
  20. wana

    A o descobrirmos as nossas dificuldades fica fácil buscar o aperfeiçoamente descobri que agilidade é necessária em algumas situações não a pressa e a imperícia , mas parabéns por esse site nos ajudam demais.

    Responder
  21. Franklin Breno

    Primeiramente meus cumprimentos!
    Esta dica e todas outras passada pelo senhor são muito valiosas, pois apesar de faltar alguns meses pra mim poder entrar na Auto Escola já procuro esta sempre atento, e buscar experiência de pessoas que já convivem com a habilidade de direção. Procuro também estar me preparando psicólogicamente para o teste de direção, apesar de não saber se conseguirei segurar tamanha ansiedade dentro de mim, mas como foi falado pelo senhor,são apenas 10 minutos e com este pouco tempo buscarei estar me tranqüilizando e concentrando o máximo possível para conseguir passar de primeira.
    o que mais me deixa auto confiante e saber que qualquer dúvida minha poderei estar tirando-as com o senhor.
    Obrigado pelo acolhimento!

    Responder
  22. Regina

    Oii instrutor fabiano, depois q li suas dicas to mais calma, meu teste no Detram é amanha e to confiante, quero muito mesmo passar lá de primeira, sei q so depende de mim mesma…e lógico, da minha fé…pois com fé se vai longe…e com tenho muita vontade de dirigir, to aqui firme e forte pra amanha,então voltarei aqui pra confirmar minha aprovação, sei q Deus esta comigo e vai me ajudar nessa hora tão importante pra mim…obrigada pelas dicas e fiq com Deus….continui ai firme e forte dando suas aulas…

    Abraçooo…Regina!!!
    Vlwww

    Responder

  23. olá,vou fazer minha prova prática amanha para mot
    estou muito nervosa,hj não consegui fazer nada certo,e com isso estou me sentindo muito insegura…

    Responder
  24. Jeane Silva

    oi fabiano responda minhas dúvidas…………
    manda dicas pra mim….
    POR FAVOR

    Deus ajude q eu passe dessa vez
    só preciso d mais dicas d ajuda d quem sabe e no caso…… VOCÊ
    é essa pessoa! t + pra da boas noticias s DEUS quiser!!!!!

    bj

    Responder
  25. sandra A. S. Taborda

    olá Fabiano tudo bem estou adorando as dicas são preciosas, estou fazendo as aulas práticas mas sou muito nervosa, ainda não consigo fazer a balisa ficou muito nervosa. por favor me ajude pois só Deus sabe como preciso dessa habilitação, pois meu esposo tem problemas de visão e nunca vai poder digir na vida, eu sei que nossa vida vai mudar depois que eu conseguir dirigir vou poder ajuda-lo pois ele tem perda total da visão e precisa muito de mim (choro) estou muito triste sozinho e muito angustiada com tudo isso. espero que Deus me ajude. fabiano desculpe tudo isso que estou falando mais preciso desabafar obrigado por esse espaço.

    Responder
  26. carlos

    Fico repetindo mentalmente todos os procedimentos mais importantes como:
    CINTO DE SEGURANÇA
    SETAS
    OLHAR NOS RETROVISORES DE FORMA CLARA QUE O EXAMINADOR DEPOIS NAO DIGA QUE VOCE NÃO OLHOU!
    TREINAR BEM A GARAGEM (OU BALIZA)
    PISAR “SEMPRE” NO FREIO ANTES DA EMBREAGEM NAS REDUÇÕES(isso já reprova muitos tambem)

    Com isso tudo não é possivel que o cara te reprove!

    Responder
  27. carlos

    Fabiano,

    existe um problema sério em teste de direção pratica que é a tal preferencia do pedestre como diz essa regra:

    NÃO DAR PREFERÊNCIA DE PASSAGEM AO PEDESTRE QUE ESTIVER ATRAVESSANDO A VIA TRANSVERSAL PARA ONDE SE DIRIGE O VEÍCULO, OU AINDA QUANDO O PEDESTRE NÃO HAJA CONCLUÍDO A TRAVESSIA, MESMO QUE OCORRA SINAL VERDE PARA O VEÍCULO, falta II-C.

    É falta eliminatoria certo? POrém onde faço aulas existem pedestres muito sem noção de perigo, atravessam em qualquer lugar da pista, fora de faixa de pedestre, na contra mão, fora do semaforo… e ai? Se eu nao parar pra esses imbeciso no dia do teste posso ser reprovado! Nâo acho isso justo, quando tiver de carteira não vou ficar me arriscando parar o carro e bate-lo por causa desses irresponsaveis. Eu quando pedestre sempre sei onde atravessar sem correr risco.

    Responder
  28. Débora Silva

    Bom dia,Intrutor Fabiano

    em primeiro lugar gostartia de parabeniza-lo pelo site é uma grande iniciativa.. estou tirando a carteira e ja estou na 11° aula e ainda nao tenho dominio das marchasm mas o meu isntrutor já me passou para baliza, me sinto muito insegura ate hoje não consegui fazer uma aula sem apagar o carro, gostaria de saber se isso e normal?? aos poucos estou pegando sem querer ser antietica e anular minha parcela de culpa, não estou me adaptando com meu instrutor me sinto pressionada a acertar.. pois o mesmo fica repetindo sempre quando ocorre um erro de que eu já estou em tal aula e não deveria errar tal coisa ex: alinhar o carro bem quando fazer a conversao.. tenho dificuldade de fazer converÕES principalmente a direita pois sempre bate aquele medo de subir na calçada..gostaria se possivel de algumas dicas suas, pois o que li ate agora me deixou fascinada, seria bom se todos os instrutores nao fossem roboticos, e explicassem de maneira bem detalahda como vc coloca, pois infelizente acho que me atrapalho tb por isso pois muitas vezes meu instrutor e muito tecnico mesmo nos detalhes mais banais, para quem nunca pegou num carro e dificil,assimilar.. desde ja agradeço, e parabens!!!

    Responder
  29. Rosa

    Boa noite Fabiano, Gostei muito do seu site. Tenho dificuldade na Baliza em alinhar o carro antes d entrar na vaga. ai se não coloco certo fico nervosa e acaba saindo errado… Vou fazer a prova na próxima semana … tenho tentado me manter calma !!!! Alguma dica????
    Deus te abençoe

    Responder

  30. ola
    Geraldo viana
    Olha estou na aula numero 23 mais estou tão mal que meu instrutor me aconselho a não da sequencia e para por com este negocio de tira a CNH
    PORQUE não levo geito para isto.

    Responder
  31. simone

    Ai pessoal, estou muito nervosa para o teste de manha. Irei fazer o teste aqui nos estados unidos e estou muito nervosa eu ja reprovei na primeira agora vou tentar a segunda. Imagina a gente fica nervosa na hora H, ai um estrutora maluca ainda gritando no meu ouvido, estou ate frustada

    Responder
  32. Ana

    Oi, Pessoal

    Nunca tive coragem de marcar minha prova, estou com 37 aulas e estou tão insegura.Agora estou errando coisas que eu pensei que já havia aprendido, não entendo como isso pode acontecer , acho que o medo , o nervosismo, e a pressão da família estão me bloqueando, pois eles estão investindo muito em mim, para que eu dirija logo, mas não estou conseguindo aprender rápido.Isso me angustia muito, as vezes nem consigo dormir direito.

    Responder
  33. Evellin

    Oi Fabiano,adorei o texto.
    mes passado fiz o exame,e fiquei muitooo nervosa,muito mesmo a ponto de nao sair do lugar.É um saco neh pq nas aulas faço tudo certinho.
    hoje foi a minha ultima aula,antes do exame,sabado dia 02,no local do exame e fui pessima,em quase todas as conversoes o meu instrutor teve que pisar no freio,pq nao conseguia faze-las sem acelerar.Mas como diz ele os mais dificeis eu faço com muita facilidade ex:baliza de controle,sai perfeita….
    agora e soh controlar o nervorsismo.Alguma dica?
    parabens pelo site.
    abraços

    Responder

  34. Boa Tarde! Passeeeeeeeeeiiiiiiiiii no exame de rua. INstrutor Fabiano agradeço por esse site maravilhoso, o qual me ajudou muito a tirar a minha carteira.Fui reprovada 4 vezes e passei na quinta.Então digo a todos não desistam.Tudo tem a sua hora.
    Fiquei muito emocionada e feliz.

    Responder
  35. Ana

    Gente, marquei meu exame e passei com a graça de Deus não esqueci nada no dia da prova, to feliz da vida.

    Responder
  36. Ana

    Gente, Nalva tem razão, vocês não devem desistir, na hora certa voces vao conseguir, se vc não se sente pronto, marque mais aulas, não se sinta constrangido por causa disso.

    Responder
  37. luciana

    ESTOU COM MUITA DIFICULDADES NO CONTROLE DE EMBREAGEM NA SUBIDA, ONDE MORO SÓ TEM MORRÃO!!!! CONSIGO QDO O MORRO É LEVE MAS QDO ENCARO OS PESADOS!!! O PIOR É QUE JA MARQUEI O EXAME ME AJUDE POR FAVOR!!! DESDE JÁ AGRADEÇO. LUCIANA BH-MG.

    Responder
  38. Deia

    oi instrutor fabiano seu q nao sou burra mas me sinto assim sabe vou para o 6º exame de direçao os outros errei bobeiras pq o nervosismo ´r demais. gostaria q vc me desse algumas dicas para poder me ajudar obrigado

    Responder

  39. Olá Fabiano,adoro seu sat.
    Como gostaria de ter um instrutor assim como vc!
    Bom, sou muito anciosa preciso muito de suas dicas.
    Como faço para acabar de véz com essa terrivél anciedade???
    Já fiz dois exame e infelismente fui reprovada.
    Senti sensações inesplicavél, mas não desito
    porque Deus estás comigo,tenho outro já marcado.
    Estou com muita fé em Deus e espero sua ajuda também.
    Que Deus te abençõa sempre,por fazer tantas pessoas felizes,
    Isso é maravilhoso!!!

    Responder
  40. Fatima

    blz Fabiano vc é mil ta me ajudando demais estou tirando minha habilitação agora

    Responder
  41. noeli

    Eu fiz meu primeiro exame de direção fui pessima pois o nervosismo nao deixou fazer as manobras corretamente,gostei muito do seu site ele esta me ajudando muito ,Fabiano voce é um otimo instrutor como queria ter umas aulas com voce tenho certeza que passaria no exame sem medo e faria tudo certo com segurança, ja comprei suas videos aulas e estou muito animada acho que no proximo exame vai dar tudo certo. um abraço

    Responder
  42. Rafaela

    Bom hj é minha segunda vez no teste de direçao,confesso q estou muito nervosa com a rampa da prova,apelei para as dicas da vovó chazinho e um poukinho da famosa melissa…Bom de resto era só,torssam por mim!!!!!!!!!!!

    Responder
  43. Fatima

    Estava fazendo minhas aulas com o meu instrutor e não estava conseguindo concentrar e desenvolver nas aulas, assisti umas duas aulas on line do prof.Fabiano, para minha alegria o meu instrutor logo elogiou e disse que tinha melhorado.Espero passar na minha prova.obrigado

    Responder
  44. Raquel

    fabiano, já tentei a 6ª vez faço tudo certo no treino, mas qdo chego no exame fico tão nervosa; na hr me dá vontade de desistir.

    Responder

  45. Amei amei amei
    muito bomm
    isso ajuda bastante as pessoas que querem aprender a dirigir com segurança
    e ao mesmo tempo passar segurança aos outros
    muito bomm
    não vejo a hora de aprender a dirigir!

    Responder
  46. andreia

    fiz minha 1º prova hoje e não passei.Fiquei muito nervosa e nao consegui me controlar, deu tudo errado, parecia que nunca tinha pegado na direção.O pior é que todo mundo já tinha quase certeza que eu ia passar porque estava muito bem nas aulas. Estou arrasada!

    Responder
  47. Rodrigo Cruz

    Fabiano, vou prestar concurso pra motorista de uma prefeitura, categoria ab, a prova pratica tem peso maximo e de carater eliminatorio, existem alguns procedimentos que comprometem e ajudam na boa nota do candidato, como antes de entrar no carro observar nivel de agua, estou correto? mais algumas dicas ou um passo a passo?
    blz Fabiano……..

    Responder
  48. nilfernandes

    olá estar chegando á hora não tenho como adiar vai ser tudo ou nada,q nosso DEUS mim ajude.Conto pra vcs depois.fuiiiii

    Responder
  49. nilfernandes

    Nossa foi tudo rápido e desastroso fiz tudo errado estou mim sentindo horrivel, quero muito colo vamos ver na segunda.SERÁ q eu passo?HÁ PROFESSOR FABIANO preciso de um incentivo foi muito ruim hoje.abraço nilfernandes

    Responder
  50. Solange

    Quando fiz meu primeiro exame, deixei o nervosismo tomar conta. O examinador me deixou mais apavorada ainda. É incrível como nosso estado emocional interfere em nossos movimentos, eu tremia muito. Agora estou fazendo tudo novamente: exames, prova teorica e aulas praticas. Quero muito tirar minha habilitação (até comprei um carro, já…rsrsrs).
    Adorei as dicas que encontrei aqui.

    Responder
  51. Nil

    Hoje foi a 8ª vez que tento passar na prova, mesmo treinando e nas aulas fazendo todo o procedimento, o nervossismo e a afobação estão ganahndo de 8 X 0. O que faço Instrutor Fabiano?

    Responder
  52. lenir noranei eremita da cruz

    Amo muito as orientações e os comentários do pessoal estou bastante animada e sonhando com o dia em que eu estarei dentro de um carro no Detran,Deus me ajudando controlando meus pés nos pedais , minhas mãos no volante e no cambio de marchas meus olhos nos retrovisores e tudo o que estiver ao meu redor, Deus vai estar comigo e vai prevalecer avontade dele. Torço por todos! Boa sorte!

    Responder
  53. mariaelizabet

    obrigada por toas as orientaçóes. Voltarei para dizer como foi meu exame e VOU PASSAR.

    Responder
  54. Edna

    Olá instrutor Fabiano!

    Muito bom esse site: http://www.euquerodirigir.com, tenha certeza que eu o divulgarei paras as minhas amigas e amigos!…já fiz 31 aulas de volante e ainda deixo o carro “morrer”. Reprovei duas vezes, uma em 11/09/12 e a outra em 09/10/12 e agora e devo faze? O meu processo vai até abril/2013…tenho chances ainda, não é?
    Um abraço,
    Edna – Joinville – SC

    Responder
    1. gisele

      Ei Edna,
      eu vo te fala a verdade, vc deve fazer uma analise seria sobre o carro que vc usa e o instrutor também. Porque,quando eu usava um uno mile, um carro mecanico demais, o carro sempre morria por qualquer motivo… E não tinha um bom instrutor, o que me fez gastar 19 aulas a toa, nem fiz prova, mudei de auto escola.
      Retomei agora em outubro com mais 20 aulas em outra escola, e o carro é um gol e não estou com problemas de deixar o carro morrer, pelo contrario. E o instrutor é muito calmo e atencioso. E por fim, creio que vc deve sempre anotar tudo, principalmente as duvidas. É nesses detalhes que a sua direção vai melhorando progressivamente.
      nao desista,
      abração.
      gisele

      Responder
  55. valdirene

    olá , Fabiano eu vou fazer meu ultimo exame, ultimo pq minha pauta está vencendo agora em novembro. já é o meu nono exame estou fazendo um tratamento com uma psicologa mas ainda não adiantou fico nervosa no jeito q eles falam comigo, espero conseguir agora, se não vou ter q adia mais um sonho.
    Obrigado pelas dicas.

    Responder

    1. Você tem que estar focada no que for pedido e não no temperamento dos examinadores. Deixa eles agirem do jeito que quiserem. Concentre-se no que você tem que fazer.

      Responder

  56. Olá Fabiano, nuss estou super nervosa, so pensando nessa prova, ainda vou marcar minha aulas de volante, mais so de imaginar o teste pratico ja me da tremura, *** mais se Deus quiser vai dar tudo certo. obg pelas dicas!

    Responder
  57. claudineide ferreira da silva

    sou de maceió,fiz o meu exame de direção pratica ontem dia 25/10/2012 mas não passei,já é a minha 5 vezes que eu tento,ontem eu perdi na baliza,mim colocaram em uma baliza enladeirada,entrei de primeira,mas na hora de sair fiz os tudo certo mas o carro não saiu ele ficava voltando,até que o carro morreu 2 vezes então eu perdi,onde foi o meu erro? porquê o carro não saiu da baliza?

    Responder
  58. Roberta

    Bom, eu rodei na 1ª vez q fiz a prova pois minha perna tremia muito. Fiz varias aulas dias depois..e uma aula antes da prova e meu instrutor me disse q eu estava pronta. e eu sabia q estava, mas eu estava com medo do nervosismo.
    Não contei pra ninguem da prova, só meu marido sabia..é bom vc nao espalhar pq fica uma responsabilidade nos seus ombros por saber q tantas pessoas sabem e q irão te perguntar depois como foi.
    então, acordei cedo, fiz uma corrida (exercicios sao otimso pra oxigenar o cerebro e aliviar a tensão). tomei um banho, umas 100 gotas de agua de melissa e fui até o local da prova mascando chiclete (tbm ajuda pra aliviar a tensão). Lá os grupinhos ficam ‘confabulando’ então se afaste e tente não achar que voce é vítima. estufe o peito, tranque os dentes e mantenha um ar de superioridade.
    Fui a primeira a fazer a prova (se vc puder escolher, faça! eu falei com meu instrutor e ele botou meu nome em 1°)pois quanto mais vc espera mais tenso fica.
    nao pense nos outros. pense nos movimentos conforme vc ja sabe e aguente os 10 min! pq a baliza são 4min e o trajeto cerca de 5min. então depois de 10min tudo estará acabado!!!
    pense q serão os 10 min mais importantes da sua vida, então nao perca seus pensamentos em outras coisas..depois se voce quiser se jogar no chão, rolar, chorar ou rezar fique a vontade, mas na hora é só se concentrar! eu passei e chorei mto depois. de felicidade.
    boa sorte!

    Responder
    1. Gleice

      Parabéns Roberta pela conquista!!!!!
      Vou tentar colocar em pratica o que você fez, pois meu primeiro exame se aproxima. Meu instrutor já disse que estou preparada, mas sempre acho que não, sempre acho que ainda falta mais alguma coisa, mas agora depois de fazer 70 aulas, rsrs… vou marcar eu acho que vai cair para meados de dezembro. Mais uma vez parabéns!

      Responder
  59. SABRINA

    Fui reprovada da 1° vez tbm..meu nervosismo era tanto q nao conseguia desenvlver o carro..mas agora no fim do mes e minha 2° vez e tenho fé em deus q vou conseguir..

    Responder
  60. erica vilela

    Bem eu sou muito ansiosa,nao sei como vai ser e um sonho meu tirar minha habilitaçao,entao sempre coloquei na minha cabeça que iria passar de primeira em tudo, estou indo bem ate agora no pisicotecnico eu passei de primeira ,no teorico fiz ontem passei mas eu tava muito nervosa minhas pernas tremiam, quando o gabarito saiu eu olhei o resultado mas nao consegui contar as questoes minha instrutora que contou quando ela disse que tinha feito 24 pts eu nao conseguia nem falar, mas o problema e que a gente ja ta nervoso ai vem aquele cara pra aplicar a prova nao fala nem bom dia ,e dizem que os examinadores que vem nao e qualquer um que passa,to sentindo medo ,,sou muito ansiosa,e fico tremendo demais nao sei o que fazer me ajudem por favor !!

    Responder
  61. SIMONE

    Ola instrutor fabiano, sou de BH MG estou na minha 38º aula de direção, estou um pouco dificuldades no controle de embreagem e na balisa, sou muito ansiosa, me ajude o que devo fazer ?
    para melhorar, queria te agradecer seu site é maravilhoso parabéns.

    Responder
  62. SIMONE

    OLÁ PESSOAL, EU FIZ MEU EXAME DE MOTO NO DIA 08 E FUI APROVADA DE PRIMEIRA ESTOU MUITO FELIZ…AGORA ME PREPARANDO PRO EXAME DE CARRO,ESPERO TER A MESMA SORTE!!!

    Responder
  63. Sandra

    Oi Fabiano, eu quando faço a baliza sempre faço certo, porq estou sozinha, mas quando o “Exteminador” …..ops Examinador rsrsr entra pra fazer o percurso, me desabo a tremer, tremo descontroladamente, ja fiz 3 vezes a prova pratica, e me da até pessadelos, mas ñ quero desistir e vou tentar, só queria saber como realmnte me acalmar, porq maracugina ñ adianta nesta hora…

    Responder
  64. Eduardo

    Vou fazer o exame dia 21/12 proximo, meu instrutor disse que não estou preparado, mas fiz 25 aulas com ele e mesmos assim aindo fico nervoso,ao lado dele, acho que é ele que me deixa nervoso, pois eu dirijo sozinho e não tenho problemas. Alem de tudo eu queria ter feito as aulas todos os dias mas ele não disponibilizava de horarios que desse certo para mim. Quis até mudar de auto escola, mas como eu havia pago tudo a vista não tinha condiçoes de me devolver e não pude mudar de instrutor porque a carro que estou treinando é o dele se pegar outro intrutor o carro será outro. O que meu instrutor fala é que eu estou lento para desenvolver o carro, na minha opnião nao é ser lento , mas precavido de causar algum acidente, principalmente na entrada de algum cruzamento de vias ou na saida para a via. Será que estou errado ou é o meu instrutor que errou em não me treinar todos os dias. Afinal no meu entender o aluno tem que treinar todos os diar para pegar pratica na direção. Se realmente eu estiver lento para desenvolver o carro será que posso tomar reprovação? E a segurança onde fica? Afinal o que o examinador prioriza mesmo na hora! me ajudem!!! POR FAVOR!!!

    Responder
  65. nubia

    fabiano socorooooooooooooooooo minha prova e amanha, confesso qe me preparei , fiz ate yoga , psicologo e outro treco qe nao sei o nome , e da area da yoga, ate qe to legal, e meu lema e TENTAR SEMPRE, DESISTI NUNCA ,

    Responder
  66. DIEGO

    OLA COSEGUIR PASSA EM UMAS DAS CIDADE MAS DIFICIS DE SER APROVADO GOVERNADOR VALADARES,TEM CALMA ,VC E CAPAZ A PELA SEGUNDA VEZ.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>