Como fazer uma parada regulamentar na subida sem deixar o carro morrer

Gostaria que você me explicasse como se faz uma parada regulmentar no meio de uma subida ? E como faço para sair com o carro novamente, sem dixar ele morrer tento fazer isso nas aulas da auto escola mas sempre acabo deixando o carro morrer?

Lúcia.

Olá Lúcia! Como vai você! Eu creio que a sua dúvida é uma das mais solicitadas aqui no site, que é a parada regulamentar e o controle de embreagem.

Para fazer o controle de embreagem você primeiro dará a seta para a direita, olhar o retrovisor, chegar junto ao meio fio colocar a primeira marcha e com o carro alinhado apertar a embreagem até o meio para que o carro pare. Se o carro descer, solte a embreagem um pouco. Se o carro continuar subindo, pise um pouco na embreagem. Para parar esta manobra pise no freio e na embreagem nesta ordem.

Agora para arrancar o carro após esta manobra sem deixá-lo morrer, você precisa soltar a embreagem até o meio até sentir o carro tremer. Quando sentir esta trepidação, solte o freio e acelere um pouco. Quando o motor começar a ter força, solte a embreagem e o carro começará a andar. Desse jeito o carro não morre pois sairá com força no motor suficiente para arrancá-lo.

Espero ter lhe ajudado. Divulgue o site para os seus amigos. Siga-me também no Twitter http://www.twitter.com/instrutorOnline .

Um abraço,

Instrutor Fabiano

Leia estas outras matérias!

  • Como fazer uma parada corretamente?
  • Como parar o carro sem deixá-lo morrer.
  • Como arrancar o carro em uma ladeira?
  • Para a arrancar com o carro em uma descida é o mesmo procedimento que arrancar na reta?
  • Como fazer uma baliza Fácil
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    Sobre Instrutor Fabiano

    Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    44 Comentários

    1. junior

      instrutor fabiano gostaria de saber si na hora da baliza eu vou poder olhar pelo para-brisa traseiro ou tenho que mi guiar pelo Os retrovisores. Obrigado pela resposta.

      Responder
    2. Maria Amelia

      Sou baixa e nao consigo enxergar a frente do veículo e estou com medo de ao parar em um sinaleiro acabar batendo no carro da frente ou mesmo quando for estacionar. Ja aumentei o banco mas continuo nao vendo. Estou percebendo que a maioria dos carros tem a frente abaixada, segundo consta, para melhorar a visibilidade, mas para mim ta funcionando ao contrario. Almofada, parece que fico longe dos pedais. Nao sei o que fazer. Adorei seu site. Abraços.

      Responder

      1. Você não precisa ver tudo a sua frente. Tente manter uma distância de segurança é será suficiente. Se não fosse assim, muitas pessoas de baixa estatura não poderiam dirigir. Fique tranquila e siga esta dica. Abraços. Instrutor Fabiano.

        Responder
    3. Maristela

      Olá Fabiano, não precisa nem dizer que você está dando uma grandiosa ajuda para quem não tem ou já possui carteira e às vezes tem vergonha de perguntar.Adorei! Sobre a pergunta acima: “Como fazer uma parada regulamentar na subida sem deixar o carro morrer”, sua resposta foi ótima…então, isso é parar na marcha, como já ouvi muito falar?

      Responder
    4. alanlo lobo

      oi tudo bem se eu estou dirigindo na 5 marcha e subo um viaduto o q devo fazer?

      Responder
    5. simone

      Não consigo dirigir sinto muito medo já tirei carteira , a fobia é tão grande que em varias situações não sei o que fazer. Gostaria de saber se para perder o medo eu tenho que ir para lugares de grandes movimentos ou continuo praticando em vias com pouco movimento.
      obrigada …

      Responder
    6. Maura

      Olá Fabiano td bem?
      Gostei muito do seu site , tenho lido suas dicas para ver se um dia consigo pegar no meu carro que está paradinho na garagem esperando que um dia eu perca o medo.
      ja fiz aulas em auto escola. já fiz aulas em escola especializada em quem ja tem carteira, ja dei treinos com meu irmão.mas nada adiantou.
      não sei estacionar tenho medo de dar ré , de fazer conversão, de mudar de faix a, enfim tenho verdadeira FOBIA de dirigir e estou pensando seriamente em entregar os pontos , vender o carro e ser eternamente usuária dos ônibus lotados e vagarosos de minha cidade.
      Um abraço e mesmo sem exitos continuarei lendo suas mensagens no site.
      Maura-Recife

      Responder
    7. geni molina

      Boa Noite

      Tenho habilitação há trinta anos,no começo dirigia pouco,só que fiquei sem carro um bom tempo…Estou com carro ,mais esta deficíl pegar no volante outra vez ,naõ sinto seguraça será que cosiguirei…
      sempre que posso vejo os vidíos …

      Um Abraço

      Responder
    8. tatiane

      Boa Noita!!
      Fui reprovada no teste prático pois deixei o carro morre duas vezes, fui sair da ladeira e não consegui, meu instrutor me disse que não é para apertar o acelerador apenas sair com o ponto da embreagem e por isso o carro morreu, o que faço ?? marquei um novo exame mas tenho receio de ser reprovada novamente.

      Responder
    9. Michelle

      Oi Fabiano!!
      Parabens pelo site..suas dicas são excelentes…
      Minha prova de direção é agora na proxima semana e eu tenho algumas dificuldades pra fazer a rampa… Você pode me passar algumas dicas?? Passo a passo??

      Obrigada
      Michelle

      Responder
    10. Naldo

      Olá Fabiano, seu site é espetacular,parabéns! olha só, tirei minha habilitação tem apenas duas semanas e estou treinando no carro do meu irmão, mas quando eu paro eu uma ladeira, não consigo sair de jeito nenhum, engato a primeira e vou soltando a embreagem devagar mas a empreagem acaba e o carro não sai do lugar e acaba morrendo.
      Tô achando isso a perte mais complicada de direção, e sinceramente já estou ficando deprimido com isso…Vc poderia me ajudar?
      Abraço.

      Responder
    11. elenice

      Fabiano, voce está de parabens!Estou na aula de direção e já fiz 20 aulas, e estou tendo dificuldades na para regulamentar.Mas com suas
      dicas e fazendo mais aulas vou conseguir.Tenho 48 anos e nunca tinha
      dirigido, não está sendo fácil, mas meu instrutor tem muita paciência
      e está me ajundando muito.Agora é só treinar.Mais uma vez parabéns
      pelo site.
      Abraços.
      Elenice

      Responder
    12. ana maria

      eu estava exelente nas aulas, no dia do exame não consegui fazero portão e mal fiz a baliza consertando, não liguei seta , bati na buzina, fiz tudo errado sinti que entrei em panico e tomei suco de maracujá, o que devo fazer preciso tirar minha carta pois é o meu desejo. minha prova foi no dia01/07/2010 preciso fazer mais aulas tenho 55anos obrigada

      Responder
    13. ana

      eu estava exelente nas aulas, no dia do exame não consegui fazero portão e mal fiz a baliza consertando, não liguei seta , bati na buzina, fiz tudo errado sinti que entrei em panico e tomei suco de maracujá, o que devo fazer preciso tirar minha carta pois é o meu desejo. minha prova foi no dia01/07/2010 preciso fazer mais aulas tenho 55anos obrigada

      Responder
    14. Luciana

      Na primeira prova de direção que fiz, reprovei porque deixei o carro apagar na rampa. Não estou tendo controle da embreagem, me apavoro e solto ela de uma vez. O que faço pra isso não acontecer mais? Tenho prova na próxima quarta-feira, e estou com muito medo, porque nas aulas está acontecendo o mesmo que no dia em que reprovei. Me ajude! Obrigada.

      Responder
    15. juliana

      Olá Fabiano achei o máximo quando encontrei esse site,está tirando muitas dúvidas minhas,pois tirei a cnh mas tenho um medo danado de dirigir,estacionamento,retorno,arrancar c/ o carro no aclive,viadutos…entre outras,quero vencer esse medo.é meu maior objetivo nesse momento,sinto vergonha de não conseguir.
      Gostaria de saber como faço p/ sair de ré de um estacionamento em declive sem deixar o carro morrer.Pois a ultima vez que peguei no carro o carro morreu,quase pegando o outro do lado,so consegui sair o freio de mão puxado.obrigada..!!

      Responder
    16. Angela Soares

      Ola Fabiano.

      Jà fiz um exame e não fui muito bem mas eu não estava bem seguura .
      Agora retornei depois de um mes parada a fazer aulas com outro estrutor
      pois com o anterior estava tendo duvidas em fazer o controle pois ele
      falava que que não precizava pizar no acelerador e todos ao meu redor
      questionava isso.
      Agora todos os dias tiro as minhas duvidas nas suas video aulas e a coloco em pratica estou muito mais segura e agora mais confiante em ter a minha carteira em minhas mãos.
      Gostaria de lhe agradecer muito pela sua ajuda e continue com este otimo trabalho.

      Responder
    17. Lucia

      Boa noite Fabiano, Descobri este site hoje estou mto feliz pois tirei várias dúvidas.To no inicio das aulas de volante,nunca tinha pegado em carro pra dirigir confesso que o medo eh grande agora quem sabe com suas dicas vai me ajudar muito. Obrigado e que continue com este trabalho ajudando mta gente.

      Responder
    18. dutra

      oi fabiano? como eta eu adorei seu sati eu tenho um pouco de medo de dirigir todos os dia eu dirigo um pouco mais sou um pouco unsugura mais tou tentando eu deixo o carro morrer mas subida . o que fazer

      Responder
    19. Sueli

      Olá Fabiano! Parabéns pela atenção que você a todos que desejam dirigir, eu também tirei carta estou com dificuldade de fazer a rampa na minha garagem, o portão é estreito então preciso fechar o retrovisor senão não subo a ladeira, só que ao subir sinto afobia,dizem que é normal no começo, espero em Deus que logo passe.
      Obrigado pelas dicas,pois, como você sabe as aulas não complemetam a prática diária.
      Abraço fique com Deus.

      Responder

    20. olá fabiano já estou drigindo a dois anos, mas depois que o carro desceu comigo em umaq ladeira o mesmo estando desligado. faz 4 meses que não drijo. gostaria de saber porque. sempre que ele estanca não consigo segura-lo. tanto em descida como subida.como freia~lo .sempre para parar eu piso na embreagem é certo. muito obrigada.

      Responder
    21. Regina

      Fabiano, estou muito feliz.Em primeiro lugar agradeço a Deus depois a todas pessoas que ele usou para me ajudar, incluindo você. Foi muito bom encontrar seu site. As dicas são ótimas. Continue a fazer este trabalho valioso.Passei hoje de primeira, apesar de um erro no percurso que valia dois pontos, a baliza foi tranquila.Vou continuar sendo sua leitora.Abraços.

      Responder
    22. marcos maria santos

      por favor tem como me falar a distancia de segurança que deve manter de veiculo pesado na subida ( veiculo onibus ) por favor mande distancia em metros

      Responder
    23. silvia

      OI FABIANO ADOREI SUAS DICAS E VOU TREINAR MAIS PORQUE HOJE FOI MINHA PROVA E FUI REPROVADA NA BALIZA NAO CONSEGUI SAIR DA BALIZA A CARRO MORREU MINHA PERNAS FICARAM MOLE PRINCIPALMENTE AS QUE ESTAVAM NA EMBREAGEM. COMO FAÇO PARA CONTROLAR ISSO?

      Responder
    24. Pamela

      Instrutor Fabiao tdb?
      Qro uma ajuda pq toda vez q vou frear sempre dou aquele arranca, ou dxo o carro morrer o q faço. Meu exame esta proximo. Obrigada bjn

      Responder
    25. Maria

      Olá! fiz meu exame hoje, não consegui passar pq. fiquei muito nervosa, o examinador me pediu p. fazer uma parada regulamentar e ai me atrapalhei toda…..o que fazer pra no próximo exame eu não ficar muito nervosa? pq. o nervosismo tira toda minha concentração, nas aulas faço tudo certinho….

      Responder
    26. lucia

      fabiano, jesus sempre manda os anjos dele, vc é um deles. que maravilha estou aprendendo com vs que ele te ilumine. muito obrigado.

      Responder
    27. Alexander

      Olá! Tenho uma dúvida, na minha cidade existem várias ruas íngremes e tenho um carro 1.0, portanto tenho dificuldade em algumas delas. Tive um problema ao subir por uma, quando ia em segunda marcha, o motor começou a falhar e baixei para a primeira, mas aí ele chegou a parar e não consegui mais fazê-lo arrancar. Tive sorte que um taxista parou e me ajudou colocando-o num local não tão íngreme. O que se faz numa situação destas?

      Responder
    28. neia

      to com problema serio nao consigo pegar o ponto da embreagem e o carro morre e esqueco de colocar na1 depois do pare

      Responder

      1. Você pode usar a mira que existe no vidro dianteiro e traseiro. Você deve mirar na base do meio fio.

        Responder
    29. Karina

      Olá… estou adorando esse site! Bom, a minha pergunta é: Em uma rampa, mas é daquelas bem empinadas mesmo, eu não consigo segurar o carro, nessa rampa tem um semáforo, e está fechado, eu paro, seguro o carro no freio e embreagem, pouco antes do sinal abrir, eu solto um pouco a embreagem e acelero, o carro morre. Porque?

      Responder
    30. Frahn

      Olá! Tento fazer essa arrancada, mas ainda não deu certo.
      Fico super preucupado com quem está atrás e fico com medo de ladeira, principalmente quando tento arrancar.

      Responder
    31. Lisandra

      Olá!
      Estou fazendo auto-escola, hoje foi a minha terceira aula e foi em ladeira. Essa sua dica é a mesma que meu marido me deu, mas lá na aula, a instrutora disse que não posso tirar o pé do freio após tirar o da embreagem, ou seja, eu tenho que tirar o pé do freio antes de tirar da embreagem! É óbvio que não consegui fazer. Queria te perguntar, no exame, tenho que fazer como ela disse ou posso fazer como vc ensinou? Obrigada!

      Responder

    32. Olá Fabiano me diz o que faço passei no exame de primeira isso faz 3 meses, mas o carro que fiz aula é um palio e tenho em casa não acredita um fiat 147, por isso morro de medo, nunca peguei, me da uma dica por favor, preciso treinar. Obrigada

      Responder
    33. joelma

      Olá Fabiano vou fazer um ano de habilitada o mês que vem estou amando todas as suas dicas parabéns e que Deus te abençoe sempre!

      Responder

    34. No exame você deve usar freio e embreagem. No dia a dia, você pode usar o freio de mão como auxílio em um morro muito forte.

      Responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>