Como fazer uma manobra de marcha ré correta?

Ola fabiano! Eu nao consigo fazer uma re certa de jeito nenhum. O que eu faço?

Valéria – Lavras / MG

Olá Valéria! Obrigado pela sua pergunta. Sua participação juntamente com os demais usuários enriquecem este blog. Vou aproveitar e mandar um grande abraço para todos da cidade de Lavras!

Sua dúvida é muito comum. Eu mesmo quando estava aprendendo a dirigir tinha um pouco de difiuldade para fazer a manobra de ré de forma correta. Mas fui treinando e aplicando as dicas do meu instrutor. Depois já instrutor, fui desenvolvendo algumas técnicas para melhorar a vida dos meus alunos em relação a isso.

Para fazer uma manobra de ré correta você deve fazê-la olhando para trás. Se fizer a manobra de ré olhando para frente no exame é reprovação na certa. Então atenção neste detalhe. Outra coisa é você achar uma referência. Qualquer coisa no vidro trazeiro pode ser. Um adesivo ou um detalhe do limpador traseiro, ou seja, qualquer coisa que sirva de guia para você. Antes de fazer a manobra, mire a referência no vidro traseiro e tente achar a quina do meio fio onde você fará a manobra. Feito isso, deixe o carro ir andando para trás e observe a referência se continua na quina do meio fio. Caso a referência entre para dentro do passeio, vire um pouco o volante para sua esquerda (lado da rua). Caso esteja afastando, vire um pouco o volante para a direita (lado do passeio). Faça isso para colocar o carro novamente em linha reta.

No começo é um pouco confuso esse negócio de virar o volante para esquerda e direita olhando para trás. Mas treine usando a dica que lhe dei pois em pouco tempo você estará melhor e mais confiante nesta manobra.

Um grande abraço!

Instrutor Fabiano

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo!

Leia estas outras matérias!

  • Como fazer marcha ré mesmo tendo baixa estatura
  • É permitido usar o retrovisor para fazer a baliza na hora do exame?
  • Como fazer uma parada corretamente?
  • Como fazer uma parada regulamentar na subida sem deixar o carro morrer
  • Tenho dificuldades para passar a marcha, principalmente em aclives. Como saber se é para diminuir ou aumentar a marcha nessa situação?
  • Como fazer uma baliza Fácil
  • Fazer conversão tem que ser de 2ª marcha?
  • Por que o carro dá um tranco ao passar para a terceira marcha?
  • Como melhorar a noção de espaço do carro para fazer manobras de ré?
  • Fazer uma conversão corretamente.
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    6 Comments

    • célia

      Reply Reply 28 de junho de 2011

      NA VERDADE NÃO É BEM UM COMENTÁRIO MAS SIM UMA DÚVIDA,FIZ A MINHA PROVA DO DETRAN NO ÚLTIMO DIA 21 E NÃO PASSEI, DEICHEI O CARRO MORRER DUAS VEZES PORQUE FIQUEI NERVOSA COM A RÉ QUE NÃO FOI O SUFICIENTE NA SAÍDA DA VAGA ATÉ CONSEGUI CONSERTAR O CARRO PORÉM ME ATRAPALHEI NO ÚLTIMO PONTO DE SAÍDA E DEICHEI O CARRO MORRER,MEU INSTRUTOR ME DISSE QUE NÃO TEM COMO DAR A DICA DE PROFUNDIDADE,DE LIMITE DE ESTAR BOM OU NÃO O QUE FAÇO MARQUEI MAIS TRES AULAS E OUTRA PROVA PARA 27/07 ESTOU INSEGURA POR MEDO REPETIR O MESMO ERRO,TEM ALGUMA SUGESTÃO PARA ME DAR?ESTOU ESPERANÇOSA QUE SIM.UM ABRAÇO

    • Jefferson

      Reply Reply 8 de julho de 2011

      Comecei minha caminhada em busca da CNH dia 01°/07/11, nunca tinha dirigido na vida, como sou daqueles que procuro aprender as coisas, ouvindo as pessoas me informar o jeito correto, meu instrutor me disse apenas uma vez como arrancar um carro e sai de boa(coisa que é um bicho de 7 cabeça pra muitas pessoas, e que hj faço com a maior facilidade), no entanto até agora não deixei o carro apagar sequer uma vez, ouço com atenção o que ele fala e to indo bem ao meu ver, claro que tudo vai depender do examinador, me dizer um sim ou um não.Minha sorte que meu instrutor é meu vizinho…..hehehehehe, e é um cara paciente, leva tanta confiança em mim, que nos 3 primeiros dias, eu já estava andando em 5º marcha, se bem que não sei se é algo normal ou não, pois minha namorada me disse que onde ela fez, nunca passou da 4º.Mas em relação a marcha a ré, eu achava que era uma coisa mas é outra totalmente diferente e bem simples que por sinal.Pra executar uma marcha a ré, tem uma regra básica, segundo meu instrutor me disse: Na marcha a ré, só se usa embreagem e freio, e só, nada mais!Jamais o acelerador, pois o carro foi desenvolvido e feito pra andar pra frente, mas como a ré as vezes é indispensável, somente com a embreagem é o suficiente pro carro andar tanto pra frente, quanto para trás.Na baliza então a primeira vez que fiz, sai muito bem, não derrubei nada, claro que devo ter estourado o tempo de 5min. que temos pra executar a manobra, mas como era a primeira me preocupei mais com os detalhes de como executar a manobra, ai fiz uma segunda vez, e depois uma terceira que meu instrutor disse que fiz em 4m51….hahahaha, se tivesse valendo eu tinha passado, ainda tinha mais 09 segundos pra queimar.Mas vai tudo da prática e de cada pessoa, uns pegam mais fácil, e outros demora um pouco.
      Abraço a todos, e não desistam!!!

    • Ronaldo

      Reply Reply 18 de julho de 2011

      Marcha ré é muito simples de ser executada, é só prestar atenção nos retrovisores laterais e o de dentro do carro. E também ter uma certa noção de espaço, a dica de usar algum ponto do carro como guia também ajuda. Quando eu fazia aulas na auto escola eu usava o trinco da porta traseira pra fazer baliza. E olha que aqui em Recife são 2 minutos pra se fazer a baliza.

    • sandra

      Reply Reply 27 de julho de 2011

      Gostaria de uma dica pra o temido controle de embreagem na subida, também sobre o controle de embreagem quando estamos dando ré!
      Fico mto confusa o carro demora para parar!
      por favor me de alguma dica.

    • Claudete Valle

      Reply Reply 1 de agosto de 2011

      Eu tirei minha CNH no ultimo dia 30, graças a Deus, primeirmente e depois meu instrutor que me fez perder o medo.Ele me ensinou que para fazer o controle de embreagem você pára o carro no morro pisando no freio e embreagem, então você vai soltando o pé da embreagem como se fosse sai , mas sem soltar o freio, quando você sentir que o carro começa a tremer como se quisesse sair você pode soltar o freio que ele não desce, ai é só acelerar.

    • Claudete Valle

      Reply Reply 1 de agosto de 2011

      O controle da embreagem dando ré, é só soltar devagarzinho a embreagem , quando o carro começar á andar você pisa no freio mantendo o pé na mesma posição no pedal da embreagem,ai fica facil, se você quiser que o carro ande é só tirar o pé do freio, se quiser que pare é só pisar mas mantendo o pé na embreagem na mesma posição, e quando for parar de vez, pisa fundo no freio e na embreagem.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field