Como Fazer Uma Baliza Perfeita e Sem Segredos - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como Fazer Uma Baliza Perfeita e Sem Segredos

Dirigir Melhor | Por: | 57 Comentários

Hoje fiquei lembrando de uma das coisas que eu tinha mais medo na hora de dirigir: FAZER UMA BALIZA!

Não há como negar que para uma pessoa que não sabe fazer uma baliza (como eu na época) estacionar é um pesadelo. Tem pessoas que até não dirigem para não passar pela situação de ter que fazer essa manobra em algum momento no trânsito.

 

Mas nesta matéria vou mostrar com muitos detalhes, inclusive visuais de como você pode fazer uma baliza perfeita e sem segredos, ok?

Qual o Tempo Necessário Para Fazer Uma Baliza Com Perfeição

É bem verdade que essa manobra parece um bicho de sete cabeças, mas posso afirmar que é algo muito tranquilo, desde que você saiba o que fazer em cada momento.

Normalmente para fazer uma manobra de baliza um motorista comum gasta em média 30 segundos. As vezes até menos.

O mais interessante é que até mesmo uma pessoa que não tenha experiência com o trânsito é capaz de fazer uma baliza rápida e com perfeição.

Manual Completo Sobre Como Fazer Baliza

Para resolver de uma vez por todas as suas dúvidas sobre baliza foi que preparei um manual completo onde você poderá consultar sempre que precisar. Veja nesse infográfico como você pode fazer essa manobra:

como fazer baliza

Tipos de Baliza Para Fazer No Trânsito

Tracei para você 5 tipos de baliza. São elas:

  1. Garagem
  2. Baliza
  3. Shopping
  4. 45 graus
  5. 90 graus

1 - Garagem

Como fazer baliza em garagem

Essa manobra de estacionamento normalmente é feita em garagens de casas, prédios, ou seja, onde nós moramos ou trabalhamos. O grande detalhe deste tipo de baliza é que temos que lidar com pouco espaço da garagem na maioria das vezes.

Muita gente fica com medo de esbarrar o carro em algum lugar, mas o segredo é você utilizar os retrovisores como referência. Se os espelhos passam sem encostar na parede ou outro lugar, todo o carro também passa sem encostar em outra coisa.

Sempre que puder, prefira estacionar o carro na garagem de ré, observando os retrovisores como referência. É a forma mais indicada para que quando for sair tenha mais segurança.

2 - Baliza

Como Fazer Baliza

É a manobra feita entre dois veículos. Talvez é a mais temida. Isso porque pensar em colocar o carro em um espaço que parece que não cabe realmente é um desafio. Mas a dica é no início estacionar onde você tenha segurança que consegue realmente colocar o carro ali. Se entender que não dá, procure outro lugar. Sempre haverá um local mais adequado para a sua confiança.

como fazer baliza parte 2

como fazer baliza parte 4

3 - Shopping

É engraçado falar desse tipo de estacionamento pois passei vergonha no início quando tinha acabado de tirar minha habilitação.

Meu pai me chamou para dirigir o carro dele. Sugeriu que fossemos para o shopping dar uma volta. Mas quando eu cheguei na entrada do shopping eu quase atropelei o funcionário que entregava os tickets de estacionamento. Foi muito engraçado, mas não aconteceu nada demais. Confesso que ficou um pouco de trauma mas que hoje já foi superado.

como fazer baliza em shopping

A dica é sempre entrar com baixa velocidade, de segunda ou até de primeira marcha. Com isso o carro fica em uma velocidade que seja capaz de ser controlado.

4 - 45 graus

Você em algum momento vai se deparar com esse tipo de estacionamento. Você estaciona o carro sempre de frente. Na minha opinião é a mais fácil de executar, por que basta você colocar o carro de frente na diagonal, sem fazer muito esforço. Mas em contrapartida, é a mais difícil de sair por que você quase não tem visibilidade, isso porque pode ter um carro ao seu lado também estacionado que tira a sua visão.

como fazer baliza 45 graus

O segredo é sempre quando for sair, saia devagar pois se vier outro carro dará tempo do motorista buzinar e também de você parar o seu carro.

5 - 90 graus

Esse tipo de baliza também é muito comum e com certeza você vai encontrar essa situação quando estiver dirigindo. Nesse caso você pode estacionar de frente ou de ré. Se você tiver espaço para entrar de frente e sair de ré depois, não haverá problemas se estacionar de frente. Agora se você tiver pouco espaço, o ideal é estacionar de ré. Com isso você conseguirá sair sem maiores problemas.

como fazer baliza 90 graus

Recapitulando

Você vai se deparar uma hora ou outra com a necessidade de estacionar o seu carro e fazer uma baliza. Com esse manual você com certeza vai superar as possíveis dificuldades no dia a dia na hora de fazer essa manobra.

  • Faça a baliza em locais em que sinta facilidade.
  • Procure outro local caso não tenha segurança de estacionar ali.
  • Use os retrovisores como referência para ter noção de espaço em garagens.
  • Aprenda como lidar com os cinco tipos de estacionamento (Garagem, baliza, shopping, 45 graus e 90 graus.

Acredito que com isso você vai arrasar nessa manobra.

Espero que esse conteúdo ajude você.

Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e também de deixar o seu comentário abaixo.

Grande abraço.

Instrutor Fabiano

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.