Como Fazer Uma Baliza Perfeita e Sem Segredos

Como Fazer Uma Baliza Perfeita e Sem Segredos

como fazer baliza | Por: | 57 Comentários

Como fazer uma baliza perfeita

Se você realmente quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, faça agora um teste especial online. [FAZER O TESTE].

Hoje fiquei lembrando de uma das coisas que eu tinha mais medo na hora de dirigir: FAZER UMA BALIZA!

Não há como negar que para uma pessoa que não sabe fazer uma baliza (como eu na época) estacionar é um pesadelo. Tem pessoas que até não dirigem para não passar pela situação de ter que fazer essa manobra em algum momento no trânsito.

 

Mas nesta matéria vou mostrar com muitos detalhes, inclusive visuais de como você pode fazer uma baliza perfeita e sem segredos, ok?

Qual o Tempo Necessário Para Fazer Uma Baliza Com Perfeição

É bem verdade que essa manobra parece um bicho de sete cabeças, mas posso afirmar que é algo muito tranquilo, desde que você saiba o que fazer em cada momento.

Normalmente para fazer uma manobra de baliza um motorista comum gasta em média 30 segundos. As vezes até menos.

O mais interessante é que até mesmo uma pessoa que não tenha experiência com o trânsito é capaz de fazer uma baliza rápida e com perfeição.

Manual Completo Sobre Como Fazer Baliza

Para resolver de uma vez por todas as suas dúvidas sobre baliza foi que preparei um manual completo onde você poderá consultar sempre que precisar. Veja nesse infográfico como você pode fazer essa manobra:

como fazer baliza

Tipos de Baliza Para Fazer No Trânsito

Tracei para você 5 tipos de baliza. São elas:

  1. Garagem
  2. Baliza
  3. Shopping
  4. 45 graus
  5. 90 graus

1 - Garagem

Como fazer baliza em garagem

Essa manobra de estacionamento normalmente é feita em garagens de casas, prédios, ou seja, onde nós moramos ou trabalhamos. O grande detalhe deste tipo de baliza é que temos que lidar com pouco espaço da garagem na maioria das vezes.

Muita gente fica com medo de esbarrar o carro em algum lugar, mas o segredo é você utilizar os retrovisores como referência. Se os espelhos passam sem encostar na parede ou outro lugar, todo o carro também passa sem encostar em outra coisa.

Sempre que puder, prefira estacionar o carro na garagem de ré, observando os retrovisores como referência. É a forma mais indicada para que quando for sair tenha mais segurança.

2 - Baliza

Como Fazer Baliza

É a manobra feita entre dois veículos. Talvez é a mais temida. Isso porque pensar em colocar o carro em um espaço que parece que não cabe realmente é um desafio. Mas a dica é no início estacionar onde você tenha segurança que consegue realmente colocar o carro ali. Se entender que não dá, procure outro lugar. Sempre haverá um local mais adequado para a sua confiança.

como fazer baliza parte 2

como fazer baliza parte 4

3 - Shopping

É engraçado falar desse tipo de estacionamento pois passei vergonha no início quando tinha acabado de tirar minha habilitação.

Meu pai me chamou para dirigir o carro dele. Sugeriu que fossemos para o shopping dar uma volta. Mas quando eu cheguei na entrada do shopping eu quase atropelei o funcionário que entregava os tickets de estacionamento. Foi muito engraçado, mas não aconteceu nada demais. Confesso que ficou um pouco de trauma mas que hoje já foi superado.

como fazer baliza em shopping

A dica é sempre entrar com baixa velocidade, de segunda ou até de primeira marcha. Com isso o carro fica em uma velocidade que seja capaz de ser controlado.

4 - 45 graus

Você em algum momento vai se deparar com esse tipo de estacionamento. Você estaciona o carro sempre de frente. Na minha opinião é a mais fácil de executar, por que basta você colocar o carro de frente na diagonal, sem fazer muito esforço. Mas em contrapartida, é a mais difícil de sair por que você quase não tem visibilidade, isso porque pode ter um carro ao seu lado também estacionado que tira a sua visão.

como fazer baliza 45 graus

O segredo é sempre quando for sair, saia devagar pois se vier outro carro dará tempo do motorista buzinar e também de você parar o seu carro.

5 - 90 graus

Esse tipo de baliza também é muito comum e com certeza você vai encontrar essa situação quando estiver dirigindo. Nesse caso você pode estacionar de frente ou de ré. Se você tiver espaço para entrar de frente e sair de ré depois, não haverá problemas se estacionar de frente. Agora se você tiver pouco espaço, o ideal é estacionar de ré. Com isso você conseguirá sair sem maiores problemas.

como fazer baliza 90 graus

Recapitulando

Você vai se deparar uma hora ou outra com a necessidade de estacionar o seu carro e fazer uma baliza. Com esse manual você com certeza vai superar as possíveis dificuldades no dia a dia na hora de fazer essa manobra.

  • Faça a baliza em locais em que sinta facilidade.
  • Procure outro local caso não tenha segurança de estacionar ali.
  • Use os retrovisores como referência para ter noção de espaço em garagens.
  • Aprenda como lidar com os cinco tipos de estacionamento (Garagem, baliza, shopping, 45 graus e 90 graus.

Acredito que com isso você vai arrasar nessa manobra.

Espero que esse conteúdo ajude você.

Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e também de deixar o seu comentário abaixo.

Grande abraço.

Instrutor Fabiano

Se você gostou desse artigo e quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, clique aqui e faça um teste especial online.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


  1. genecy alves ferreira
    9 de junho de 2015 às 12:15

    fabiano estou tentando tirar minha abilitaçao amanha e minha prova estou com dificulidade na hora de manobrar o volante pra faser a baliza na hora nao sei se viro pra esquerda ou viro pra direita mim de umas orientaçoes por favor um abraço

  2. Walkiria
    28 de maio de 2015 às 21:43

    Boa noite!
    Já tenho carta, mais tenho muito medo de dirigir.
    o que devo fazer para perder o medo?
    Me ajude, por favor.

  3. LUCIANA PEREIRA
    27 de maio de 2015 às 11:53

    Todas as suas informações estão sendo de bastante utilidade para o meu aprendizado .

  4. jaqueline oliveira
    26 de maio de 2015 às 16:28

    Olá,

    tenho a cnh a mais ou menos uns 07 anos, mas ainda não consegui sair sozinha por insegurança, mas sei dirigir a única dificuldade que tenho é em ladeiras nas subidas, qual a marcha que se deve por para subir uma ladeira e se tiver que parar no meio da ladeira??

  5. jair
    26 de maio de 2015 às 14:13

    hj vou fazer a aula teorica as 7:00 da noite minha 1° cnh categoria "b" oque será que eles irão fazer na aula? obg fabiano

  6. Sandra Rocha
    24 de maio de 2015 às 21:43

    Boa noite Fabiano,
    Agradeço pelas excelentes dicas, especialmente esta da baliza. Por muito tempo relutei em tirar a CNH. Evitava qualquer coisa que fosse relacionado a carro. Por necessidade resolvi entrar numa auto escola, fiz o exame e passei no primeiro exame. Dirijo no bairro sem problema nenhum, mas tenho pavor de trafegar na BR (minha pressão arterial chega a ficar alta). Tem alguma dica para esse tipo de problema?
    Agradeço desde já.
    Sandra Rocha

  7. Rosangela Rita Fagundes
    24 de maio de 2015 às 15:36

    Gostei muito não vou apagar , pra de vez em quando da uma conferida

  8. Maria da conceição
    24 de maio de 2015 às 14:26

    Boa tarde Fabiano suas dicas tem sido pra mim muito importante já tirei a carteira a cinco anos e confinuo com medo de dirigir obrigado pelas suas dicas

  9. Adriana
    23 de maio de 2015 às 17:47

    Dicas valiosíssimas...adorei! Parabéns!

  10. Edja Maria
    22 de maio de 2015 às 16:14

    Ok, Fabiano é ótima essa dica de estacionamento, valeu...obg

  11. Carmen Maria
    22 de maio de 2015 às 12:23

    Olá Fabiano, parabéns pela elaboração deste manual, muito rico em informações pra quem como eu está iniciando. Um manual claro e objetivo, adorei, serão de muita utilidade para mim!
    Obrigada, um abraço!

  12. vanessa
    22 de maio de 2015 às 9:54

    Ola, Fabiano
    Na verdade tenho carteira ha mais de 6 anos e ainda nao tive coragem de comprar meu carro. Fico adiando, por causa do medo que peguei depois que tirei carteira. Mas fico lendo suas dicas e confesso que ja estou com vontade de comprar. Afinal, se todos conseguem eu tambem conseguirei, nehh??!!

    • 22 de maio de 2015 às 13:07

      Olá Vanessa! Isso mesmo! Crie coragem e compre o seu carro! Abraços.

  13. Ana Elza
    22 de maio de 2015 às 7:56

    Esse material está perfeito! Vai me ajudar muito, pois fico muito nervosa só em pensar de fazê-la!
    Agora vou botar em prática até me sentir segura.

    Obrigada Fabiano por compreender e dividir suas experiências conosco.

  14. juslene
    21 de maio de 2015 às 22:50

    Assisti tuas aulas,quero o curso completo,vou fazer os exames para iniciar o processo,para minha primeira habilitaçaõ.

    Muito boa as tuas dicas, obrigada.

  15. Luciana
    21 de maio de 2015 às 16:34

    Olá Fabiano
    Adoro suas dicas!!
    Eu fiz meu exame ontem, entrei e sai da baliza perfeitamente na hora de ir pro percurso eu tinha que desviar do carro da baliza da frente, então joguei todo o volante pra esquerda na hora de ir qndo o carro começou a andar eu acelerei e ele foi muito pro lado esquerdo e perdi o controle. O que era pra eu ter feito? Me ajude! Obrigada

    • natan moreira de carvalho
      21 de maio de 2015 às 18:10

      muito bom fabiano ajuda muito . valeu meu amigo

    • 22 de maio de 2015 às 13:10

      Olá Luciana! Não desista. Olhe uma reprovação como algo positivo. Que está mais perto de ser aprovada. Você irá para o próximo exame com mais experiência. Sucesso.

      • Luciana
        26 de maio de 2015 às 13:41

        Me ajude Fabiano! Me de dicas de como fazer nessa situação! O dia da minha segunda prova está se aproximando eu queria uma luz! Obrigada!!

  16. Helena
    21 de maio de 2015 às 16:22

    Olá muito Bons seus Posts,ajuda bastante, meu problema é estacionar 90° de frente,nunca fica certinho com as linhas do chao ,sempre a traseira fica torta.

  17. Luciene
    21 de maio de 2015 às 15:15

    Olá Fabiano,
    Tirei minha carteira há três anos, mas somente agora estou enfrentando o medo de dirigir, por muitas vezes deixei de ir em lugares por saber que teria que fazer baliza, com suas dicas fáceis e bem explicadas tenho certeza que irei vencer esse medo.
    Leio tudo que você publica, estou encantada. obrigada de coração!

    • 22 de maio de 2015 às 13:12

      Oi Luciene. Fico feliz que tenha lhe ajudado. Eu é que agradeço. Grande abraço.

  18. ,Francisca Calixto Porto
    21 de maio de 2015 às 11:35

    Muito bom só estou errando na baliza estou trânsito já mais de ano estou sempre de olho em suas dicas.Obrigada pelo apoio..

  19. kaynara
    21 de maio de 2015 às 11:12

    Bom dia !
    Gosto muito das suas dicas, e com elas vou me aperfeiçoar e tirar meu medo...pois tirei minha habilitação e tenho medo de infrenta o trânsito.

  20. Maria Socorro A Pereira
    21 de maio de 2015 às 10:05

    Bom dia!!!!
    Todos os e-mail que recebo, faço questão de ler com muita atenção, e passo para as pessoas que conheço, e precisa dessas orientações, continue compartilhando conosco as suas experiencias.
    Deus te abençoe.

  21. Ana Flavia
    21 de maio de 2015 às 9:14

    Ola Fabiano, meu maior medo ainda esta em estacionar deixo de ir aos lugares por saber que tenho que estacionar, essa semana ate consegui colocar o meu carro no estacionamento, mas com ajuda. Mas sei que e so questão de pratica mesmo.

  22. Tania Argolo
    21 de maio de 2015 às 8:50

    Olá Instrutor Fabiano suas aulas foram super importantes quando eu fui tirar minha habilitação em Dezembro passado, hoje estou no trânsito sem medo sem receio mais com muita prudência, mas confesso que a baliza ainda é meu grande carma e as subidas também, o medo de ter que parar o carro no momento da subida e não conseguir sair e deixar o carro morrer, mas tenho certeza que irei superar estou sempre de olho em suas dicas e botando em prática. Obrigado pelo apoio e confiança que você nos passa. Tenho um lema comigo nunca dizer e nem deixar ninguém me dizer que não serei capaz de fazer algo.

  23. ANITA
    21 de maio de 2015 às 8:31

    Bom dia, Fabiano

    Amei suas dicas sobre baliza. Se eu tivesse te conhecido antes de tirar minha carteira de habilitação,teria certamente passado de primeira,teria evitado tanto gastos. fiz a prova 3 vezes e só passei na 3 vez. imagina ai o prejuízo que tive.kkkk .

    Parabéns por você ser uma pessoa tão prestativa, sua dedicação é ótima.

    Anita

  24. Adriana
    21 de maio de 2015 às 8:06

    Instrutor Fabiano,
    sempre vejo suas dicas, penso que vc explicou tudo,ai vc consegue nos surpreender com novas dicas, muito obrigada!

  25. Lilian
    21 de maio de 2015 às 7:35

    Parabéns pelo conteúdo, está muito bom,eu vou tentar essas manobras, pois fui reprovada no exame de direção, não consegui fazer a baliza direito. Vou tentar com essas dicas. Valeu!!!

  26. Jaci
    20 de maio de 2015 às 22:07

    Parabéns,adorei as dicas,obrigado por você ajudar muitas pessas,inclusive eu,um abraço.

  27. mariza mary santos
    20 de maio de 2015 às 21:58

    olá fabiano, adorei as dicas, eu nao sabia dessas manobras de 45 e 90 graus ja tinha visto a de 45
    ate ja estacionei em uma delas,de frente, e é ruim mesmo para sair,pois tinha carro dos dois lados, mais consegui,a baliza normal ate hj tenho medo de fazer e bater no outro carro,quanto ao estacionamento de garagem tanto de frente quanto de ré, corre o risco de atropelar um animal ou uma pessoa,so é bom na hora de sair para a via.valeu,um abraço.

  28. Maria Aparecida Moreira Thinassi
    20 de maio de 2015 às 21:19

    Instrutor Fabiano, boa noite.
    Estou fazendo exame de direção , fui reprovada 2 vezes , fico muito nervosa e acabo errando tudo. Tem alguma dica que me ajude? As orientações sobre baliza são ótimas, ajudam muito, adorei. Obrigada.

  29. Marina
    20 de maio de 2015 às 21:15

    Olá, Instrutor Fabiano! Você tem sido meu anjo da guarda! Rsrsrs!
    Faz tempo que tirei minha carteira de motorista. Confesso que até hoje não saio sem dar uma olhadinha nas suas dicas. Ainda me sinto insegura. Esse e-mail, vai me ajudar muito. Vou salá-lo.
    Grande abraço e que Deus te bençoe grandemente!!

  30. Eliane Barreto
    20 de maio de 2015 às 21:10

    Essas dicas foram útil, parabéns, obrigada.

  31. Jeane
    20 de maio de 2015 às 20:43

    Parabéns! Fabiano as suas dicas são muito valiosas.

  32. Zete
    20 de maio de 2015 às 19:51

    Eu sou Zete, já tentei tira a minha carteira 05 vezes e não deu certo. parei embora sei dirigi muito bem. Ando de carro para todos os lugares que vou, trabalho, longe de casa se não fosse o carro não conseguiria me deslocar. Gosto das suas dicas é maravilhoso que tem gente como você capaz de se doa ensinando as pessoas que tem dificuldades. Sei um dia vou enfrentar novamente a prova, mais por enquanto prefiro não me preocupar.

  33. Maria Iris
    20 de maio de 2015 às 19:15

    Amei a instrução sobare baliza

  34. ivonete
    20 de maio de 2015 às 19:05

    obrigado Fabiano silva! as suas dicas são maravilhosa. Estou superando as minhas dificuldades em baliza estou adorando dirigir...mas as baliza ainda temo!!! grande abraço.

  35. gicelia
    20 de maio de 2015 às 18:49

    boa noite professor Fabiano,muito boa as dicas graças a Deus primeiramente e depois a vc peguei minha carteira em Janeiro muito felizzzz e to dirigindo aqui em uberlandia com tudo gravadinho aqui na minha cabeça vou e volto em paz com muita segurança kkkkkkkkkk vc e o cara mesmo e esses estacionamento aqui vc ensinando ja pratiquei eles... e dar super certo obrigado e parabens pelos teus conhecimenos abraços

  36. vera
    20 de maio de 2015 às 18:47

    Fabiano,entrei na auto escola passei com 29 pontos da primeira tentativa, comecei fazer as aulas de rua mas desistir por tamanho medo.ultimamente olhando seus e-mail, ja estou conseguindo tirar o carro da frente de casa e estacionando na sombra.as pernas ainda tremem mas estou superando o medo....obrigado.

  37. paulos
    20 de maio de 2015 às 17:55

    Ótimas dicas,parabéns.

  38. Carmelita
    20 de maio de 2015 às 17:20

    Parabéns Fabiano são dicas valiosa.Abraço.

  39. ALZIRA CUSTODIO NUNES
    20 de maio de 2015 às 16:16

    AH! FABIANO FAZER BALIZA ESSE É MINHA MAIOR BRONCA ATÉ HOJE, EMBORA JA DIRIJO O MEU CARRO HÁ 2 ANOS.
    AS VEZES EU DEIXO DE SAIR COM O CARRO, PARA DETERMINADOS LUGARES, PORQUE SEI QUE LÁ VAI ME EXIGIR FAZER BALIZA.

    NÃO VOU APAGAR ESSE E-MAIL SEU POR TÃO CEDO.
    ABRAÇO ALZIRA

    • 20 de maio de 2015 às 18:02

      Olá Alzira. Tente colocar em prática esses conceitos. Grande abraço.

  40. Adelar
    20 de maio de 2015 às 15:52

    Muito bom o conteudo de sua aula parabens !

  41. Regiana C.Cavalcante
    20 de maio de 2015 às 15:41

    Adorei ,parabéns .Tudo muito útil .

    • 20 de maio de 2015 às 18:01

      Que bom que gostou Regiana. Grande abraço.

    • isabel gomes
      21 de maio de 2015 às 16:18

      adorei, a matéria muito pratica, e eficaz, graças sua dicas conseguir tirar minha carteira, ficava muito nervosa só ouvir falar no prova, mais quando comecei ler suas matérias, e comecei ver os cometários das outras pessoas me deu forcas para continuar. estou muito feliz.
      parabéns! instrutor Fabiano, você contribuiu muito pelo meu aprendizado.
      suas matérias são sensacional. essas dicas da baliza foi um arraso.

Deixe o seu comentário