VOCÊ TEM MEDO DE DIRIGIR? ASSISTA UMA AULA GRATUITA E APRENDA COMO VENCER ESSE MEDO

Preencha o formulário abaixo para baixar o livro online

Obrigado. Sou excelente motorista.

Como fazer retorno e conversão corretamente?

Como fazer retorno e conversão corretamente?

Aprender a Dirigir , Como fazer conversão | Por: | 2 Comentários

Se você realmente quer PERDER O MEDO DE DIRIGIR, recomendamos que você veja essa estratégia". [SAIBA MAIS!].

Olá Fabiano! Passei pela baliza em um tempo excelente, tudo tranquilo. Mas reprovei no percurso. Tenho muita dificuldade em fazer retorno e conversão... Será que vou conseguir tirar a carteira de habilitação?? As vezes a insegurança toma conta de mim.

Mara.

Olá Mara, tudo bem?

Obrigado pela sua dúvida enviada aqui pelo blog. Não fique desanimada! Você sabe fazer as manobras, tanto é que passou na baliza. Vou lhe dar algumas dicas para que você possa melhorar nas conversões e retorno, ok?

Bom, para realizar conversões da maneira que é cobrada no exame (que é o ideal também para o dia a dia) você precisa saber fazer uma boa viração do volante. Sempre ao virar o volante você deve passar uma mão por cima da outra. Nunca sem fazer isso pois senão você estará fazendo uma manobra que temos o costume de chamar de "tirar leite de vaca". Isso é quando o motorista vira o volante de forma incorreta. Ao virar o volante assim você não tem um domínio ideal do carro nas conversões e retorno.

Ao fazer a conversão você precisa diminuir a velocidade do carro também. Se você fizer uma conversão com velocidade alta certamente perderá o controle do carro na manobra. Você precisa diminuir a velocidade com antecedência, reduzir para a segunda e só então fazer a manobra. O mesmo tanto que você virar o volante você deve desvirar na conclusão a conversão. Lembrando que conversão é sair de uma via e entrar em outra.

[Nota:] Vai fazer a prova do Detran? Clique e veja a estratégia perfeita para passar no exame de direção!


Você deve também respeitar as regras de circulação. Se for virar para a direita, tem que chegar com o carro bem próximo do bordo direito da pista e fazer a manobra no menor espaço possível sem atingir a contra mão da outra via. Se for para a esquerda em via de mão dupla, deve chegar na divisão da pista e fazer a conversão dentro da sua mão de direção também. Se for em via de mão única você deve chegar com o carro totalmente no bordo esquerdo da pista para fazer conversão.

O retorno tem o mesmo conceito da conversão. Neste caso você irá voltar na mesma via na outra mão de direção (o chamado balão) hehehe. Neste caso você deve chegar com o carro totalmente a esquerda da via e fazer a manobra no menor espaço possível. Olha, é só seguir o mesmo conceito.

Treine bastante isso pois não é difícil.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

Se você gostou desse artigo e quer perder o medo de dirigir, clique aqui e veja uma estratégia para superar essa dificuldade

Recomendamos Para Você

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. lais guedes
    15 de maio de 2015 às 14:12

    Olá instrutor voce poderia me tirar uma dúvida sobre conversões? quando for fazer uma conversão para esquerda, quais são as situações q eu preciso mudar de faixa ou continuar na mesma faixa que eu estou .. abraço!

  2. FERNANDA LIMA
    14 de outubro de 2013 às 10:03

    TENHO HABILITAÇÃO DESDE DE 2008, MAS SOMENTE AGORA 2013,COMECEI A DIRIGIR, ADMITO QUE NÃO ESTA SENDO NADA FACIL, MAS SUAS AULAS ESTÃO ME DANDO UM DIRECIONAMENTO. TENHO MEDO DE ACELERAR DEMAIS E BATER O VEICULO, ENTÃO EU AINDA SO ANDO COM O CARRO EM SEGUNDA E TERCEIRA, E NO MAXIMO A 50KM. ME AJUDE A VENDER ESSE MEDO. EU FICO NERVOSA, MINHA PERNA COMEÇA A TREMER, MEU DEUS E UMA AGONIA, E SE TEM ALGUEM DO MEU LADO E AINDA PIOR, EU ME ATRAPALHO MAIS AINDA.

    QUERO DESDE JA AGRADECER PELA AJUDA E PELA ATENÇÃO, QUE ESTA ME PROPORCIONANDO A CADA DIA MAIS.

    OBRIGADA

Deixe o seu comentário