Como fazer retorno e conversão corretamente?

Como fazer retorno e conversão corretamente?

Aprender a Dirigir , Como fazer conversão | Por: | 2 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano! Passei pela baliza em um tempo excelente, tudo tranquilo. Mas reprovei no percurso. Tenho muita dificuldade em fazer retorno e conversão... Será que vou conseguir tirar a carteira de habilitação?? As vezes a insegurança toma conta de mim.

Mara.

Olá Mara, tudo bem?

Obrigado pela sua dúvida enviada aqui pelo blog. Não fique desanimada! Você sabe fazer as manobras, tanto é que passou na baliza. Vou lhe dar algumas dicas para que você possa melhorar nas conversões e retorno, ok?

Bom, para realizar conversões da maneira que é cobrada no exame (que é o ideal também para o dia a dia) você precisa saber fazer uma boa viração do volante. Sempre ao virar o volante você deve passar uma mão por cima da outra. Nunca sem fazer isso pois senão você estará fazendo uma manobra que temos o costume de chamar de "tirar leite de vaca". Isso é quando o motorista vira o volante de forma incorreta. Ao virar o volante assim você não tem um domínio ideal do carro nas conversões e retorno.

Ao fazer a conversão você precisa diminuir a velocidade do carro também. Se você fizer uma conversão com velocidade alta certamente perderá o controle do carro na manobra. Você precisa diminuir a velocidade com antecedência, reduzir para a segunda e só então fazer a manobra. O mesmo tanto que você virar o volante você deve desvirar na conclusão a conversão. Lembrando que conversão é sair de uma via e entrar em outra.

Você deve também respeitar as regras de circulação. Se for virar para a direita, tem que chegar com o carro bem próximo do bordo direito da pista e fazer a manobra no menor espaço possível sem atingir a contra mão da outra via. Se for para a esquerda em via de mão dupla, deve chegar na divisão da pista e fazer a conversão dentro da sua mão de direção também. Se for em via de mão única você deve chegar com o carro totalmente no bordo esquerdo da pista para fazer conversão.

O retorno tem o mesmo conceito da conversão. Neste caso você irá voltar na mesma via na outra mão de direção (o chamado balão) hehehe. Neste caso você deve chegar com o carro totalmente a esquerda da via e fazer a manobra no menor espaço possível. Olha, é só seguir o mesmo conceito.

Treine bastante isso pois não é difícil.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. lais guedes
    15 de maio de 2015 às 14:12

    Olá instrutor voce poderia me tirar uma dúvida sobre conversões? quando for fazer uma conversão para esquerda, quais são as situações q eu preciso mudar de faixa ou continuar na mesma faixa que eu estou .. abraço!

  2. FERNANDA LIMA
    14 de outubro de 2013 às 10:03

    TENHO HABILITAÇÃO DESDE DE 2008, MAS SOMENTE AGORA 2013,COMECEI A DIRIGIR, ADMITO QUE NÃO ESTA SENDO NADA FACIL, MAS SUAS AULAS ESTÃO ME DANDO UM DIRECIONAMENTO. TENHO MEDO DE ACELERAR DEMAIS E BATER O VEICULO, ENTÃO EU AINDA SO ANDO COM O CARRO EM SEGUNDA E TERCEIRA, E NO MAXIMO A 50KM. ME AJUDE A VENDER ESSE MEDO. EU FICO NERVOSA, MINHA PERNA COMEÇA A TREMER, MEU DEUS E UMA AGONIA, E SE TEM ALGUEM DO MEU LADO E AINDA PIOR, EU ME ATRAPALHO MAIS AINDA.

    QUERO DESDE JA AGRADECER PELA AJUDA E PELA ATENÇÃO, QUE ESTA ME PROPORCIONANDO A CADA DIA MAIS.

    OBRIGADA

Deixe o seu comentário