Como fazer o ponto da embreagem no meu próprio carro.

Como fazer o ponto da embreagem no meu próprio carro.

Aprender a Dirigir | Por: | 13 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

 

Olá Fabiano, peguei minha carta ppd e já estou com ela há um mês e quinze dias. Só que não consigo sair com o meu carro pois acho ele muito grande e perco um pouco a noção de espaço. Também acontece com a embreagem pois toda vez que vou sair deixo morrer e já não sei o que faço nessa situação. Fico até desanimada por pegar o carro pois me sinto muito insegura com ele. Eu tenho um astra dois ponto zero e quando fiz minhas aulas de direção fazia num celta um ponto zero e durante as aulas nunca deixei morrer e nunca perdi a noção de espaço. Será que o carro influencia ou é que não estou preparando para pegar esse carro. Me ajude por favor? Até comprei o seu kit que é maravilhoso.

Juliana - São Paulo /SP

Olá Juliana, tudo bem? Ter dificuldade de dirigir um carro logo depois de ser aprovado no exame do detran é muito comum. Então não fique de cabeça quente pois isso acontece com a maioria das pessoas, ok?

Vou tentar lhe dar algumas dicas para você acostumar mais rápido com o seu novo carro. Primeiro aceite cometer erros com o seu carro. É através do erro que aprendemos e você não pode se privar disso. Seu aprendizado será muito melhor se você não ficar se cobrando tanto quando errar. Isso faz parte do processo. Então deixe a coisas acontecer e não desanime por causa disso.

Para não deixar morrer você precisará treinar o ponto da embreagem no seu carro. Na auto escola você não errava pois dirigia no mesmo carro todo dia. Agora que você pegou um carro diferente é normal você sentir dificuldade do ponto da embreagem. Procure treinar em um local mais tranquilo e tente fazer repetidas vezes.

Depois vá para um lugar com aclive e declive e treine também ali a arrancada com o ponto da embreagem. Procure soltar a embreagem até sentir uma trepidação. Quando sentir pare o pé da embreagem na posição em que está. Pode ser que você deixe o carro morrer nesse processo mas é importante você continuar treinando até se acostumar.

Sobre a noção de espaço a dica que lhe dou é não ir além do espaço que você mesma julgar suficiente. Se você achar que o espaço é pequeno, procure outro. Se for estacionar e achar a vaga pequena, procure outra. Não tenha vergonha disse pois o pior e você tentar fazer uma manobra sem segurança e esbarrar em outro veículo. Já aconteceu comigo e o transtorno é muito desagradável. Então faça as coisas dentro da sua própria percepção.

Com o tempo você ganhará mais confiança de se arriscar mais em espaços pequenos. Enquanto isso vá treinando e não desista pois o mais difícil você já conseguiu que é a sua habilitação.

Sobre o Kit Vença o Medo de Dirigir é um material fantástico que procura ajudar exatamente nestes pontos. Que bom que você gostou.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

VOCÊ QUER PASSAR AGORA? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. milagres
    8 de julho de 2013 às 16:18

    Oi professor Fabiano suas dicas me ajudaram bastante principalmente no controle de embreagem que parece ser o bicho papão de todos que estão aprendendo dirigir..

    GRATA MILAGRES

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:20

      Olá Milagres,

      que bom que ajudou.

      Abraços.

  2. CLÓVIS
    5 de julho de 2013 às 22:27

    GOSTARIA DE REFORÇAR AS PALAVRAS DE SAMIRA. ESTOU AINDA NA 3ª AULA E AS DÚVIDAS ESTÃO SENDO TIRADAS EXATAMENTE COMO O FABIANO NOS ENSINOU. O INSTRUTOR DA AUTO-ESCOLA É BASTANTE PACIENTE.
    PEÇO QUE CONTINUE ASSIM.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:29

      Olá Clóvis,

      que bom que as dicas tem lhe ajudado.

      Abraços.

  3. Josi
    5 de julho de 2013 às 22:05

    Olá, Fabiano!
    Como tantas outras pessoas que já postaram agradecimento à voce, estou aqui com o mesmo intuito. Eu também comprei o seu material e amei as dicas, tive um instrutor muito bom na auto escola, não tenho o que reclamar dele, apenas achei que o tempo que eles tem para dar as aulas exigidas pela legislação não são suficientes para sanar todas as nossas dúvidas, mas graças a Deus temos o Instrutor FABIANO... rsrs
    Gostaria que voce me desse uma opinião: eu não consigo sair ainda com o carro, estou habilitada há mais de um ano, mas quando saio com o meu esposo fico muito nervosa, pois ele é muito crítico, por esta razão eu não aceito mais pegar o carro com ele presente, mas ele também não permite que eu saia sozinha, enfim... Tenho muita vontade de conquistar a minha liberdade e sair dirigindo sozinha e resolver tudo o que preciso, mas não tenho o meu próprio carro e agora não consigo sair com o meu marido como acompanhante. O que devo fazer? Saio com ele mesmo com todo o nervoso que fico ou espero para ter o meu próprio carro e só então treinar sozinha (embora a compra de um carro não esteja nos meus planos por enquanto)? Me ajude!!! Abraços e obrigada!

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:33

      Olá Josi,

      acho mais proveitoso você conversar com o seu marido e dizer que você está em um processo de amadurecimento do trânsito e que precisa do apoio dele.

      Isso é importante pois você precisa praticar.

      Fico feliz que o Kit Vença o Medo de Dirigir lhe ajudou.

      Abraços.

  4. Maria Cristina Rodrigues
    5 de julho de 2013 às 21:10

    Olá instrutor Fabiano
    Hoje tive exame de carro e passei na baliza mais na hora do percurso estava indo bem, mais quando parei numa rampa não consegui sair com o carro afoguei três vezes no mesmo lugar o meu problema foi com a embreagem e me desesperei na hora. Me de algumas dicas para que eu possa melhorar no próximo exame. Desde já agradeço.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:35

      Olá Maria Cristina,

      você tem que dominar o ponto da embreagem. Aqui no blog você vai encontrar muitas dicas. Tente colocar em prática estas dicas, treine bastante. E na hora do exame concentre-se nas manobras e esqueça o resto.

      Abraços.

  5. Sergio Ribeiro
    5 de julho de 2013 às 17:35

    Parabéns , instrutor Fabiano quero dizer que o seu material é muito bom.
    Já adquiri o seu Kit vença o medo de dirigir e só posso dizer muito muito bom !

    Obrigado!
    Deus abençoe.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:36

      Olá Sergio!

      Que bom que gostou do Kit Vença o Medo de Dirigir!

      Abraços.

  6. José
    5 de julho de 2013 às 14:38

    Olha eu tirei minha CNH há um ano atraz, já até chegou a definitiva. Comigo acontecia o mesmo, auto escola eu não deixava morrer era excelente, porem passe um tempo sem dirigir e quando fui pegar no carro acontecia mesmo que acontecia com a Juliana. Sempre na hora de sair o carro morria, ai é o seguinte você vai soltando a embreagem devagar você percebe que o carro vai se movimentando mesmo antes de você soltar totalmente a embreagem, Quando você ver que o carro já está andando solte mais a embreagem, outra dica é a seguinte quando você perceber que o carro vai morrer pise novamente na embreagem evitando assim que o carro morra. O Ideal mesmo é fazer o que professor Fabiano falou "Vá pra um lugar tranquilo" e pratique até vc se acostumar. Nunca esqueça vá soltando o pé devagarinho lentamente até o carro começar a andar. Astra é um carro comum, não acho um carro grande, a noção de distância você adquire com a pratica.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:37

      Olá José,

      isso mesmo! Corretíssimo.

      Abraços.

  7. Samira
    7 de janeiro de 2013 às 13:00

    Fabiano gostaria apenas de lhe parabenizar por ceder seu tempo para ajudar a tantas pessoas. Estou na minha 6ª aula na auto escola e sanei várias dúvidas apenas com as respostas aqui postadas.
    Parabéns e continue nos ajudando! Deus te abençoe!!
    Samira ES

Deixe o seu comentário