Ao dirigir, como fazer na hora de frear num cruzamento?

Ao dirigir, como fazer na hora de frear num cruzamento?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Estou na sexta aula prática de direção e ainda não me sinto segura e com muita habilidade.minha instrutora e impaciente e me chama muito atenção na frente dos outros. acho que ela me cobra demais e tem horas que penso em desistir de dirigir. Nos cruzamentos ela pede para pisar no freio de leve e depois na embreagem. Mas sempre paro antes ou depois do cruzamento. Como devo fazer? Por favor me ajude! Tenho muito medo de dirigir mas quero aprender!

Alice - São Pedra da Aldeia / RJ

Olá Alice, tudo bem? No seu relato percebo que seu problema está mais relacionado à profissional que lhe dá as aulas do que sua dificuldade propriamente dita. Se você possui um instrutor(a) que não tem paciência e lhe chama a atenção na frente dos outros certamente seu aprendizado não será proveitoso. Então a primeira orientação que lhe dou é para você conversar com sua instrutora e expor sua insatisfação. Se você não tiver liberdade para isso troque de instrutor.

Então vamos ao modo de frear o carro. Sempre quando utilizar o freio você deve pensar que este é muito sensível. Se pisar muito forte o carro terá um breque muito forte também. Então ao utilizar o freio você deve fazer com muita suavidade.

Você usa o freio do carro com duas finalidades. Você sabe qual é? O freio é usado para diminuir a velocidade ou para parar o veículo. Você pode pisar no freio sem parar e somente para diminuir a velocidade. Isso acontece em um declive por exemplo. Agora para parar o carro você precisa primeiro usar o freio para diminuir  a velocidade e só então quando o carro já está com baixa velocidade você irá de forma bem suave parar o veículo.

Percebe que para parar você precisa primeiro diminuir a velocidade? Você precisa preparar o carro para a parada. Isso serve também para a passagem de marcha e redução, mas isso fica para outra matéria.

Bom a primeira coisa que você tem que fazer é resolver a situação com sua instrutora. Depois treine a parada pensando em diminuir primeiro para só então parar. E use o pedal do freio bem suave e procure parar antes da linha de retenção no cruzamento. Se o cruzamento não tiver faixas, procure parar bem na esquina sem atingir a outra pista.

Procure colocar isso em prática.

Um abraço.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. CELIA REGINA
    30 de janeiro de 2013 às 17:51

    Olá Fabiano, sou habilitada a 5 anos mais nunca tive coragem de enfrentar o transito, sou muito nervosa e aciosa, estou até fazendo umas aulas extra na auto escola e nas aula eu ando de boa, mais meu marido fala para mim dirigir o carro de S-10 fico muito nervosa e começo fazer tudo errado, esses dias fui entrar na garagem com S10 e na hora de pisar no freio acabei acelerando e bateu no muro da divisa de casa com vizinho, depois disso ai que fico mais nervosa qdo ele manda eu andar de caminhonete, eu não sei se é pelo fato de a caminhonete ser grande e to fazendo as aula em um Uno, nem sei mais o que pensar, venho muitas colegas e dirigindo sem dificuldade que as vezes penso em até rascar minha habilitação como diz o meu marido. Tem alguma coisa haver o carro ser grande? e como fazer para nao confundir freio com acelerador?

  2. Maria de Fatima Reis Silva
    21 de dezembro de 2012 às 22:58

    Boa noite Fabiano, que Deus te abençoe você e toda sua familia, eu já estava desistindo, não queria nem olhar muitas vezes para o carro, ao mesmo tempo sentia medo, pânico, insegurança, e frustração porque eu tirei a minha habilitação com intuito de ajudar a minha mãe que é idosa
    com quase 92 anos de idade, não pode mais andar de ônibus, por isso precisei tirar a minha carteira de motorista, então foi quando descobri o
    seu blog, que vem me ajudando muito, com as suas dicas eu vou me aperfeiçoando, já levo ela ao médico na nossa cidade (Itaquaquecetuba) moro num bairro a uns três quilometros mais ou menos, e a cada dia que dirijo, me sinto que estou melhorando, OBRIGADO, boas festas.

  3. vagner
    29 de novembro de 2012 às 21:48

    Olá instrutor Fabiano estou tendo aulas e também acompanho sempre o site, com relação a pergunta da Alice também tenho dificuldades quando ela fala em parar em cruzamentos acho que a maior dificuldade dela é em parar sem deixar morrer, quando tem algum cruzamento o instrutor pede para não parar totalmente se não vier carros nós continuamos por isso o pé na embreagem, seria isso? também gostaria de saber a forma correta para parar nos cruzamentos sem parar totalmente, tem que manter o pé na embreagem, mas não afundar??Abraços e parabéns pelo trabalho.

    • Edna
      17 de setembro de 2013 às 15:54

      Por favor responda essa pergunta essa é a minha dificuldade!

  4. andreia de jesus cau
    27 de novembro de 2012 às 20:29

    Oi , boa noite . Para reduzir a velocidade , devo pisar no freio suavemente e também na embreagem , ou pisar somente no freio ? Aguardo sua resposta , pois retomarei minhas aulas de direção em janeiro .

  5. alice costa
    26 de novembro de 2012 às 18:03

    ola fabiano,boa tarde.muito obd pelas orientaçoes,com certeza vou coloca-la em pratica.este site é muito bom,conseguir tirar muitas duvidas e ate a insegurança que tinha nas aulas praticas ja estou me sentindo melhor..que deus abençoe a vc e o seu trabalho!!ja da p perceber que é um otimo profissional!!sou fa do site rs!!!todos os dias entro!!!bjs...

  6. Arlindo
    26 de novembro de 2012 às 9:52

    Gostei imenso. Da Republica de Cabo Verde_Arlindo Almeida Dias dos Santos

Deixe o seu comentário