Como fazer meia embreagem ao dirigir sem ser no carro da auto escola?

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Como fazer meia embreagem ao dirigir sem ser no carro da auto escola?

Aprender a Dirigir | Por: | 12 dez 2012 | 3 Comentários

Estou  na auto escola e já conheço os fundamentos para poder dirigir. Consigo fazer meia embreagem tranquilamente, tanto em terreno plano como em subida, mas o problema é que fui pegar o carro de casa e nele não conseguir fazer o controle da embreagem em subida. Simplesmente, o carro não dar sinal algum de trepidação, e meu padastro disse que pro carro sai tenho que soltar o freio e ir acelerando. Só que o carro sempre dar aquela recuada e como ainda não sei fazer esse procedimento quando eu conseguir tirar o carro ele saiu cantando pneu. Porque que isso acontece e porque no da auto escola quando tiro o pé do freio o carro já sobe sem problemas? Desde já grato pela atenção.

Marco - São Luiz / MA

Olá Marco, tudo bem? Essa situação acontece mesmo. Quando estamos aprendendo a dirigir em um carro sentimos muita diferença quando dirigimos outro carro. Isso se dá por causa das regulagens principalmente de embreagem que variam de um carro para outro.

Isso complica ainda mais quando o carro é mais velho. O ponto da embreagem fica mais difícil de sentir proporcionando uma arrancada mais difícil de executar.

O que você pode fazer é ir com o seu pai até um local onde tem um aclive leve. Treine neste local. Dessa forma você conseguirá sentir o ponto da embreagem e depois poderá ir ao um aclive mais forte e treinar também.

No começo o carro irá morrer mas não desista. Isso faz parte do aprendizado e você precisará treinar várias vezes até sentir segurança de executar o ponto da embreagem em qualquer lugar.

Isso pode acontecer com carros novos também. Tive esta experiência com carros novos onde o ponto da embreagem era quase imperceptível. Mas segui esta mesma linha de raciocínio acima até aprender a fazer o ponto corretamente em qualquer lugar.

A meia embreagem é uma manobra essencial para dominar a arrancada de um veículo. Para fazê-la adequadamente você precisa ir soltando a embreagem devagar até sentir uma trepidação mais forte. Quando isso ocorrer pare de soltar a embreagem e mantenha o pé no pedal da embreagem parado. Em seguida, solte o freio e acelere um pouco para fortalecer o carro. Depois disso vá soltando o restante da embreagem devagar para o carro sair com suavidade.

Esse é o processo. Siga estas instruções e você não terá dificuldade.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. carnosine eye drops
    27 de dezembro de 2012 às 3:22

    No começo o carro irá morrer mas não desista. Isso faz parte do aprendizado e você precisará treinar várias vezes até sentir segurança de executar o ponto da embreagem em qualquer lugar.

  2. DIANA
    19 de agosto de 2013 às 15:12

    GOSTARIA DE REGISTRAR QUE VC ME AJUDOU MUITO COM SUA DICAS, VC É UM ANJO PARA QUEM TEM DÚVIDAS COMO EU BEEEEIIIJJJJOOOS.

  3. carlos
    21 de maio de 2015 às 8:32

    Bom dia, estou aprendendo a dirigir, mais não consigo sair bem devagarzinho com o carro, sempre que saio ele da uma arrancada, como fazer??

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações