Como fazer a manobra de rampa (controle de embreagem) corretamente?

Como fazer a manobra de rampa (controle de embreagem) corretamente?

Aprender a Dirigir | Por: | 8 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá, meu nome é Joelma, no exame teórico passei na primeira prova. Mas na prova prática já tentei três vezes, consegui fazer o trajeto perfeito, inclusive a baliza, mas quando chega na rampa o carro não para e anda pra trás, não consigo fazer a rampa, Por favor me ajude, um abraço. Joelma, fiquem com Deus!

Joelma - Potim / SP

Olá Joelma, tudo bem? Vou lhe dar algumas dicas para você melhorar a sua manobra de rampa.

Em alguns lugares rampa quer dizer a mesma coisa de controle de embreagem. E para fazer bem esta manobra que é cobrada no exame de direção é necessário observar alguns detalhes que na verdade não é nada difícil.

Ao fazer a manobra de rampa você tem que saber em qual situação você está. É aclive (subida) ou declive (descida)? Se for aclive você deverá fazer de primeira marcha. Se for declive deverá parar o carro junto ao meio fio e colocar  a marcha ré.

No aclive você estará subindo a via quando receber o comando do examinador para fazer  a manobra. Se estiver de terceira marcha, reduza para a segunda e solte  a embreagem devagar. Antes de alinhar o carro junto ao meio fio, reduza para a primeira e solte novamente a embreagem devagar. Vá agora alinhando o carro junto ao meio fio com o carro em movimento. Quando já estiver alinhado o carro, comece a pisar levemente na embreagem até sentir que o carro está começando a parar. Quando parar pare também de pisar. Se descer, solte um pouco a embreagem.

Já no declive é mais fácil ainda. Ao parar o carro, coloque a marcha ré com o pé direito ainda no freio. Feito isso comece a soltar e embreagem até sentir uma trepidação bem de leve. Quando chegar neste ponto pare de soltar a embreagem e faça o teste soltando de leve o freio. Se o carro descer é por que você precisa soltar um pouco a embreagem. Se subir, faça o contrário, pise um pouco na embreagem para estabilizar o carro.

Vale lembrar que esta manobra exige um pouco de aceleração para manter o carro estabilizado e lhe possibilitar pisar e soltar a embreagem sem deixar o carro morrer.

Treine isso bastante em sua auto escola até sentir confiança para fazer o exame no detran.

Abraços.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. SORAIA
    9 de outubro de 2013 às 17:44

    Se eu paro o carro e depois tenho que sair como faço pra ele não descer rapidamente, pra não bater no carro de trás,como sair rápido sem deixar o carro descer???

  2. magneide
    8 de outubro de 2013 às 21:04

    Prof. gostaria que me ajudasse no sentido de estacionar o carro atravessado entre dois carros, como fazer? e não consigo passar a 4ª marcha, só ando de 3ª. O que o Sr. me aconselharia a comprar um carro com câmbio automático?
    Há 36 anos que tenho carteira e agora tenho q dirigir, meu esposo tem parkinson, me ajude por favor, já fiz aulas praticas, mais peguei pouca coisa.

    Magneide

  3. Neiane
    8 de outubro de 2013 às 9:14

    Bom dia Fábiano,
    Amei mais sera qui vou conseguir?
    Fico muito nervosa!
    Obrigada:

  4. Maria
    7 de outubro de 2013 às 18:09

    Olá, Fabiano. Eu fiz o exame e passei. Mas ainda fico insegura qdo vejo o transito engarrafado. Como devo proceder qdo o transito esta lento? Me de uma dica,venho trenando mas mesmo assim fico meio apavorada.
    Obrigada
    Maria

  5. m. jose
    28 de fevereiro de 2013 às 10:13

    GOSTEI SIM, PARABÉNS FABIANO!

  6. rose de sousa
    25 de fevereiro de 2013 às 10:48

    eu posso andar de segunda marcha em um carri 1.8 aos 40 km ?
    isso estragaria o motor do meu carro? me ajude por favo ! ainda nao tenho experiencia e deixo meu cruze morrer sempre que passo marcha. o que fazer ?

  7. Elizabeth
    15 de fevereiro de 2013 às 15:09

    Obrigada... Valeu!!!!

  8. CELIA REGINA
    15 de fevereiro de 2013 às 14:21

    Olá, meu nome é Célia, sou habilitada a 4 anos mais só agora comecei a dirigir, ganhei um carro gol automatizado e estou mto feliz mais ao mesmo tempo triste em cometer tanto erros, meu marido não quer deixar pagar para auto escola p/ habilitado me ajudar ele esta me ensinando, mais não tem paciencia pois estou errando muito e ele acha que estou persistindo sempre nos mesmo erros, ele começa a gritar e até mesmo me xingar ai eu fico muito nervosa. Mais o que mais eu erro é fazer cruzamento, rotatoria qdo estou dirigindo sempre esqueço onde tenho q parar, nas curvas e tbem nas subidas estou deixando o carro voltar estou sem controle no acelerador. me ajude

Deixe o seu comentário