Como faço para reduzir a marcha com o carro em movimento?

Como faço para reduzir a marcha com o carro em movimento?

Everton Melo – Itapipoca/CE

Olá Everton,

Em primeiro lugar um grande abraço para todos do Ceará. Fico muito feliz por ter leitores neste maravilhoso estado.

Muitas pessoas tem a dúvida de como reduzir as marchas, mas vou dar algumas dicas para que possamos entender como é este processo.

Antes de mais nada é preciso entender a função das marchas. Cada marcha corresponde a uma força que é aplicada no veículo. A velocidade e a marcha são dependentes uma da outra. Seu eu aumento a velocidade, então eu tenho que colocar uma marcha maior. Se eu diminuo, obviamente tenho que colocar uma marcha menor. E isso é feito de uma forma onde a marcha corresponde com a velocidade.

Então para reduzir uma marcha com o carro em movimento eu preciso perceber se o carro está reduzindo a velocidade, pois se eu engato uma marcha menor com o carro com uma velocidade acima do que seria usual, o veículo vai dar solavancos. Por exemplo, se estou de terceira marcha e vou fazer uma conversão, devo reduzir a velocidade do carro próximo de 20 km/h e só quando o carro estiver nesta velocidade, engato a segunda soltando a embreagem devagar. A questão da velocidade pode variar e não é algo absoluto.

Quando estiver fazendo as aulas na auto escola tente observar este conceito e você vai perceber que é muito simples de fazer, ok?

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano

Sobre Fabiano Silva

Fabiano Silva já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e dirigir com coragem no trânsito.

17 Comentários

  1. patricia

    Olá Fabiano,td bem?como faço uma curva segurando no volante,e para soltar depois que termino a curva,o que o faço????
    faço tudo certo mas,para voltar o volante,sou um horror
    me ajude por favor,não aguento as criticas do meu estrutor
    obrigada Patricia

    Responder
  2. Thiago

    Olá Fabiano aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida sobre redução de marcha em movimento.
    Por exemplo estou dirigindo a 60 Km o carro está em 4º marcha para eu reduzir para 2º marcha eu devo frear o carro devagar e aos poucos colocar uma marcha que seja compativel a velocidade. Após eu frear devagar o carro apresenta 20 Km eu posso reduzir da 4º para 2º marcha sem passar pela 3º? Ou a redução de marchas deve ser de maneira sequencial?
    Abraço Fabiano tenho só 2 meses de habilitação.

    Responder
  3. Sandro

    Fabiano, tenho uma dúvida é o seguinte: quais os pontos básicos para estacionamento entre dois carros para quem esta começando a dirigir, para que agente possa ir treinando esses pontos até acostumar, e pratica-los sem precisarmos adota-los no nosso dia a dia com o passar do tempo.

    Poderia passar tipo eu sei que no começo o motorista tem que aparelhar retrovisor com o retrovistor do carro da direita. Mas o restante ficou um pouco sem esclarecimento em um video que eu vi, gostaria que vc me dasse essas dicas que seria fundamental para mim.

    Responder
  4. valdinete

    Olá Fabiano. bom dia! eu tenho varias duvidas!em que macha devemos reduzi para passa no quebra mola.estou sentindo dificudade p/ presta atenção aos retrovissores meu condutor disse que sei responder as pergunta mais não to colocando em pratica.estou um pouco desanimada com minha falta de atenção,estou na 10° aula.

    Responder
  5. ana cristina

    adorei o site ,estou vendo q vou aprender mto com ele,deveria ter estas aulas teóricas antes das práticas seria bem mais fácil para todos,parabéns!

    Responder
  6. mara rubia

    estou tendo dificuldades ao trocar de marcha e em manter um dialago com o meu estrutor oque eu faço ja pensei em mudar de auto escola

    Responder
    1. admin

      Mara, faça uma tentativa de conversar com o seu instrutor. Se não der jeito, converse na auto escola sobre a possibilidade de troca de instrutor pois as vezes não há adaptação mesmo. Leia também as dicas do site. Se não resolver, aí sim troque de auto escola. Abraços. Instrutor Fabiano.

      Responder
  7. alexandre

    ola , gostaria de saber quando mudar de marcha tenho essa dificuldade quando colocar a 3°ra a sim por diante , como faço para fazer isso
    quando mudar de marcha nas ruas, sei q sai de 1°ra ai acerlera 2°da e a terceira quando colocar e assim por diante as vezes coloca a quarta em vez da segunada.

    Responder
  8. julio jose pereira

    olá fabiano,

    gostaria de saber,se ao reduzir a marcha posso tirar o pé imediatamente do pedal da embreagem ou devo mante-lo pressionado um pouco mais. estou perguntando isso pois outro dia estava na terceira, reduzi prá segunda para fazer uma conversão e ao retirar o pé do pedal da embreagem o carro deu um tranco e morreu, o que deve ter acontecido.

    Responder
  9. MARIA KATIA R. F. COUTINHO

    BOM DIA!!!!!!!!!!!ME AJUDE!!!!!!!!
    Estou com dificuldade em estacionar entre dois carros.Na auto escola não tive dificuldade de fazer a baliza,mas o instrutor não falou que os pontos de referência seria as lanternas e hoje já esqueci.
    Abraços….

    Responder
  10. Denisi

    Olá Fabiano!!
    Gostei muito do seu site e tenho aprendido bastante com ele. Sempre entro e aproveito as perguntas de outras pessoas para tirar minhas dúvidas.
    Parabéns!!

    Responder
  11. Micheli

    Amanhã vou dirigir pela primeira vez na BR.. tenho minha cnh á 3 meses, minha duvida é quando reduzir a marcha? se estou em 5° e surgir uma curva, ou se vou passar por um pardal que o limite é 50km/h devo reduduzir para 3° ou 2°? me ajuudem

    Responder
  12. ana lucia

    tenho muitas duvidas sobre reduzui marchas mais vc me ajuda demais obrigada

    Responder
  13. Erick

    Parabéns pelo site. fui vendo algumas dicas e tirei minha carteira esse mês de janeiro inclusiva já tô com ela kkkk’ vlw e parabéns pelo site. Uma pergunta como faço para ser instrutor de CFC ???

    Responder
  14. carlos roberto

    ola eu estou com muitas duvidas, eu não tenho muita noçao na hora de dirigir na estrada eu nao fasso a curva corretamente sempre acabo indo pro outro lado da pista, toda vez penso que o carro esta no meio da faixa mas eu coloco a cabeça pra fora ai vejo que esta na faixa certa e não entre as duas faixas da pista na reta eu nao consigo deixar o carro alinhado sempre acabo em zigue zague me da umas dicas ??? obrigado Instrutor Fabiano

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>