Como é a primeira aula de direção na auto escola?

Oi Fabiano, sou de São Paulo / SP e logo mais irei começar as aulas práticas, e gostaria muito de saber como geralmente é a primeira aula prática, estou um pouco ansiosa. Adoro seu site, e gostaria que você não excluísse os tópicos que você respondeu, pois será muito útil a mim e outras pessoas. Abraços.


Suzana.

Olá Suzana! Fico muito feliz por mais uma paulista participando do nosso espaço aqui no site. Tenho visto pessoas de todo o Brasil aqui. Isso é muito bacana e me deixa motivado para continuar.

A primeira aula é muito tranquila. Normalmente é apresentado ao aluno as principais funções do carro como pedais, marchas, alavanca de seta, painel de funções, espelhos retrovisores, como ajustar o banco, uso do cinto entre outras coisas básicas.

Eu gosto de ensinar essas coisas na primeira aula e sempre deixo uns 15 minutos finais para o aluno  dirigir um pouquinho e sentir como é dirigir um veículo.

Converse com seu instrutor e ele será bem compreensivo com você e lhe explicará cada detalhe que lhe descrevi aqui.

Espero ter lhe ajudado. Siga-me no twitter http://www.twitter.com/instrutorOnline . Divulgue para os seus amigos.

Até a próxima,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • No semáforo ponho a primeira ou ponto neutro?
  • Como ficar calmo no exame de direção.
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    23 Comments

    • maria de fatima de oliveira favero

      Reply Reply 8 de dezembro de 2009

      comecei fazer aulas de moto,e acabei desistindo, muito nervoso, ansiedade,fiz 20 aulas e ñ consegui ir para o exame, me diz por favor como devo agir oque devo fazer,conversei com meu extrutor ele me disse q estava indo bem, era so ter calma e fazer mais aulas e chegaria la no exame, vou voltar ano q vem sera q consigo, por favor me ajude, obrigada

    • Rafaela

      Reply Reply 17 de dezembro de 2009

      olá, estou na terceira aula de direção e sempre que paro num cruzamento onde tem um ‘PARE’ obrigatório, por exemplo, o carro morre. O que está acontecendo? Me ajudem por favor. Obrigada

    • Mauricio

      Reply Reply 20 de janeiro de 2010

      Olá Rafaela,

      Tomei a liberdade de tentar te ajudar. Se isso não for permitido, o moderador poderá ficar a vontade para excluir.

      Veja. Se você está deixando o carro apagar sempre que tenha que parar no cruzamento, ou está faltando a embreagem, ou você está acionando-a muito tarde. Ou seja, para parar o veículo você deve pisar no freio e também na embreagem, mas, funciona assim:

      1) Se estiver na descida ou no plano, com o veículo trafegando acima de 30 Km/h, ao avistar o cruzamento em que tenha que parar, acione em primeiro lugar o freio, pois, você estará se utilizando do freio que age nas quatro rodas, além do freio motor que é a própria marcha engatada. Caso você pise na embreagem primeiro, o que é errado (falta média no exame), o veículo ao invés de diminuir a velocidade, irá disparar, pois você estará desengatando a marcha, resultando num desgaste maior do sistema de freio, e causando uma parada com movimentos irregulares.

      2) Qual é o momento de acionar a embreagem? Bem, com o veículo em movimento de frenagem (freiando gradativamente), acione o pedal de embreagem (bem rápido) quando estiver a 20 Km/h, se estiver na 3ª marcha; 15 Km/h, se na 2ª e, a 10 Km/h, se na 1ª. Neste último caso, como o veículo está bem lento, pode-se acionar a embreagem antes do freio.

      Este procedimento evita que o carro apague ao parar.

      É importante observar que a frenagem adequada (sem dar o “soco”) é aquela em que a pressão inicial do freio é maior que a final. Ou seja, freia-se forte e alivia a pressão do pé sobre o pedal à medida que o veículo diminui a velocidade.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço,

      Mauricio.

    • Cida

      Reply Reply 5 de março de 2010

      Oi Fabiano,descobri seu site e adorei. Estou na 3ª aula de volante e tenho muito medo chego a sentir uma agonia terrível e uma angustia toma conta de mim já pensei até em desistir me ajude por favor.

    • hugo soares

      Reply Reply 21 de março de 2010

      Oi Fabiano, parabens pelo site e pelas dicas, esta dando para pegar bastante coisa, se puder colocar mais video aulas…

    • ammanda

      Reply Reply 19 de abril de 2010

      Que bom que temos esse espaço para tirar as dúvidas!

      Tenho muito medo de dirigir, e não fiz aulas ainda na auto-escola. Já dirigi algumas vezes carros pequenos e mesmo assim continuo muito insegura.
      Será que ao fazer aulas na auto-escola vai acabar o medo?

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 19 de abril de 2010

        Eu creio que sim. Com um instrutor qualificado você terá mais confiança e consequetemente vencerá a insegurança.

    • Denise

      Reply Reply 25 de maio de 2010

      Oi, Fabiano,estou fazendo aulas praticas da auto escola, o instrutor é bastante paciencioso comigo, só que não sei que esta acontecendo cada dia que passa fico mais nervosa, começo a errar, parece até carangueijo que anda pra traz.
      Faltam apenas 6 aulas para terminar e eu neste vai e vem.
      Me diga o que faço para perder o medo?
      Penso as vezes em desistir, mas como sou persistente não desisto das coisas muito facil, mas me de uma luz como faço para não ficar tensa, nervosa nas aulas.
      Desde já um forte abraço!

    • Regilane

      Reply Reply 27 de outubro de 2010

      Olá Fabiano, vi seu site e gostei muito, sou de BH, estou na 11a aula de direçãO, gostaria que você me desse uma luz, pois não estou conseguindo fazer o controle de embreagem e ás vezes acelero demais, No início da aula começo bem e depois fico nervosa e confundo tudo, a sorte que a instrutora tem muita paciência comigo.

      Obrigada,
      Regilaine

    • Leila

      Reply Reply 30 de outubro de 2010

      Parabéns Fabiano pelo site ,tenho certeza q esta ajudando muitas pessoas,fiz aulas de direção e ja fiz exame ,so q infelizmente fui reprovada ,por coisas q se tivesse conhecido seu site antes não teria errado na hora , estou fazendo mais umas aulas para o proximo exame e para mim foi a melhor coisas te descobri com seus ensinos .obrigado e q Deus te abençoe !

      Leila

    • Cris

      Reply Reply 15 de fevereiro de 2011

      Se vcs tem um instrutor(a) legal, atencioso e pacencioso é meio caminho andado, vai dar tudo certo! O meu é muito impaciente, distraído e deixa tudo muito no oba oba, tenho errado bastante por fazer as coisas sem entender direito o que to fazendo, to preocupada pois acho que vou acabar fixando tudo errado e ficando nervosa com tanto erro.
      Eu adoraria trocar de instrutor mas to enrolando e dando tempo ao tempo pra ver se melhoramos os dois,rss…

    • JOCIMARA

      Reply Reply 13 de abril de 2011

      FICO FELIZ DE SABER QUE PESSOAS COMO VCS PENSAM EM NOSSAS DIFICULDADES DE INICIANTES. ME INCENTIVOU MUITO . AGORA É QUESTÃO DE HONRA MESMO. POSSO DIZER QUE ME VALEU MAIS DO QUE CERTAS AULAS DADA SEM PACIENCIA E BOA VONTADE.
      OBRIGADA

    • bruno

      Reply Reply 20 de abril de 2011

      oi soun o bruno ja fiz 14 aulas na auto escola estou indo bem so que sera na baliza eu passo meu intrutor falou que sou bommm ja estou preparado para tudo

    • Sandra

      Reply Reply 13 de julho de 2011

      Olá Fabiano,estou muito feliz em ter descoberto seu site.Me matriculei na auto escola aqui no E.S. e começo as aulas teóricas dia 18-07.Estou super empolgada,pois há muito tempo tenho vontade de ter minha habilitação, e só agora tomei coragem.Tenho um pouco de medo de dirigir,mas estou confiante que tudo vai dar certo,ainda mais com suas dicas preciosas.Obrigada por sua dedicação!

    • OLIVIA DA COSTA OLIVEIRA

      Reply Reply 23 de julho de 2011

      ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIII ESTE SITE,ESTOU NA MINHA 5 AULA DAS 12 QUE PEGUEI E ME VEJO IGUAL A MAIORIA DO PESSOAL,COMECO BEM E DERREPENTE ESQUEÇO TUDO,CONTINUE ASSIM.BEIJOSS

    • ana maria

      Reply Reply 26 de julho de 2011

      Que bom poder contar com um site como este!As aulas da auto escola,ensinam muito pouco, é só o estritamente necessário para fazer o exame,Voce FABIANO, complementa com excelencia tudo o que o motorista deve saber, adorei encontrar este site.Muito bem explicado,claro e objetivo.Parabéns!

    • Ricardo Souza

      Reply Reply 3 de novembro de 2011

      Boa Tarde. Parabéns pelo site. Realmente está me ajudando muito e a outros futuros motoristas.
      Farei minha terceira aula no sábado dia 05/11/11. E nas duas primeiras que foram seguidas (02 horas de aula), a instrutora me ensinou tudo sobre o painel, solicitou que eu arrumasse o banco, conforme a distância dos pedais, arrumasse os retrovisores e colocasse o cinto. Depois sai com o carro com todas as dicas dela. Dirigi por uma hora e meia (mais ou menos). E foi só alegria, pois nuncaachei que dirigiria com tanta tranquilidade assim.
      Espero que todos tenham uma boa experincia na primeira aula de direção e curtam bastante.

    • Juliana

      Reply Reply 16 de novembro de 2012

      Caramba! Na primeira aula eu já tive que dirigir por mais de 40 min, passano por áreas centrais da cidade! É claro q morri de medo com os cruzamentos, esperava horas até entrar na via, rs…

    • Adriana

      Reply Reply 21 de novembro de 2012

      Instrutor Fabiano gostaria de mudar de instrutor como faço isso?como isso funciona?

    • Maria Irene Ferreira

      Reply Reply 5 de março de 2013

      Gostaria de saber, Prof.Fabiano, se é correto o instrutor da auto escola oferecer para dar aulas práticas mais baratas, no meu carro!

    • Ivone

      Reply Reply 8 de março de 2013

      Fabiano,tudo bem? Estou fazendo aulas praticas da auto escola, o instrutor é bastante paciente comigo, só que não sei que estar acontecendo, acho que fico tensa demais,cada dia que passa fico mais nervosa, começo a errar, parece até caranguejo que anda pra traz.
      Faltam apenas 2 aulas e meia para terminar minhas aula e eu neste vai e vem.
      Me diga o que faço para perder o medo? Me oriente se faço mais aulas para fica mais segura, mas me de uma luz como faço para não ficar tensa, nervosa nas aulas.
      Desde já um forte abraço!

      Ivonildes.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field