Como dominar o volante de um carro sem direção hidráulica?

Como dominar o volante de um carro sem direção hidráulica?

Aprender a Dirigir | Por: | 4 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano! Parabéns pelo site. Estou na minha 7º aula, meu instrutor diz que estou indo muito bem, porém estou com problemas com o volante. Não consigo ter habilidade em manobrá-lo com rapidez, como por exemplo em situações em que preciso fazer curvas muito fechadas ou quando tenho que fazer um retorno rápido em um espaço limitado. Sempre acabo "comendo" um pouco da outra faixa ou me enrolo toda pra desfazer o volante. O carro não é hidráulico, o que me traz mais dificuldade ainda. Meu instrutor fala que eu tenho que ser rápida em girar e desfazer o volante, mas não estou conseguindo. Por favor, me ajude!

Amanda - Guarapari / ES

Olá Amanda! Tudo bem? Dominar o volante de um carro sem direção hidráulica vai exigir um pouco mais de você mesmo. Mas vou lhe dar algumas dicas para resolver de vez este problema, ok?

Bom, com o carro de auto escola não possui direção hidráulica o volante será mais duro, bem mais difícil de executar uma conversão ou outra manobra que seja necessária. Então este veículo irá lhe pedir mais força para realizar tais manobras. Mas não é impossível apesar de um carro com direção hidráulica ser bem melhor na hora de aprender a dirigir.

Então na hora das curvas procure reduzir bem a velocidade e vire o volante gradativamente uma mão por cima da outra.  Um pouco antes de concluir a curva você já deve começar a desvirar o volante. Tudo isso tem que ser com uma velocidade reduzida e constante. Se você fizer a curva muito rápido poderá perder o controle do carro "comendo faixa" como você mesmo citou.

Peça o seu instrutor para você treinar em lugar mais tranquilo manobras de zigue zague. Você irá treinar o virar e o desvirar o volante com esse exercício. Vai ajudar muito na hora das manobras reais. Fica a dica.

Outra dificuldade que você poderá enfrentar é na hora da baliza. Com o carro sem direção hidráulica você terá mais dificuldades no virar o volante. A dica é sempre virar o volante com o carro em movimento pois se fizer com o carro parado o volante ficará muito duro.

Tente colocar em prática essas dicas mas se perceber que não está evoluindo peça a auto escola para trocar o seu carro para um que tenha direção hidráulica pois seu rendimento será muito melhor.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Bruna Maria
    14 de maio de 2015 às 22:59

    Oi Tudo bem? Estou passando aqui pelo seu site amei as dica!!! Gostaria de um Conselho seu: olha eu fiz o exame do Detran e fui reprovada comecei em um gol g6 sem direcao muito ruim pois fazia muito esforco pra virar As vezes nao conseguia desfazer o volante rapido na hora de entrar na pista e acabava comendo faixA. Agora voo remarcar o teste fui na auto escola me deram a opção de pegar um palio dos novos direção hidráulica, meu medo é não conseguir pegar os macetes de fazer a garagem nele e eu vou pegar 10 aulas, no gol ate lembro algumas coisas mais nao e muito. Queria que você me aconselhasse o melhor a fazer. Desde ja agradeco muito obrigada!!!

  2. Leanne Travis
    16 de junho de 2013 às 23:59

    Umas das partes do carro em que devemos ficar atentos é a caixa de direção hidráulica. A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados.

  3. CONSUELO
    2 de maio de 2013 às 18:53

    Oi!

    A minha dificuldade é girar o volante, pois não tenho noção de quantas volta e por isso já perdi duas vezes na prova de direção, por causa de movimento brusco e comendo faixa. Preciso melhorar, pois eles reprovam por isso, eu ainda irei treinar mais para poder pegar um transito, ainda não sou uma motorista completa. Os mais antigos fazem coisas piores e o DETRAN, não fiscaliza.

  4. Gloria Anthony
    1 de maio de 2013 às 23:20

    Quando o volante é virado, a válvula rotativa libera a passagem do fluido para um cilindro na cremalheira – que só existe nos carros com direção hidráulica.

Deixe o seu comentário