Como dirigir sem medo?

Parecer piada mais a minha maior dúvida e com relacão a direcão do carro.  Minha carta está para chegar e só me dar branco!  Saio com meu márido e ele as vezes tenta me dar um as aulas. Faço tudo errado e ele fica muito iritado pois não consigo estacionar o carro . Me ajuda pelo amor de Deus! Já pensei em desistir! As veses acho que não sou capaz. Sei que você vai me ajudar. Um abraço instrutor Fabiano!!!!!

Kaline
Jandira – São paulo


Olá Kaline, tudo bem com você?

Isso é completamente normal para quem acabou de tirar carteira de motorista. Ter a confiança necessária para dirigir
no trânsito como o nosso é preciso tempo. Você disse que seu marido as vezes lhe coloca para dirigir mas fica irritado com você.

Bom, a sugestão que lhe dou é pegar umas aulas com um instrutor de auto escola. Só que as aulas terão um foco diferente de quem ainda não tirou carteira. O instrutor lhe levará para situações corriqueiras no trânsito, coisas do dia a dia. O instrutor é a pessoa ideal e preparada para lhe ajudar a vencer este medo. Creio que umas 5 aulas sejam suficientes para que você vivêncie situações reais na direção do seu carro.

Como lhe disse, a confiança para dirigir é adquirida com o tempo e experiência. Não se sinta menosprezada! Muitas pessoas enfrenta essa situação quando se tira a carteira de motorista. Eu mesmo já passei por isso. Então não desanime pois logo você chegará ao seu objetivo.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

75 Comments

  • Cinthia

    Reply Reply 13 de abril de 2010

    Olá instrutor Fabiano, bom dia!
    Primeiro quero parabeniza-lo por sua atenção em tirar tantas duvidas em seu site, esta a fazer um otimo trabalho.

    Bom..eu tirei a carteria em outubro, mas só consigo dirigir com meu pai ou irmão ao lado, já me deram as chaves e mandaram eu ir sozinha,(apesar de não confiarem em mim) mas não vou, tenho medo de tudo, vexame na rua do tipo carro morrer , buzinarem demais, bater… tenho medo de esquecer o que aprendi por falta de prática. Me sinto pessima por isto, pois assim só pegarei pratica o dia que eu comprar meu carro, pois serei forçada a dirigir. Eu sempre quiz tirar carteira, e agora que tenho não acho justo o medo me dominar assim. Vou lendo suas dicas, acho que podem me ajudar. Obrigada!

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 13 de abril de 2010

      Isso é normal para quem está começando. Tudo o que é novo nos causa medo, mas com o tempo gente pega o geito. Não se sinta mal pois muitas pessoas passam por isso. Continue dirigindo com seus parentes até ganhar confiança, ok?

  • Érica

    Reply Reply 15 de abril de 2010

    Olá Fabiano, gostei muito do site e também gostaria muito da sua ajuda.
    Já fiz dois exames de direção, mas sempre fui reprovada porque fico muito nervosa e não consigo fazer nada. Gostaria de algumas dicas para controlar essa ansiedade, pois nas aulas faço tudo certo.
    Desde já, muito obrigada…

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 15 de abril de 2010

      Você deve focar no que deve fazer e não no que pode errar. Tem um artigo sobre isso aqui no site.
      Abraços,

  • gilmar

    Reply Reply 17 de abril de 2010

    OLA FABIANO PARABENS PELO OTMI SITE QUE VC TEM
    ESTA NOS AJUDANDO MUINTO
    JA FIS 3 AULAS E NAO ESTOU CONSEGUINDO VIRAR O CARRO
    SEMPRE QUE VIRO SAIO NA CONTRAMAO O QUE POSSO FASER PARA MELHORAR???/

  • sandra cubatão

    Reply Reply 23 de abril de 2010

    ola Fabiano seu site é uma benção um ato de amor pois hoje tudo é cobrado eu como todo mundo que ta começando tenho bastante medo mas não tem jeito so praticando mesmo né valeu sempre pelas dicas tenho dificuldade com os retrovisores esqueço de olhar as vezes abraços

  • valéria

    Reply Reply 29 de abril de 2010

    primeiro quero lhe parabenizar por vc tirar nossas duvidas, a minha é que já
    tirei minha cnh mas não consigo fazer uma ladeira ´só . o meu marido não tem paciencia comiga. o que faço?
    . eu faço tudo certo mas na ladeira não. um abraço..

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 30 de abril de 2010

      Dê uma olhada aqui no site pois tem uma matéria sobre isso. Abraços

  • wellerson

    Reply Reply 2 de maio de 2010

    Quero lhe dizer que esse site e ótimo e quero fazer uma pergunta…Para que serve a embreagem??

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 3 de maio de 2010

      A embreagem é um disco que faz a ligação da força do motor para as engrenagens que movimenta as rodas.

  • Vanda

    Reply Reply 12 de maio de 2010

    Instrutor Fabiano
    É muito legal teu site
    tenho aprendido bastante
    acabei de tirar minha habilitação ,
    tenho uma duvida …
    é verdade que se eu usar muita a embreagem ela acaba tendo defeito !!!! ( isso é o esperto do meu maridinho que vive me dizendo ) pq lógico que para o carro não morrer eu vivo usando a embreagem !!!

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 13 de maio de 2010

      Não é bem assim. Na verdade o que gasta a embreagem é o controle que temos que fazer toda hora. Se for um controle demorado, certamente irá gastar o disco da embreagem, que fica em contato com o disco do motor.

  • Susan

    Reply Reply 13 de maio de 2010

    Tb estou tirando minha primeira CNH, e consegui aqui no seu site dicas bastante interessantes, e q tem me ajudado muito…
    Da forma como vc conduz o tema é uma ótima oportunidade para um motorista aprendiz e tb aquele q busca aperfeiçoamento. Temas corriqueiros e absolutamente importantes, abordados de forma simples e extremamente clara!!

    Parabéns pela iniciativa e pelo modo competente q a conduz!
    Muito obrigada.

  • Susan

    Reply Reply 13 de maio de 2010

    Tb estou tirando minha primeira CNH, e consegui aqui no seu site dicas bastante interessantes, e q tem me ajudado muito…
    Da forma como vc conduz o tema é uma ótima oportunidade para um motorista aprendiz e tb aquele q busca aperfeiçoamento. Temas corriqueiros e absolutamente importantes, abordados de forma simples e extremamente clara!!

    Parabéns pela iniciativa e pelo modo competente q a conduz!
    Muito obrigada Fabiano.

  • Adriana

    Reply Reply 17 de maio de 2010

    fiz o meu terceiro exame sabado e bati o carro com o examinador dentro.fico tao nervosa que nao consigo fazer nada o que devo fazer?

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 18 de maio de 2010

      Quer o meu conselho? Marque outro exame e não desista! Isso foi uma fatalidade e não deveria acontecer. Quem é mais culpado dessa história é o examinador. A obrigação era dele de evitar o acidente.

      Abraços

  • Iram

    Reply Reply 18 de maio de 2010

    Oi Fabiano!
    Primeiramente gostaria de lhe agradecer por ajudar tantas pessoas, sem cobrar nada, apenas por um ato de bondade. Nós só temos a lhe agradecer.
    Eu tenho carteira de motocicleta. No entanto, só agora (aos 37 anos!!!) é que pretendo tirar a carteira para dirigir carro.
    E é isso que está quase me tirando o sono. Por incrível que pareça, apesar de ter a carteira A e já ter dirigido moto por um bom tempo, eu tenho pavor de dirigir carro!
    E se entra na minha frente um ciclista ou um cachorro, enquanto estou fazendo a aula prática de direção, eu fico completamente descontrolado, de medo de atropelá-los!! Hoje quase chorei durante a aula (vê se pode…). De fato, só não chorei de vergonha…
    Fora que às vezes o instrutor me ensina algo e, dali a cinco minutos, se ele pedir para eu repetir, eu já não me lembro mais como é que se faz…
    Fabiano, me desculpe por te usar como um “muro das lamentações” mas eu estou muito aflito com isso. Tem horas que dá vontade de desistir…
    Muito obrigado por, pelo menos, “ter me ouvido”.
    Um abraço e que Deus te ilumine!
    Iram

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 19 de maio de 2010

      Veja bem, isso acontece com a maioria das pessoas que começam a aprender a dirigir. O problema é que as pessoas não entendem que cada um tem o seu ritmo e isso tem de ser respeitado. Se respeite, e não fique com medo de atropelar alguém. O instrutor está ali para lhe ajudar, lhe ensinar, entendeu? Fique tranquilo pois só com a prática aprendemos a dirigir. Então paciencia com você mesmo, ok?

  • Ana

    Reply Reply 24 de maio de 2010

    Olá instrutor, tudo bem? Não sabia desse site, é ótimo. Esta me ajudando, estou tirando algumas dúvidas, interessante é saber a opinião das pessoas, suas dificuldades, porque a gente pensa que é apenas “eu” faço errado, não sei, não consigo, tenho medo.
    Eu tenho minha carteira, comprei meu carro, fiz aulas extras, ajudou muito, mas continuo demonstrando medo ele aparece q é maior que a coragem, rss. E consigo dirigir com alguém do lado, como minha mãe, e ela não sabe dirigir, e meu pai me deixa um pouco nervosa, não consigo sair sozinha, o que fazer?

  • vanilda

    Reply Reply 5 de junho de 2010

    Ola instrutor Fabiano,eu fiz meu 1 teste de moto e fui reprovada.Eu sei fazer tudo certinho,mas durante as aula sempre fui muito ansiosa,e agora so de pensar em fazer outro teste ja fico apavorada.Me diga o que devo fazer.Obrigada!!!!!!!!!!

  • Leandro

    Reply Reply 8 de junho de 2010

    Olá instrutor,

    Não consigo fazer de forma aguma a parada sem freio ( rampa) existe aguma técnica?
    Abçs

  • Joana Lívia

    Reply Reply 15 de junho de 2010

    Olá Fabiano,

    Acabei de descobrir esse site, minha história como motorista não é doferente dos demais.
    Pra começar ano passado atropelei uma pessoa, nada demais, graças a Deus. Culpa dele, claro. Depois do ocorrido falei q só dirigiria meu próprio carro. Comprei o bendito. Tem dois dias q o carro tá pronto na concessionária, e eu procuro todos os motivos pra ter uma desculpa de nao ir buscá-lo, pode? Tenho vergonha de pedir alguem pra ir junto.. Afff.

    Vou ver mais alguns vídeos.
    Abraços

  • Joana Lívia

    Reply Reply 15 de junho de 2010

    Detalhe q esqci de mencionar,minha CNH tem qse 10 anos.

    O legal do site é q mostra que não sou a única a ter medo de dirigir.. Seria cômico se não fosse trágico.

  • Eliana

    Reply Reply 16 de junho de 2010

    o instrutor e muito nervoso,isso e certo?
    fui fazer meu exame e ele me deu apenas uma chance pra
    realizar a balisa e me reprovou pq ele disse que não tinha ficado boa.
    ele não me deu tempo nem de respirar.

  • lia

    Reply Reply 19 de junho de 2010

    Olá,maravilha seu site.
    Estou fazendo autoescola e ando devagar demais conforme a instrutora eu nao avanço ,ela acha que tenho medo do volante.disse a ela que vou devagar porque nao tenho a minima noçao do que é dirigir e nunca antes tive contato com volante e que tenho que respeitar meu tempo para aprender,que preciso dominar aos poucos o processo para depois sair como ela quer.Fico tensa qdo nas subidas ela me diz …vai que vai morrer…etc e nao sei frear direito,no inicio eu freava legal mas depois de ser apressada passei a exigir o que nao estou preparada pra fazer de mim mesma e erro.
    Estou ruim de parada em lomba.saida de lomba,freada nos cruzamentos,parada e seguir em subidinhas.
    tenho 46 anos e quero dirigir.Me indique sites ou livros.
    Obrigado.

  • vaudiene

    Reply Reply 21 de junho de 2010

    Olá Fabiano o seu site é maravilhoso…muito interessante.vc consegue ser bem objetivo e isso facilita para nos que estamos cheios de duvidas e inseguranças.muito bom me ajudou bastante..obrigado mesmo por vc ter esse site .QUANTINUE ASSIM AJUDANDO AS PESSOAS…BJBJBSSSS

  • Mara

    Reply Reply 30 de junho de 2010

    Oi Fabiano!!!

    Bom esse negócio de direção tá me deixando muito triste, já fiz 6 horas de direção na aula prática, e cada aula ainda continuo tensa, as vezes eu sei que o instrutor não tem paciência, mas também tem que ter muito paciência. Na auto-escola que faço tem dois instrutores, eu gostei mais de um mas só o outro que me dar mais aula. Eles são irmãos e estou sem coragem de falar que só quero outro. Só sei que como foi falado antes, cada um tem seu ritmo e seiu que pra mim tem que ser devagar. Será que posso pedir aula extra em outra auto-escola? Pensei ou faço isso ou desisto. Obrigada pela atenção. Sei que não é tão difícil dirigir mas na hora é tensão pura.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 1 de julho de 2010

      Não se prenda a uma auto escola ou instrutor se você está insatisfeito. Crie corajem e fale a verdade. Vai ser melhor para você. Abraços.

  • Rique

    Reply Reply 1 de julho de 2010

    Oie Fabiano!
    Gostaria de saber quando vou pegar na dirreção fico nervoso
    Dá até tremor como posso controlar?????

  • Irene

    Reply Reply 19 de julho de 2010

    Ola Fabiano

    Ja tirei a cnh e fiz mais aula extra ja domino o carro e mesmo assim continuo com medo pois o meu grande problema é que deixo o carro morrer as vezes e isto deixa meu esposo nervoso, o que fazer para ligar o carro rapido quando eu o deixo morrer?.
    Um abraço.

  • Analete

    Reply Reply 22 de julho de 2010

    Oi Fabiano,esta é minha segunda tentativa de tirar a habilitação.
    A pimeira vez foi em 2007 deu tudo certo fiz a balisa e passei de primeira só que errei a meia embreagem subindo,pra mim foi o fim desistir de cara.Fiquei com tanta raiva que concluir a prova de qualquer jeito só pra acabar logo,tudo isso porque durante os treinos eu conseguia fazer corretamente não aceitava o erro que cometir.
    Este ano de 2010 voltei pra autoescola no mês de junho e a prova de Legislação é hoje as 13:00 estou nervosa mais acho que vou passar se DEUS quiser.
    Fabiano meu querido TENHO MUITO MÊDO DE DIRIGIR,por isso que estou enviando este comentário.O que devo fazer pra controlar esse medo?

  • Roseanas Dutra Leite

    Reply Reply 23 de julho de 2010

    Boa noite Fabiano, encontrei o seu site e achei interessante. Estou fazendo aulas de direção, e estou me sentindo muito tensa na hora da troca das marchas que acabo fazendo tudo errado, e já fiz sete aulas, o instrutur disse que seu eu não melhorar o meu nervosismo teri que fazer um tratamento psicológico. Pelo tempo de aulas isto pode ser superavel? Obrigada e aguardo a sua resposta.

  • ninha

    Reply Reply 21 de agosto de 2010

    Oi Fabiano, realizei meu exame prático esta semana e passei. Quero dizer para todos que assim como eu tiveram dificuldades, vontade de chorar, medo, ansiedade, angustia só de ver o carro da auto-escola, tenham paciência e não se cobrem tanto como eu. Pois durante as minhas aulas, faltei e perdi 3 aulas só por medo e insegurança. Fiz meu primeiro exame e fui reprovada logo no início, mas não desisti, paguei mais umas aulas e fui adquirindo confiança e minha melhora foi visível, que até minha instrutora falou que eu tinha melhorado muito. Mas percebi que conforme eu fui ficando mais calma, melhor eu me saí nas aulas, até que tive coragem e marquei outro exame. Nossa eu fiquei tão feliz, que parecia que tinha ganho na loteria. Então vc que está lendo agora, não desista nunca, se preciso procure um psicólogo, para que ele avalie este medo terrível que principalmente, nós mulheres sentimos. Persista, treine, pergunte, converse com o seu instrutor, se houver necessidade, até troque. Mas não desita, vc pode estar a um passo da vitória. Boa sorte á todos e força, coragem e determinação.

  • Waldenir

    Reply Reply 30 de agosto de 2010

    Oi Fabiano… gostei muito do teu site.
    Eu estou fazendo auto-escola, vou fazer o teste teórico e EU VOU PASSAR. Daí vou começar as aulas práticas, vou começar do zero, pois não sei nem o básico de como conduzir o automóvel. Já estou pensando no dia da prova prática, o que você me receitaria pra controlar minha ansiedade no dia do teste? Minha irmã disse que ia tomar suco de maracujá, ela também está fazendo, mas eu não acho que isso vai acalmar, ela pode dormir demais no dia, rsrs. Enfim, como manter a tranquilidade?

  • Cleby

    Reply Reply 30 de setembro de 2010

    Oi, pessoal

    Estou passando por tudo isso que vocês tão passando. Me sinto insegura, meu instrutor disse que sou muito desatenta e esquecida, que se eu continuar assim, não terei condiçoes de passar na prova prática, estou angustiada, preocupada, não sei como resolver isso.

  • Maria

    Reply Reply 4 de outubro de 2010

    Ola,
    Nossa que alivio!! Vejo que medo de dirigir é muito comum e além do medo atrapalhar pra caramba tem tb os “maridos”…que poderiam ficar quietos né…..
    Comprei recentemente uma moto..e tenho muito medo….quando saio sozinha apesar do medo e dos pequenos erros….vou bem, mas quando meu marido que as vezes me acompanha com a moto dele ta perto…ixi ai complica…ele fala que ando muito devagar e que ainda serei atropelada… (ando geralmente a 40 KM/h)….sem falar das humilhaçõezinhas que só desanimam….mas GENTE temos que lembrar que antes de qualquer comentário de terceiros…temos Deus que sempre anda com a gente….e ainda medo…as vezes torna se sinomino de prudencia!!

  • Jacilene

    Reply Reply 5 de outubro de 2010

    Olá Fabiano!Gostaria de algumas dicas para mim criar coragem e sair no meu carro sozinha,já tirei a carta e estou tendo aulas com o instrutor,estou insegura nos sinais e retorno o que faço/

  • Ana

    Reply Reply 23 de outubro de 2010

    Oi, pessoal

    Criei coragem e marquei minha prova prática e pra surpresa do instrutor eu passei, depois de ter sido desenganada por ele, sempre dizia que eu não terei condições de passar, pois eu era muito esquecida.

  • silvia

    Reply Reply 21 de novembro de 2010

    Me responda fiz exame de carro reprovei estou tão nervosa que estou com voltade de desistir .O intrustor não me ensinou bem fiz pouca baliza 4, rampa fiz 2.Como não tinha experiencia não fale nada Não queria prejudicar mas na verdade prejudicada foi eu agora estou muito nervosa ~estou quase desistindo.Obrigada

  • Josué

    Reply Reply 8 de fevereiro de 2011

    olá estrutor Fabiano estou tirando carta estou fazendo aulas de carro estou na 4° aula, nunca tinha pegado um carro para dirigir. meu instrutor fala que sou pessimo para dirigir como eu posso mudar essa situação?

  • gilberto lopes

    Reply Reply 16 de fevereiro de 2011

    ola estrutor fabiano boa tarde ,estou ja na 7 aula,ontem minhas aulas foi boas mas hj foi uma merda ,mas meu istrutor e exelente nao posso culpar ele de forma alguma ,mas minha primcipal problema e a comveçao o q fasso

  • Nezia cheles martins

    Reply Reply 6 de abril de 2011

    Oi indtrutor Fabiano,descobrir seu site ,venho todos os dias consultar estou com 40 aulas e fico muito nervosa,tensa,insegura e sempre erro e esqueco oque tenho que fazer,meu instrutor é tranquilo mas ate hoje nao consigui pegar a direcao,praticamente nao fiz nada ,nao me ensinaram a baliza nada,sera que é por causa do meu nervoso? devo desistir ?É muitas aulas para nada, Obrigada e um abraco aguardo a resposta.

  • Vanusa

    Reply Reply 13 de abril de 2011

    Olá, ontem fiz a terceira aula de direção e fui péssima, fiquei muito decepcionada comigo mesma, o instrutor me ensinou a fazer meia embrenhagem não consegui soltar o freio de mão, parecia que tava travado então ele mesmo soltou pra mim, fiquei muito nervosa .
    penso que não vou consegui, me da vonade de desistir. Peço lhe que me ajude pelo amor de Deus.
    Obrigda.
    Vanusa

    • admin

      Reply Reply 13 de abril de 2011

      Vanusa. Você precisa entender que está aprendendo. Você ainda não sabe mas com as aulas aprenderá muito. Por isso não desista! Leia as dicas do site pois vai lhe ajudar. Abraços. Instrutor Fabiano.

  • Boa noite Instrutor Fabiano, hoje fiz minha primeira aula de direção, nunca tinha conduzido uma carro na minha vida, fui extremamente péssimo, por um momento pensei o que eu estava fazendo ali e que aquilo não era pra mim. Passei na prova de moto, pois tinha moto e praticava sempre que podia. Hoje cheguei em casa muito triste e inseguro já que naquele momento da aula tudo parecia fugir do meu controle. Gostaria de saber se com o decorrer das aulas essa insegurança e o medo vai passando e se isso é normal já que eu nunca havia dirigido antes?
    desde já agradeço… abração

  • Fatima Magali de Freitas

    Reply Reply 22 de abril de 2011

    oi estou muito triste pois tenho a permiçao p dirigir so que ja bati o carro umas 4 vzs nada muito serio a nao ser o meu prejuizo e que quando esterço p a d
    ireita esqueço de voltar o volante e acabo batendo por favor me ajude tenho 48anos sou tecina de enfermagem e esse problema esta acabando comigo minha filha falou que eu nao tenho noçao de espaço por favor me ajude se puder sem muito obrigada

  • matija prieto

    Reply Reply 6 de maio de 2011

    olá fabiano quero muito tirar mimha cnh mas ñao consigo passar no psicotequinico pricipalmente naqueles quebra cabeça e tambem tenho muito medo de dirigis no centro da cidade estava na auto escola mas desisti esse é o meu maior sonho dirigir por favor me ajude

  • neziacheles martins

    Reply Reply 11 de maio de 2011

    ola instrutor fabiano seu site me acalma bem.mas me ajude .tenho 45aulas e nao fiz nada oinstrutor falou que to muito ruim so posso aprender baliza depois de saber bem ocontrole de embreagem.acho que ta me enrolando me responda por favor .nao sei nen que e freio de mao

  • Ana Gabriela

    Reply Reply 17 de maio de 2011

    Nossa lendo esse comentarios vejo que não é só eu que sou nervosa tipo assim ja fiz 4 aulas praticas, e elas variam de boas e pessimas, tem dia que vou bem e tem dia que fico nervosa,na hora de fazer a rampa nossa, freio muito forte dái complica tudo.Vixe to muito tensa o que eu faço…

  • netinha freitas

    Reply Reply 1 de junho de 2011

    nossa que site legal parabens instrutor fabiano, ainda estou nas aulas praticas mas estou nervosa em fazer o exame, alem das aulas com o instrutor gostaria que alguem me ensinasse mais ,meu marido entao so chinga, mais eu vou chegar la em nome de jesus se eu conseguir passar de primeira lhe conto ok? que deus te abencoe e parabens pelo seu site.

  • Karina

    Reply Reply 13 de julho de 2011

    Realmente o medo de dirigir é um problema que afetam muitas pessoas que acabaram de pegar a ppd e ate mesmo para aquelas que ainda nao possuem e estao em processamento. Este é o meu caso, tenho a permissão,mas tenho medo de sair por ai batendo ou atropelar alguem. Mesmo com medo tenho que pegar o carro todo dia e levar meu filho pra escola, procuro me concentrar pra nao ter que fazer besteira pois aonde eu moro as ruas sao bem estreitinhas.

  • elizandra

    Reply Reply 19 de julho de 2011

    eu sou insegura em relaçaô a direçao mim der umas dicas

  • Edineide Silva Ribeiro

    Reply Reply 2 de janeiro de 2012

    Consegui tirar carteira de motorista,porém,não tive coragem de dirigir sozinha nem acompanhada.Renovei a carteira apenas uma vez.Agora só a renovarei se perder o medo e dirigir realmente.Daí meu interesse por esta matéria no início de 2012,que enfim será meu ponto de partida,com fé em Deus.

  • Patricia

    Reply Reply 8 de fevereiro de 2012

    Boa tarde instrutor Fabiano…
    amanhã é meu exame de moto…tô mais nervosa de quando fiz o exame de carro, pois as vezes não consigo colocar o neutro na moto…como faço sem erra na frente do examinador?????

  • Marina

    Reply Reply 19 de novembro de 2012

    Olá. Dirijo há pouco mais de dois anos e me considero uma boa motorista. Já dirigi em situações muito adversas e sempre dirigi bem,pelo menos é o que me dizem os que já andaram comigo. Só que há alguns dias,bati meu carro pela primeira vez. Foi a pior sensação da minha vida,fico revivendo aquele momento. Não foi grave,ninguém se machucou,mas fico com uma raiva intensa de mim mesma,me acho burra e acho também que perdi a capacidade de guiar um carro. Estou apavorada,eu que sempre fui tão destemida no transito,agora nem cogito mais a ideia de pegar no volante novamente,tenho medo. O que voce me aconselha? estou muito triste. Obrigada.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 20 de novembro de 2012

      Marina, isso é normal. Acidente pode acontecer com qualquer um. Já aconteceu comigo. A gente fica triste e é normal, tá? Continue dirigindo normalmente que com o tempo este sentimento irá embora. Abraços.

      • Marina

        Reply Reply 13 de fevereiro de 2013

        Obrigada,instrutor fabiano! Após esse susto,acabei me obrigando a dirigir novamente,principalmente pela necessidade(minha mãe não dirige) e aqui em casa eu sempre fui a motorista ;) Hoje,percebo que meu erro foi simplesmente distração,algo que devemos evitar sempre,pois pode ser fatal! Gosto muito do seu blog,sias dicas são sempre muito úteis,mais uma vez,obrigada!

  • Andressa

    Reply Reply 21 de novembro de 2012

    Não tenho carteira e quero muito aprender adirigir, peguei umas aulas com meu pai mais ele falou que tenho que ficar 1 ano treinando, logo pensei nossa devo ser muito ruim mesmo! meu pai só me ensinou até a 3 macha. Eu quero muito aprender, mais morro de medo de ser reprovada na prova escrita.Dirigir ia me facilitar a vida, as vezes fico tão consada não por conta da faculdade ou do trabalho mais sim ter que pegar sol quente ou chuva nas costas. Eu vejo as pessoas no carro dirigindo me sinto frustrada. Eu pergunto as pessoas como é a prova cada um fala uma coisa diz que tem pegadinha e é dificil outros dizem que é facíl. Eu tenho o dinheiro que precisa para pagar mais eu fico insigura de ir lá fazer e não conseguir. O que você me aconselha… eu já estou deprimida. obrigada!

  • ROBERTA

    Reply Reply 12 de dezembro de 2012

    INSTRUTOR FABIANO,BOA NOITE JÁ TENHO CNH A MAIS DE 05 ANOS,MAS TENHO MUITO MEDO DE DIRIGIR,SOMENTE ATRES MESE COMPREI UM CARRO MAS TENHO MUITO MEDO DE BATER NO MEIO FIO E SEMPRE SAIO DA DIREITA PARA A DIREITA AUTOMATICAMENTE,O QUE POSSO FAZER PARA SUPERAR ESSE MEU MEDO E MELHORAR NA DIREÇÃO

  • ROBERTA

    Reply Reply 12 de dezembro de 2012

    INSTRUTOR FABIANO RETIFICANDO ESTOU NA DIREITA E SEMPRE VOPU PARA ESQUERDA AUTOMATICAMENTE

  • daiane lopes

    Reply Reply 17 de dezembro de 2012

    oi instrutor fabiano peguei minha cnh a umas 2 semanas tenho o carro parado na garagem e tenho medo de sair sozinha, e bater sei lá queria perder isso logo ,me ajude…..

    • Alessandro

      Reply Reply 18 de janeiro de 2013

      Quando criança caímos e levantamos várias vezes…apenas continue em frente.

  • ELIANE

    Reply Reply 29 de dezembro de 2012

    oi tudo bem?
    tirei minha habilitação sai com carro e bati agora fiquei com medo de dirigire agora?????

    • Alessandro

      Reply Reply 18 de janeiro de 2013

      Use o freio antes de bater!

  • cici

    Reply Reply 8 de janeiro de 2013

    estava a procura de ajuda para superar meu medo de dirigirir e por a caso encontrei esse blog que me ajudou muito, por isso, tomo a liberdade de também expressar meu desejo de ajuda, pois não sei mais o que fazer. Tenho habilitação a 12 anos e não consigo perder o medo de guiar, já procurei ajuda nas auto escolas direcionadas a pessoas que tem traumas, faço tudo certinho, aulas, passo por psicologos e sempre que finalizao acho que estou pronta, mais na hora de pegar o carro, ai meu deus do céu…dá calor, tremedeira…o que faço, por favor me de uma luz. obrigada

  • Liete

    Reply Reply 22 de janeiro de 2013

    Estou na 16 aula pratica e ainda não sai da 2ª marcha, sou lenta para executar os comando do instrutor, quando ele manda eu fazer fico pensando, mas eu sei fazer, meu PROBLEMA É TENSÃO SOU MUITO TENSA, faço muita força na direção, queria vencer essa tensão mas não sei como agir, não sei relaxar…SERÁ QUE SOU CAPAZ DE UM DIA DIRIGIR SOZINHA, OU MELHOR PASSAR NO TESTE DO DETRAN? É meu sonho aprender a dirigir, tenho uma filha e ela tem a vida dela e eu fico muito só com vontade de sair mas tem q ser de ônibus e o carro fica na garagem. Tenho 54 anos será que não é por causa da idade???? Que fico tensão e não consigo relaxar????? Aguardo seu retorno breve.
    Desde já agradeço.
    Um abraço.

    Um abraço.

  • laudione

    Reply Reply 27 de janeiro de 2013

    ola,fazem 5 meses que eu tirei minha carteira de motorista.
    depois para adquirir confiança fiz 10 aulas de rua com meu instrutor,so que agora aprareceu uma oportunidade para dirigir um taxi mais tenho medo por que nao conheço as ruas.
    o que eu posso fazer para nao perde essa oportunidade .

  • julia

    Reply Reply 9 de fevereiro de 2013

    Olá Fabiano
    Legal seu site.
    Por favor, me diga: pra dirigir, TENHO QUE ENXERGAR A FRENTE DO CARRO?sou baixinha, 1,45m, tenho 54 anos e estou tentando tirar a minha carteira pela primeira vez. Uso almofada mas, não consigo enxergar a frente e meu instrutor diz que é besteira e não deixa aumentar a almofada. Tá certo?
    Me responda, por favor.
    Obrigada, obrigada

  • Ivanete

    Reply Reply 10 de fevereiro de 2013

    Olá, estou com um problema na hora de dar ré, pois me confundo pra onde a traseira do carro vai ir…. tem alguma técnica pra me ajudar???

    Obrigada!!!!

  • Letícia

    Reply Reply 3 de março de 2013

    Boa Noite! Nossa já até pensei em desistir, é muita pressão. Quando fico nervosa deixo o carro morrer. Aí tenho que ouvir as gozações das pessoas. Preciso praticar muito.

  • lucia aparecida

    Reply Reply 5 de março de 2013

    alguem pode me ajudar? sou abilitada a 15 anos, tenho panico de rodovia, to buscando ajuda de psicologo,fiz quatro sessao,e nao tive resultado satisfatorio, o que devo fazer.

  • maria das graças

    Reply Reply 8 de maio de 2013

    Olá Fabiano! Assisti os vídeos e gostei muito, é o que precisava saber para adquirir coragem. Obrigada.

  • CARLOS MANCHEGO

    Reply Reply 9 de julho de 2013

    oi, eu já sei dirigir motocicleta, eu quero saber que documentos preciso para poder dirigir, brigado

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 10 de julho de 2013

      Olá Carlos,

      Você precisa da carteira nacional de habilitação (CNH).

      Abraços.

Leave A Response

* Denotes Required Field