Como dirigir com mais segurança e sem medo?

Como dirigir com mais segurança e sem medo?

Aprender a Dirigir | Por: | 15 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá! Conheci seu site em momento de desistência. Achava impossível com minha idade( 56 anos ) conquistar a carta de motorista.Você me encorajou com aulas e dicas... passei na prova e agora falta comprar meu carro e treinar para dirigir com mais segurança. Achei ótimo foi de grande utilidade. Parabéns!

Iolanda -

Olá, tudo bem com você. Hoje eu resolvi publicar um email que recebi e me deixou muito feliz por saber que o nosso trabalho tem ajudado pessoas como essa do relato acima.

Aprender a dirigir é uma necessidade de todos. Hoje é fundamental ser habilitado pois abre portas de trabalho, traz uma certa independência e vários outros benefícios.

Nessa busca da carteira de motorista muita gente acaba se esbarrando em algumas dificuldades e uma delas é não achar que  é capaz como nossa leitora acima. A verdade é que não encontraremos pessoas para nos encorajar diante dos desafios. Se tiver parentes ou amigos que lhe poem prá frente você pode se considerar uma pessoa abençoada. Na maioria das vezes vamos precisar de encarar nossos desafios sozinhos e é nessa hora que descobrimos que podemos ir muito mais além.

Uma outra coisa que pode atrapalhar o aprendizado de dirigir um carro é o nervosismo. Isso prejudica muitas pessoas pois pode provocar erros cruciais na hora do exame e comprometendo a prova. Mas então o que fazer para manter a calma na hora de aprender a dirigir e também na hora do exame.

O segredo é você se respeitar. Você tem que respeitar o seu ritmo e não se comparar com ninguém. Tem pessoas que aprendem mais rápido que outras mas isso não quer dizer muita coisa. Cada um tem o seu tempo e isso tem que respeitado. Se você não pensar assim você acumula decepção atrás de decepção e vai gerar uma ansiedade para acertar que não lhe ajudará em nada. Só vai atrapalhar. Então procure respeitar o seu tempo de aprendizado e se cometer um erro veja como algo que faz parte do processo de aprendizado.

Na hora do exame o grande segredo é conhecer bem a prova. Se você sabe como é a prova saberá quais são as melhores atitudes que deverão ser tomadas no momento. A prova é muito rápida e diante disso você tem que antecipar as situações, se colocar na frente do pensamento do examinador. Então procure prever as manobras antes mesmo de serem pedidas pelos avaliadores. Isso lhe dará um preparo maior na execução de cada manobra.

Olha, tem muita coisa que eu poderia colocar aqui mas se você aplicar só isso que falei já sentir uma diferença enorme no seu desempenho nas aulas de direção na auto escola. Fixe um propósito para que em 2013 você possa conquistar a sua habilitação e saiba que neste desafio você pode contar comigo.

Abraços.

Instrutor Fabiano.

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. luis paulo
    3 de fevereiro de 2013 às 15:19

    aee fabiano tenho 17 anos cara e já estou me preparando pra quando eu completar meus 18 anos não fazer feio na hora de tirar minha carteira de abilitação ooo por isso eu procuro saber tudin de como é que faz pra sair corretamente em uma carro como passar as macha certas e estacionar em fim procuro saber td pra que assim quando eu ir tirar minha carteira eu possa já colocar td em pradica o que eu vir nós vidiu viuu e ae o que tu acha emmm é boua idéa eu tenho certeza que é tu juntamente com a galera ae? um abraço a tds ..

  2. caty schirmer
    16 de janeiro de 2013 às 22:43

    boa noite!!fabiano
    já faz sete meses que tirei minha carteira.já assiti vários videos teus que me ajudaram muito.mas tenho problemas em subida não consigo reduziras marchas.e sempre deixo meu carro apagar nas subidas.que ica vc pode me passar muito obrigada!!!!

    caty schirmer

  3. marli
    10 de janeiro de 2013 às 20:55

    instruto fabiano,agradeço por seu blog,bem como os videos que assisto a todos consegui minha c.n.h. no segundo prócesso estou dirigindo mais ou menos bem,graças aos seu videos que para mim servem como uma apostila pra tirar duvida ,obrigada

  4. clara
    9 de janeiro de 2013 às 17:48

    fabiano boa tarde vejo todos os vidios seus;meu marido so mim colocar pra baixo ele parece que não que mim ver diregi;o que devo fazer ;ja sei o basico so falta perde o mendo .obrigado.

  5. Jane
    9 de janeiro de 2013 às 15:19

    Você e um instrutor fora do comum, penso comigo que a pessoa que teve a felicidade de fazer aulas com você foi abençoado (a).
    Graças a Deus que podemos ter suas dicas seu apoio, sim porque e muito importante te apoio e opinião e ajuda de um profissional que entende do assunto se receber criticas sem se auto-achar o maximo porque esta ensinando.
    Meu instrutor me deixava muito tensa ele, falava das falhas dos outros alunos, e isso me deixava nervosa porque eu sabia que ele poderia falar das minhas falhas a final de contas todas as pessoas que vai em uma auto escola para fazer com aulas e tirar sua carta e porque precisam aprender.
    Sei que fiquei muito nervosa mais deu certo, mais depois que tirei a carta parei mais já estou voltando e pegando as dicas do Prof. Fabiano.
    Obrigada Fabiano por tudo, pelas dicas pelas palavras, você e um ser humano que entender outro ser humano.
    Hoje em dia as pessoas acham que as outras tem que já nascer sabendo de tudo e que e vergonhoso não saber dirigir e nem aprender tudo rápido, e sabemos que a “Pressa e inimiga da perfeição”

    Att
    Jane

  6. adriana
    9 de janeiro de 2013 às 13:32

    muito bom,, como fazer ladeira

  7. Laila Cristina Mady
    9 de janeiro de 2013 às 12:45

    Muito Obrigada pelas dicas maravilhosas;
    em março eu pego a carteira definitiva e enquanto estava fazendo os testes práticos do DETRAN(4)porque eu reprovava na famosa e temida baliza,soltava rápido o pé da embreagem e o carro morria mas no teste de rua passei no primeiro;
    Graças as sua dicas hoje saio confiante e no início se recebia buzinadas continuava na minha,porque cada um tem seu tempo.

  8. Raquel
    8 de janeiro de 2013 às 19:59

    Também venho enfrentando a mesma situação. Por vezes, sinto-me incapaz de aprender a dirigir, bem como de superar a dificuldade que tem sido para mim o exame prático (já reprovei 6 vezes, todas elas por nervosismo e insegurança, que me levaram a cometer erros bobos, como não parar numa placa de PARE, em uma das vezes). Mas troquei de CFC e de instrutor, e fazendo algumas aulas com o novo instrutor já me sinto mais segura, ainda que tenha algumas questões a serem melhoradas. Ele tem tido paciência e tem me motivado a não desistir, depositando confiança e fazendo com que eu enfrente situações que me mostrem que sou capaz. Espero que consiga atingir o meu objetivo de obter a carteira em 2013,pois é uma coisa que quero muito, e principalmente poder superar esse momento difícil que tem sido para mim esse processo. Suas dicas tem me ajudado bastante também, além de me fazer ver que muitas pessoas passam pela mesma dificuldade que estou passando, mas no final conseguem! Obrigado por compartilhar conosco seus ensinamentos!

  9. Eliane Maximiano Tavares
    8 de janeiro de 2013 às 17:43

    Olá instrutor Fabiano! Muito obrigada mais uma vez pela parceria. Tirei minha habilitação há quase um ano e suas orientações estão sendo muito importante no meu dia a dia no transito. Leio todas suas dicas e sempre que entro no carro procuro colocá-las em prática.
    Achei interessante vc falar que todos cometem erros. Eu morro perto da rodovia ai passei a observar o barulho dos automóveis e constatei que isto realmente acontece.
    Quando eu ia passar na avenida principal aqui na minha cidade,sempre procurava não encontrar com onibus, agora já conseguir superar. Como vc diz,eles têm que aprender a mim respeitar no trânsito! Abraços! Muito obrigada de coração! Que Deus continue iluminando sempre seu trabalho em 2013!! Eliane Tocantins MG

  10. Francisca Francunete
    8 de janeiro de 2013 às 15:46

    Instrutor Fabiano.

    Que tudo de bom aconteça na tua vida neste ano que começou e em outros que virão.
    Quero falar um pouco do meu medo de dirigir.
    Sou habilitada há 15 anos.
    Já dirigi enquanto havia necessidades e estava em companhia de apenas uma criança. Não tinha medo nem pânico.
    Acontece que depois que comprei um fox 1.0 2010, meu marido começou a me provocar medo. Não consigo nem pegar o carro quando ele está em casa. Somente quando ele sai, consigo tirar o carro da garagem e até já paguei algumas aulas para uma equipe de psicólogos. Mas por sentir que ele endurecia a cara e me fazia ficar triste, desisti.
    Mas com suas aulas, sem o marido em casa, consigo fazer o que já expus.
    Não sei se meu medo é de dirigir ou do marido.
    Abraço grande, Fabiano. Deus te abençoe e continue firme nesta função que está ajudando ao mundo a enfrentar seus medos...

    Atenciosamente> Francinete Morais....

  11. Marta
    8 de janeiro de 2013 às 13:35

    Pôxa,isso veio ao encontro das minhas necessidades. Sou bem isso, fico comparando-me a outras pessoas que supostamente aprenderam mais rápido e então fico achando-me incapaz. No momento das balizas e paradas em subidas quase entro em pane e vc conseguiu passar nessa conversa o que eu precisava ouvir, tenho quer respeitar-me e deixar o nervosismo e coparações de lado.

    Obrigada, valeu mesmo!

    • Instrutor Fabiano
      8 de janeiro de 2013 às 13:51

      Que bom Marta. Sucesso.

  12. domingas
    8 de janeiro de 2013 às 13:10

    Oi Instrutor fabiano,obrigada por ser o nosso orientador nas dificuldades frente ao transito. eu tenho 56 anos já habilitada há um ano e meio, minha insegurança é transito pesado, curvas e aceleração.

    • Instrutor Fabiano
      8 de janeiro de 2013 às 13:53

      Domingas, não desista. Faça algumas aulas práticas que poderão lhe ajudar. Outra dica é o Kit Vença o Medo de Dirigir. Abraços.

  13. VANDERSON
    8 de janeiro de 2013 às 13:07

    BOA TARDE FABIANO JA FIZ HA SEGUNDA AULA CARA QUESTAO DE FICA ERANDO OS PEDAIS ESQUECENDO DE COLOCAR O PE NA IMBREAGEM ISSO E ERROS COMUNS DE ACOMTECER ? VC PODIA ME ORIENTRA COMO FAZER PRA FICA MAS TRANQUILO QUESTAO DOS PEDAIS !

Deixe o seu comentário