QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

Como controlar o desespero na hora do exame do Detran?

Como controlar o desespero na hora do exame do Detran?

Aprender a Dirigir | Por: | 6 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Oi Fabiano! Antes de mais nada quero que saiba que tenho tirado muitas dúvidas através do seu site! Parabéns!! Já fui reprovada duas vezes no exame de direção e tenho ficado muito triste e deprimida. Sempre sonhei em dirigir e ter a minha carteira. Sendo que no meu primeiro exame fiquei traumatizada e nervosa ao ver uma examinadora gritando com uma aluna. As pessoas que não conseguiam passar na prova vinham chorando, desesperados. E quando chegou na minha hora eu tremia muito e sentia muito medo e acabei deixando o carro morrer no momento do percurso. Na segunda vez um dia antes da prova eu chorava muito e só pensava nos examinadores. E na hora da prova esbarrei na baliza. Fiz mais de 30 aulas e meu instrutor não entende porque na hora do exame eu fico assim. Me ajuda por favor pois meu próximo exame será semana que vem e eu não quero reprovar de novo nem quero desistir de conseguir a minha tão sonhada habilitação.

Ana Paula - Engenheiro Pedreira / RJ

Olá Ana Paula! Realmente é traumática a sua descrição acima. E o problema não é só com você mas também com muitas outras pessoas que você citou e também com outras milhares espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Mas vou lhe dar algumas dicas que lhe ajudará a ter uma postura diferente no dia do exame de direção, ok?

Na sua mensagem já percebo algo que você pode mudar desde já. Sua preocupação com os examinadores realmente é um fator que atrapalha muito. Tais pessoas estão ali para somente avaliarem se o candidato está preparado ou não. Apenas isso. Infelizmente acontece de algum ou outro ser mal educado. Mas isso não pode impedir o seu sucesso.

O primeiro ponto a ser observado é que você deve focar a coisa certa. Tire o seu foco dos examinadores. Dessa forma você jamais irá conseguir. O seu foco tem de estar em realizar o que você aprendeu. Você tem de concentrar somente nisso. Ficar pensando nas possíveis reações dos examinadores irá lhe atrapalhar e tirar o seu foco do que realmente precisa da sua atenção.

Você tem que de antemão saber que no exame você terá algumas manobras para realizar. Conversões, manobra de ré, controles de embreagem, observação de retrovisores, baliza, etc. Sua atenção tem de estar nestes itens. Procure fragmentar o exame e separá-lo por partes. Cada momento do exame você precisará agir de um jeito. Então você deve se concentrar para realizar o que tem de ser feito em cada momento em questão. Se for um controle, sua atenção tem de ser  em realizar todos os procedimentos para tal manobra. E assim por diante.

Uma outra dica é que muitos examinadores tem uma atitude mais dura somente para testar a habilidade emocional do candidato. Isso serve para saber se o mesmo terá também condições emocionais de encarar um trânsito de verdade cheio de gente nervosa e tensa. O que você precisa fazer é ignorar toda rispidez ou truculência dos examinadores, caso os mesmos tenha esta atitude. Não são todos, mas se você se deparar com um examinador mais duro, procure ignorá-lo e se concentre no que você tem que fazer no exame.

Outra coisa também é você antecipar o que pode ser lhe pedido. Se você estiver em uma subida por exemplo certamente o examinador lhe pedirá uma manobra de controle. Percebe? Se você tiver esta postura saíra em vantagem pois já estava com um pré disposição para fazer a manobra e a chance de acertar aumenta muito.

Lembre que o exame é rápido então não perca o seu foco durante sua prova.

Siga estas dicas e tenho certeza que será bem sucedida.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Vera Renz
    16 de dezembro de 2012 às 15:48

    Bom dia,instrutor Fabiano.Agradeço primeiro a Deus que me induziu a encontrar o seu site e as insformações que foram mandadas antes da compra do"BOOK".É elogiável ajudar quem precisa atravéz das orientações,sem saber se vai receber algo.
    Já fiz novamente o exame teórico para o próximo ano.Passei na primeira,acho difícil o exame prático.Enquanto o marido não reclamar dos gastos continuarei firme na luta para conseguir a CNH.

    Obs:Gostaria muito da sua compreensão em não usar meu nome nos meus
    depoimentos e sim um nome fictício como Verônica.Com antecedencia já lhe agradeço.

  2. Vera Renz
    10 de dezembro de 2012 às 14:22

    Fabiano adorei o seu site, e seus depoimentos me ajudaram muito.tenho 60 anos e agora resolvi aprender a dirigir,fiz muitas aulas práticas e o professor disse que já sei dirigir bem ,mas fica decepcionado,porque já fui reprovada 9 vezes.Sinto vergonha até de entrar na auto escola.Estou precisando de ajuda para controlar minha ansiedade na hora da prova,Os dois últimos depoimentos foram maravilhosos para mim ,pois assim vejo que o problema não é só comigo. Por isso gostaria do kit"Vença o Medo de Dirigir". Espero ansiosamente sua ajuda.Vera.

  3. Silvia
    2 de dezembro de 2012 às 17:51

    Fabiano, adorei seu site, confesso que ao ler tantos depoimentos fiquei mais aliviada,(não sou a única a me sentir um lixo depois de ser reprovada num teste de direção), é isso mesmo, me senti uma ridícula, idiota e morri de vergonha!
    Bom, para começar, criei coragem só agora de tirar minha habilitação (43 anos),mas até que aprendi direitinho, saio direito, consigo engatar até a 3ª marcha (que progresso rsrs), me saio bem no percurso, a balisa, depois de algumas tentativas até que fiz direitinho, na véspera do exame fiz duas balisas perfeitas, então pensei: Beleza.Na hora vou fazer direitinho! "Véi", na boa, pensa num mico! Não, num kingkong! Ou...acelerei demais, não consegui engatar a ré, foi um fiasco! Parecia que eu nunca tinha dirigido na vida! Parecia que o carro não obedecia aos meus comandos! O examinador até tentou me dar uma chance, mas eu não conseguia dar uma dentro!
    Até que meu instrutor mandou eu desligar o carro, foi horrível! Tive vontade de sumir dali, virar um mosquito e desaparecer! Senti raiva de mim mesma, fiquei triste, frustrada, decepcionada...um lixo, ainda tive que falar para o meu marido, para os meus filhos, que eu tinha sido reprovada, eles tentam me animar, mas...
    O duro é que eu preciso dirigir, pois trabalho a 10 km da minha cidade, não dá pra ficar dependendo dos outros né!? Até trocamos nosso carro por um novinho, lindo! Olho pro carro, morro de vontade dirigir, mas acho que não vou conseguir! Preciso remarcar meu exame, mas t^o muito insegura e morrendo de vergonha do meu instrutor e de todo mundo! O que eu faço? Será que ainda tenho salvação,digo, será que ainda vou conseguir tirar minha tão sonhada carteira? Detalhe minhas amigas todas dirigem, só eu que não, triste demais!!

    • anna
      29 de dezembro de 2012 às 22:35

      Oi silvia....
      assim como vc eu tb fiz meu exame de direção é não passei. Eu tive uma noite péssima e isso contribuiu 150% da minha falta de descanso..pra vc ter uma ideia briguei com meu ex marido que ñ queria ficar com minha filha na noite anterior pq eu teria prova as 6:00 e de lá eu ia trabalhar....pensa em como chorei ate as 2 da mnah? acordando as 5:00...mas o que mais contribuiu pra minha reprovação foi o fato de ter 2 mulheres horrives....uma a de trás entrou no carro e ficou com cara de raiva...eu era o ultimo carro e elas tavam louca pra ir embora eu acho. A da frente veio pisando forte sabe? com uma auto estima lá em cima e isso me intimidou? ela não parava de falar alto e dizer pra eu "desenvolver o maldito carro"....que ódio...eu me embananava, coisa q nunca fiz nas aulas fiz na prova...foi muito chato...ela me mandou sair do carro no fim ...assim como vc so decidi tirar a CNH agora devido ao meu ex que era um inferno na minha vid...preciso provar que posso...vou fz agora dia 19 de janeiro...minha filha tem 3 anos e como eu queria poder dar de presente um carro pra ela....pq é dificil demais andar com criança dentro de onibus só eu sei....bjs boa sorte pra ti.....bom 2013!!

  4. woshintom
    30 de novembro de 2012 às 21:38

    como vai td bem? minha divida é a seguinte quando o carro estiver parado no sinal por exemplo eu devo botar em ponto N ou ja em primeira marcha pisando na embreagem, e quando o carro estiver estacionado deixo em primeira marcha ou em ponto N e com o freio de mão!!!
    parabens pelo site!!! abraço

  5. Marina Fernandes
    28 de novembro de 2012 às 14:59

    Ola Ana Paula me chamo marina e gostaria que soubesse que tbém passei por isso ontem foi meu segundo exame e olha a minha auto escola foi a ultima,então vi muitas coisas que me deixaram nervosa,mas olha na minha hora claro não deu pra me controlar muito,fiquei nervosa mas fui fazendo tudo com muita calma se é que me entende falava comigo msm dizia pra mim vc consegue e ia me lembrando das aulas com meu instrutor e as coisas foram saindo,fiz baliza e o carro caiu certo,fui pro percusso repetindo pra mim falca pouco,ia me policiando,não esquece da seta,ta chegando a hora da rampa ele vai pedir então ia me preparando como o instrutor fala na hora me lembrei dele acredita??era como se ele me disesse vai ta conseguindo as pernas ta tremendo pisa com mais segurança não deixa isso te atrapalhar rsrsr agora dou risada + foi +ou- isso deixei o carro morre antes da rampa pronto tremi + um pouco né e agora,clamei Deus to terminando respirei fundo comecei tudo denovo,me concentrei não sei como pois não podia errar mais,fiz rampa é agora continuei o percursso atenta as setas e foi, acabei menina PASSEI dai é que minhas pernas tremeram de vez mas não me importava tinha acabado, claro tinha tres examinadores pela graça de Deus e as orações cai com um bem legal e justo não me deixou tão nervosa então te digo no próximo exame reze,treine mais um pouco e msm com o nervoso se concentre e confie em vc,fale com vc mesma em pensamento tenta esquece que o cara ta do seu lado,sei é dificil mas naõ tem outra forma,não controla o nervoso como eu encara ele e vai assim msm eu consegui vc tbém consegui é menina sabia que seria difícil mais ó isso mexe com o emocional da gente né coisa de louco e tem examinador que é só pela misericórdia ontem tavam reprovando tudo ninguém passava da baliza pra ser sincera eu achava que ontem não ia dar eu iria reprovar os cara era mauuuuuuuuu,+ Deus é mais e outro detalhe só pra discontrair quase na minha hora ganhei um presente tava eu embaixo da arvore porque o sol tava de raxar e só esculto o barulho bem na minha cabeça "a pombo se for um sinal pra me dar sorte valeu nem reclamei kkkk" vou terminar boa sorte no próximo exame e acredite em vc♥♥♥.APROVEITO AQUI PRA TE AGRADECER INSTRUTOR FABIANO SUA
    S PALAVRAS ME AJUDOU MUITO NA HORA DO MEU EXAME E SEUS ENSINAMENTOS TBÉM VALEU UM FORTE ABRAÇO E CONTINUE COM ESSE TRABALHO MARAVILHOSO...

Deixe o seu comentário