Como controlar melhor a embreagem e evitar solavancos em aclive?

Olá, gostaria da sua ajuda, tenho visto aqui alguns comentários e vi alguns vídeos pela internet seus, e decidi tentar…
Eu comecei agora a dirigir na escola de condução após ter passado no exame de código, e estou perante algumas dificuldades…
As minhas primeiras dificuldades com que logo me confrontei foram as da embraiagem, onde o instrutor me pede para eu travar e carregar a fundo na embraiagem e depois largar devagar até sentir o ponto e largar o travão para o carro andar. A  minha dúvida é, como fazer isto mesmo correctamente sem o carro me “fugir/dar aqueles solavancos”? Eu já tenho estado melhor nisso mas quando me engano o instrutor fica mesmo stressado e eu fico logo nervoso…
A minha outra pergunta é, como posso saber que estou a colocar direito as mudanças? Também estou com dificuldades nisso porque ou ela não me entra direito ou meto a mudança errada, e isso é muito mau… Espero que me possa ajudar porque quando eu erro fico logo todo nervoso e com dificuldades em colocar o carro outra vés a andar

direito…

Abraço e parabéns pelo seu sucesso, tenho é que aprender a olhar pelos espelhos correctamente e saber os ângulos para estacionar direito, isso me preocupa
rsrsrsrs…

Diogo – Viana do Castelo / Portugal

Olá Digo, tudo bem? É um prazer muito grande receber sua dúvida. Fico muito feliz em saber que pessoas de outros países tem acompanhado nosso trabalho. Quero aproveitar e mandar um abraço para todos de Portugal.

Sobre a sua dúvida quanto a embreagem quero lhe dizer que isso é muito comum de acontecer quando a gente está aprendendo. Realmente o seu instrutor tem lhe ensinado corretamente. Você deve sempre fazer o ponto da embreagem na hora em que for arrancar com o carro. Quando você está parado em um morro e vai arrancar, você deve ir soltando a embreagem devagar até sentir uma trepidação no veículo. Quando isso acontecer, pare de soltar. Aí você faz um teste. Vá soltando o pé do freio suavemente. Se o carro descer, volte a pisar no freio ou “travão” como vocês o chamam aí. Neste momento solte um pouco mais a embreagem, não muito pois se não o veículo pode desligar.

Sobre os solavancos, isso acontece pois você solta a embreagem de uma vez e isso não pode acontecer.

Se quando você fizer essa manobra corretamente, pode ficar tranquilo pois o carro não vai descer. Se o morro for muito forte você deve acelerar um pouco o carro para dar-lhe um pouco de força para uma boa arrancada.Treine isso várias vezes que em pouco tempo você irá fazer com muito mais tranquilidade.

Você também falou sobre os retrovisores. Olha, esse detalhe é um dos mais importantes para quem vai dirigir. Muitos candidatos preocupam somente com os retrovisores em relação ao exame de direção, mas na verdade os espelhos são fundamentais para você não se envolver em acidente com outros veículos.

Para você ficar com uma boa experiência deverá praticar bastante. E como falei, em pouco tempo isso não será mais dificulade.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Vamos juntos fazer do Brasil o pais com o melhor trânsito do mundo! E Portugal também!

Leia estas outras matérias!

  • Como evitar que o carro dê solavancos ao arrancá-lo?
  • Como fazer o controle de embreagem no aclive.
  • Dicas para o controle de embreagem!
  • Qual é melhor? Direção Hidráulica ou Mecânica?
  • Como evitar o “branco” na hora de dirigir? Vol II
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    8 Comments

    • elny

      Reply Reply 23 de agosto de 2011

      por favor tire minhas duvidas a primeira é que sempre estanco o carro principalmente em ladeiras morro de medo pois aqui em são luis na prova temos que fazer controle de embreaGEM NA LADEIRA ISSO ME DEIXA MUITO NERVOSA O QUE FAZER PARA RESOLVER ESTE IMENSO PROBLEMA?
      e qual a dica para controlar o medo do tansito. obrigado parabéns pelo site esta d ++++++++

    • SueliAparecidadaSilva

      Reply Reply 25 de agosto de 2011

      Ola meu nome è Sueli estou fazendo auto escola e estou com dificuldade para fazer a curva direita e esquerda como devo fazer?Porfavor me ajude.

    • cibele

      Reply Reply 30 de setembro de 2011

      Ola sou cibele da grande capital de são paulo,estou com dificuldade de tirar o carro da garagem,porque na minha garagem tem uma especie de degrau eu fico com meia embreagem, na marcha ré e acelero mais o carro nao sai do lugar,me ajude…

    • Angelina

      Reply Reply 16 de outubro de 2011

      Que site maravilhoso. Parabéns pelo empenho, Fabiano.
      Olha eu tenho a mesma dificuldade do Diogo. Comecei minhas aulas de direção agora, já fiz 4. Nas duas primeiras fui muito bem porque era em local plano, já as duas últimas fui um fracasso, não me dou bem com essa embreagem de jeito nenhum. Deixei o carro morrer várias vezes, e o meu instrutor sempre fala “soltou muito rápido a embreagem”. Mas vou tentar manter a calma e aprender a soltá-la devagar.

    • dionatan

      Reply Reply 29 de dezembro de 2011

      eu tenho 18 anos e tambem tou começando agora euu tou tou tava aprendendo a dirigir num caminhaozinho pequeno porte ae ia tudo de boa na subida saia de boa aee fui pegar a L200 do meu paii na hora de soltar a embreage presizava de aceleração entao toda hora morria cada carro varia muito de um para o outro a força da arrancada entao nao adianta o cara ser fera no volante quando mudar de carro vai ter umas variaçoes
      dirigir é costume nao é o cara saber quem tem mas costume

    • w

      Reply Reply 24 de fevereiro de 2012

      ala estou tirando a habilitção minha maior controlar o carro de rer

    • carlos roberto

      Reply Reply 16 de setembro de 2013

      eu tenho um problema quando esto no asfauto nao consigo deixar o carro no lugar certo, sempre saio fora da pista nas curvas eu nao sei fazer direito me ajuda

    • Uéliton Moura

      Reply Reply 12 de outubro de 2013

      Olá.Como fazer para trocar de marcha com o carro em movimento em uma subida.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field