Como começar a dirigir sozinho?

Como começar a dirigir sozinho?

Aprender a Dirigir | Por: | 12 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano. Eu tirei minha carteira de motorista há 1 semana e peguei o carro do meu namorado para me acostumar a dirigi-lo. Andamos durante a madrugada, que é mais tranquilo. Dirigi super bem. O problema segundo meu namorado, é a aceleração, ele acha que devo correr mais. Mas não acho que tenho experiencia, para pisar muito no acelerador. Andei no max. 50km/h. O que devo fazer? Obrigada!

Maria - Rio de Janeiro / RJ

Olá Maria, tudo bem? Tirar a carteira de motorista é um grande desafio. A gente se esforça para vencer as dificuldades e quando a gente consegue a habilitação descobrimos que temos outra barreira que parece até ser maior: Dirigir sozinho nas ruas de nossa cidade.

Eu por exemplo tive muita dificuldade pois dirigir sozinho nas ruas é bem diferente do que na auto escola. Diante disso vou procurar lhe dar algumas dicas para lhe ajudar nesse processo.

Primeiro conselho é dirigir em locais mais tranquilos. Você ainda irá cometer alguns erros e isso é normal. Dirigir em locais tranquilos lhe dará mais tranquilidade nessa etapa de aprendizado. A medida que você for ganhando confiança e também se acostumando com o carro você poderá ir para o trânsito mais cheio.

Você já está dirigindo com o seu namorado mas lhe oriento a procurar o seu antigo instrutor e pedir a ele para lhe dar algumas aulas de trânsito de verdade. Peça a ele para lhe levar ao centro da sua cidade, pegar um trecho de rodovia, etc. Essas aulas serão bem diferentes da auto escola e mais dinâmicas. Agora o foco é lhe inserir no trânsito do dia a dia.

Não tenha vergonha e nem medo de cometer erros. Até motoristas mais experientes cometem erros e não será diferente com você. É precioso cometer erros para aprender de fato. Não se preocupe com a opinião dos outros. Você deve focar em aprender a dirigir e nada pode lhe atrapalhar agora.

Tente fazer os trajetos mais comuns do seu dia a dia, como ir ao trabalho, ir a faculdade, etc. Pois serão os caminhos que você irá fazer todos os dias e é super importante você já se acostumar com estes trajetos.

Sobre a velocidade você tem que observar a quilometragem da via. Você tem que estar entre a metade e a velocidade máxima. Se você está fora disso poderá causar acidentes.

É por aí. Siga estas dicas que logo logo você estará dirigindo com mais independência e sem medo de dirigir

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. kariana
    13 de março de 2013 às 9:51

    eu quero somente é emprecionar o meu examinador como eu posso fazer isso eu quero mostrar para ele que eu estou segura de tudo e que o que estou a fazer e muito bom me ajuda eu faço o meu exa no dia 20 de março de ano ainda estou tomando aulas de instrução mas até a terça feira eu tenho que sentir bem preparada para conduzir o carro sozinha como faço para me tranquilizar baixar os nervos anciedade

  2. Eliana
    8 de março de 2013 às 10:55

    Tenho recebido seus e-mail´s e tem sido de grande valia.

    O que ocorre comigo é o seguinte: sou habilitada a 15 anos, 15 anos rsrsrs... e não dirijo, por medo, mas, no meu caso, mais por insegurança.

    E resolvi vencer o medo, fazem 3 meses que estou tendo aulas para habilitados, não é nestas escolas especializadas, mas é um bom instrutor...estou me saindo bem, e o carro é adaptado, tal, como de auto escola.

    Mas...preciso treinar com meu carro, meu instrutor não da esse treinamento, ainda não tenho segurança pra pegar o carro sozinha e família sabe como é né? rrsrs

    O que vc me aconselha? Você conhece um instrutor aqui em São Paulo, capital que da aula em meu próprio carro?

    Grata,

  3. solange gomes
    25 de fevereiro de 2013 às 14:47

    Ola Fabiano, tudo bem? Comprei o seu KIT, e com ele estou tirando muitas dúvidas, obrigada.Só falta conseguir dirigir sozinha,sem suar e tremer tanto,alguma dica?

    Um grande abraço.

  4. M.IRACELIA DE FARIAS DIAS
    24 de fevereiro de 2013 às 22:35

    FABIANO A MINHA MAIOR DIFICULDADE É QUANDO PRECISA MUDAR, DE FAIXA. POIS ACHO QUE NAO VAI DAR TEMPO. E O CARRO DO MEU LADO VAI ENCOSTAR ANTES DEU CONCLUIR A FAIXA. OBRIGADA.

  5. Elizabete
    14 de fevereiro de 2013 às 14:10

    Muito providencial tuas palavras, teus ensinamentos.Obrigado.

  6. Angelita
    14 de fevereiro de 2013 às 8:56

    Já tirei minha carteira há 03 meses e quase não pego no carro, quando pego o meu marido fala que faço tudo errado fico tão nervosa que confundo até para que lado devo girar o volante quando o carro esta parado .Minha garagem é estreita e a rua também já tirei o carro da mesma umas 05 vezes mas esta semana tentei e tudo que eu fazia o carro encostava na parede o que devo fazer nessa situação

  7. Elizabeth
    13 de fevereiro de 2013 às 21:58

    Como achar o ponto da embreagem na parada sem freio na subida e descida, usando somente a embreagem? É depois da tremidinha? já tive duas aulas e estou achando difícil. Um abraço.

  8. Erli Pinho
    13 de fevereiro de 2013 às 21:24

    INSTRUTOR FABIANO SOU HABILITADA A 3 ANOS MAS NÃO CONSIGO PEGAR O MEU CARRO SOZINHA, JÁ NÃO AGUENTO MAIS PAGAR INSTRUTOR PARA SAIR COMIGO NO TRÂNSITO PESADO,ELE É MARAVILHOSO PACIENTE COMIGO, ELE FALA QUE EU SEI DIRIGIR PRECISO ACREDITAR EM MIM, MAS COMO FAÇO PARA ACREDITAR EM MIM? ME AJUDE POR FAVOR!! UM GRANDE ABRAÇO ERLY

  9. Analice
    13 de fevereiro de 2013 às 20:00

    Aqui em Brasília o limite máximo é de 80 e os engraçadinhos dirigem a 100 por hora e a errada ainda e você que está dirigindo a 60 ou 80. É inadmissível dirigir a 60 por hora por aqui. O povo baixa a velocidade em cima do radar e as seguir metem o pau, freando de sopetão nos pardais. Um saco para inciante como eu.

    • Pedro Urubu Rei
      21 de fevereiro de 2013 às 0:28

      Bem vinda a realidade! Daqui a pouco é vc!

  10. antonia alves
    13 de fevereiro de 2013 às 15:49

    É isso estou precisando de uma aulade trânsito de verdade!

  11. José Antonio
    13 de fevereiro de 2013 às 12:39

    Olá Fabiano,tudo bem?
    Bom, primeiramente, parabéns por esse trabalho que você faz, dando várias dicas importantíssimas pra todas as pessoas que acessa seu Blog, são dicas muito valiosas, já tirei muito aproveito delas.
    Mais tem uma que eu ainda não consegui botar em prática, tudo bem que ainda sou novo de volante,apesar de já pegar trânsito leve e pesado, e até rodovia, mas o tal ponto da embreagem, eu acerto uma vez e em média quatro não, o que me deixa desapontado principalmente na hora de arrancar o carro numa subida, qual o segredo, hein?

Deixe o seu comentário