Como arrancar o carro? Não estou conseguindo! Me ajude!

Existe algum macete para arrancar o veículo na primeira? Me disseram que a questão é sempre mais soltar que acelerar, no entanto no carro que eu peguei pra treinar (de uma tia) não consegui arrancar de jeito nenhum, além disso fiquei meio nervoso por isso. Ainda não tem vaga pra eu começar as aulas práticas, e pedi pra um amigo se ele me passava umas manhas, e eu colocava a gasolina pra ele. Se existir algum macete, por favor, me ensine, não quero fazer feio. Só estou esperando aprender isso pra arrumar um carro pra mim mesmo aprender. Agradeço a atenção e, a propósito, seu site é ótimo. Tenho nos favoritos e recomendo a todos!!!

Gustavo

Olá Gustavo. Muito obrigado pelos seus elogios! Isso me motiva a continuar com este trabalho pois é muito bom saber que estou ajudando vocês na busca da habilitação. Preciso muito da opnião de vocês para melhorar o site cada vez mais. Muito obrigado.

Vamos para a sua dúvida. O carro sempre deve arrancar de primeira, isso devido a velocidade inicial que o carro precisa para começar a andar. Se você arrancar com outra marcha ele provavelmente vai morrer.

O que você deve fazer então? Com o carro desligado, coloque no pontro neutro. Pise no freio e ligue o carro. Agora você pisa na embreagem com o pé esquerdo sem soltá-la  e coloque a primeira com o pé direito ainda no freio. Após engatar a marcha, você vai soltar a embreagem devagar até sentir uma trepidação no carro. Ao chegar nessa trepidação, pare o pé da embreagem neste ponto. Não solte e não aperte mais. Este é o ponto da embreagem e você vai ter que fazê-lo sempre que for arrancar o carro. Após fazer o ponto da embreagem e sentir a trepidação, solte o pé do freio, acelere bem de leve. Depois disso você vai soltar a embreagem bem devagar. O carro vai começar a andar.

Agora um conselho. Não tente aprender a dirigir em um carro que não seja de auto escola. A pessoa que estará lhe passando alguns macetes não terá como para o carro se for necessário. Além disso, a polícia pode parar vocês dois e então a coisa vai ficar enrolada. Não fique ansioso. Na auto escola a rotatividade é muito grande pois as pessoas fazem exame e liberam os horários. Nesta semana pode não haver vaga, mas na outra já pode ter. Procure fazer a coisa desse jeito que vai dar tudo certo.

No mais, espero ter lhe ajudado. Divulgue o site para os seus amigos.

Um abraço

Instrutor Fabiano.

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

32 Comments

  • Gostei muito da proposta desses esclarecimentos para quem está com dúvidas na direção.

    Reply Reply 5 de novembro de 2009

    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Diante de uma lombada(quebra-mola), em qual marcha devemos passar? Por exemplo, meu carro estava na 4ª marcha.Que marcha poderia reduzir? Outro ponto é: Podemos passar sobre o quebra-mola com o pé na embreagem ou a embreagem deve ser liberada antes de passarmos a lombada? Obrigada
    Gleicy

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 5 de novembro de 2009

      Olá! Obrigado pelo seu comentário! Quanto a lombada, o ideal é passar com o carro devagar e a melhor marcha nessa situação é a 2ª. Então você da 4ª vai reduzir para a 3ª e depois para a 2ª, isso antes de passar no quebra mola. Você deve soltar a embreagem antes de passar no quebra mola, ok?

      Divulgue o site para os seus contatos de e-mail!

      Abraços,

      Instrutor Fabiano

  • Margarida

    Reply Reply 19 de novembro de 2009

    Olá, Fabiano!
    Sou Marilucia e estou em meu 2ª processo para tirar minha carteira de habilitação. Tenho um instrutor experiente na área, só que ainda tenho muito medo, principalmente em ladeira, dificuldade em agilidadeb rápida em relação a direita e esquerda e principalmente na redução de marcha da 3ª para 2ª.
    Gostaria de contar com sua ajuda para tentar reverter esse quadro de dúvidas. Pois dessa vez estou disposta a vencer todos os desafios em busca de minha habilitação. Em vista que a necessidade de ter em mãos ra CNH é para suprir as necessidades urgentes em minha vida.
    Desde já, agradeço pela atenção.

  • Marileide

    Reply Reply 10 de dezembro de 2009

    É um grande privilegio para mem, estas suas orientações Fabiano, póes tive 15 aulas na auto escola mas ficou muitas duvidas, tenho feito outras aulas particulares mas sempre surgem duvidas não sei se vou conseguir fazer a prova pois meu laudo vence agora dia 19 e auto escola não demostra interrece em marcar. gostaria que você comentase um pouco mais sobre embragem em aclive. Grata Marileide.

  • Nivaldo Assis

    Reply Reply 4 de janeiro de 2010

    Olá, Fabiano!
    Sou Nivaldo e estou em meu 1ª processo para tirar minha carteira de habilitação. Tenho um instrutor experiente na área, só que ainda tenho muito medo e duvida, principalmente em ladeira e subida, dificuldade em agilidade em relação a direita e esquerda e principalmente na redução de marcha da 2ª para 1ª.
    Gostaria de contar com sua ajuda para tentar reverter esse quadro de dúvidas. Pois dessa vez estou disposto a vencer todos os desafios em busca de minha habilitação. Em vista que a necessidade de ter em mãos ra CNH é para suprir as necessidades urgentes em minha vida.
    Desde já, agradeço pela sua atenção.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 4 de janeiro de 2010

      Olá Nivaldo. Quanto a sua dúvida em ladeira, o ideal é você fazer o ponto da embreagem. Com o carro parado, basta colocar a primeira marcha, soltar a embreagem até o carro começar a tremer, tirar o pé do freio. Se o carro descer, pise novamente no freio e solte um pouco mais a embreagem e veja se o carro treme mais um pouco. Se o carro ficar parado, tire o pé do freio, acelere um pouco e solte a embreagem devagar. Quanto a esquerda e direita, tenha paciência. Isto é com o tempo e prática. Conte com minha ajuda.
      Instrutor Fabiano.

  • Nivaldo Assis

    Reply Reply 4 de janeiro de 2010

    Olá, Fabiano!

    Vc vai me ajudar muito, me tire essa duvida…
    Agradecido mesmo…

    sds

    att: Nivaldo

  • luciana lara

    Reply Reply 12 de fevereiro de 2010

    nossa eu estou adorando suas dicas hoje tive minha 1ª aula e foi muito bom eu ter conhecido este site ,tirei muitas duvidas

    obrigada e parabens

  • leandra santos

    Reply Reply 12 de abril de 2010

    olaaaaaa.kero dirigir meu carro.mais estou cruanao sei sir com ele me da medo oke fazer

  • MARGARETE VIEIRA

    Reply Reply 20 de abril de 2010

    Olá instrutor Fabiano!

    Fiquei muito feliz ao receber sua ajuda no meu e-mail, e já estou seguindo o seu conselho, por favor me esclareça essa duvida.
    Quando estou a 40 ou 50 km/h numa via de trânsito rápido, qual é jeito mais seguro de parar no semáforo, e não correr o risco de colidir com o carro que estiver parado na minha frente? A que distância devo começar a reduzir a velocidade e de que modo , freando ou soltando apenas o acelerador? Devo ir reduzindo a marcha também? Por favor me ajude!!! Meu instrutor reclama que sou muito precipitada na hora de reduzir a velocidade .

  • claudia

    Reply Reply 29 de abril de 2010

    oi fabiano
    olha suas dicas são muitissimo bacanas
    eu sou instrutora e comecei agora a uns seis meses eu adoro dirigir.
    Encontrei seu site e tenho indicado para meus alunos
    algumas das manobras procuro sempre passar da maneira que vc explica pq e muito facil de entender.
    obrigado e vc é muito bom no que faz
    bjus

  • Kaio

    Reply Reply 4 de maio de 2010

    Olá Instrutor Fabiano!É que quando estou dirigindo após reduzir,estou numa velocidade aproximadamente de 25km/h,coloco a macha na 2º mais em seguida paro e acelero e o carro trepida.Outra vez na mesma sintuação após ter botado na 2º coloquei-a novamente na 2º e o carro não trepidou mais.Isto que fiz pela ultima vez está correto.
    Com toda Atenção
    Kaio.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 4 de maio de 2010

      Tente diminuir a velocidade abaixo de 20 km/h antes de reduzir para a 2ª marcha. Vai dar certo. Pode tentar.

  • miriam

    Reply Reply 14 de maio de 2010

    oi fabiano bom dia ,gostaria de agradecer por dicas importantes para pessoas com eu que está na auto-escola tentando alcançar mais um sonho,continui colocando videos para nos ,pois tem ajudado muito as pessoas .miriam de Belo Horizonte -MG

  • mario trajano da silva junior

    Reply Reply 28 de maio de 2010

    comprei um corsa wind e não consigo achar o ponto da embreagem em que o carro trepida em um aclive,como fazia na auto escola, isso deve ser apenas uma questão de regulagem da embreagem ou meu carro pode estar com problema??
    obrigado.

  • mario trajano da silva junior

    Reply Reply 28 de maio de 2010

    isso pode ter relaçao com o carro ser 1.0?, procuro o ponto da embreagem em que o carro trepide bem aos poucos, mas a embreagem chega ao fim e nao consigo manter o carro parado no aclive usando apenas a embreagem, existe outra forma de arrancar?

  • Virginia Lôbo Neves

    Reply Reply 2 de junho de 2010

    olá prof. Fabiano
    parabens por este site maravilhoso, que ajuda a tanta gente. Parabens mesmo, principalmente pela generosidade de dar dicas gratuitamente e assim ajudar a quem de fato tem dificuldades que parecem intransponíveis. Estou tendo aulas práticas na auto-escola, e são muitas as dúvidas, fico ansiosa com muita coisa ainda. Mas a minha dúvida maior é quanto a arrancar com o carro. Tenho lido suas dicas no site, de que devemos engatar a primeira marcha, fazer o ponto de embreagem e quando o carro começar a tremer, acelerar bem de leve e ir soltando a embreagem devagar. Fiz isto e foi muito bom, mas minha dificuldade é na hora de passar para a segunda marcha, pois meu instrutor fica dizendo que a 1ª é só para arrancar o carro e tenho passado a 2ª com muita dificuldade, uma vez o carro chegou a morrer. Pode me ajudar?
    um abraço
    Virginia

  • Osvaldo Desenhista

    Reply Reply 8 de julho de 2010

    Olá, Fabiano!
    Confesso que estou apredendo bastante com as suas dicas. Você é tão claro nas suas explicações que dá a impressão de você estar ao lado da gente quando estamos tendo aula de direção.
    Continue com esse trabalho, mais do que informativo, posso dizer até filantrópico, pois são poucas as pessoas hoje em dia que se dispõe em pensar nas dificuldades de outras. Que Deus te ilumine sempre.

  • carla

    Reply Reply 11 de julho de 2010

    Boa tarde!
    INSTRUTOR FABIANO,
    PELO QUE ESTOU VENDO ( GOSTARIA QUE VOCÊ FOSSE MEU INSTRUTOR!! )

    ANTES DE PASSAR POR UMA LOMBADA, QUAL O PROCEDIMENTO?
    ESTOU ME PEDENDO NA HORA DE REDUZIR A MARCHA, PISO NO FREIO, AFUNDO NA EMBREAGEM, PASSO A MARCHA, E AÍ QUAL PÉ EU TIRO PRIMEIRO,FREIO OU EMBRAGEM ?
    NÃO DEVO PASSAR POR CIMA DA LOMBADA COM O PÉ NA EMBREAGEM / E O FREIO TENHO QUE TIRAR TAMBÉM ?

    NO AGUARDO,
    OBRIGADA

  • Tais

    Reply Reply 17 de julho de 2010

    UAI, mas vc n disse nada sobre soltar o freio de mão!! Cuidado em galera…isso dá pau.

    Mas o site é ótimo

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 19 de julho de 2010

      Olá Tais,

      Não está errado não. O controle de embreagem é feito dessa forma mesmo, sem o uso do freio de mão. Pode ser que na sua região se usa o freio de mão. Aí é uma questão de critério de avaliação do Detran de sua cidade. Abraços.
      Instrutor Fabiano.

  • Lia

    Reply Reply 18 de julho de 2010

    Olá Fabiano, tudo bom?

    Primeiro de tudo quero te parabenizar pelo site, é ótimo e ajuda muito.
    Eu tenho uma dúvida: Como faço para para alinhar o veículo e também estacioná-lo a meio fio? Eu já fiz 15 aulas e ainda tenho muita dificuldade para dirigir, o que faço? O meu sonho é tirar minha CNH. Eu não quero desistir. Por favor me ajude.

    Bjs

    Lia

  • anjinha

    Reply Reply 2 de outubro de 2010

    muito bom este site eu tenho carteira e tenho medo de dirigir só de ler ja estou com vontade de treinar pois so tiro o carro da garagem rsrsrss

  • leticia

    Reply Reply 11 de agosto de 2011

    ola, realmente seu site é muito util, tenho 1 milhao de duvidas mas pra mim o pior ainda é ter o controle do volante sempre acho que estou certa, meu instrutor vem e da um puxao. me ajuda por favor

  • miriam

    Reply Reply 7 de setembro de 2011

    olá fabiano,estou na auto escola,já fis as 20 aulas,mas não me sinto segura para fazer os exames,dai resolvir comprar as videoaulas,na espectativa de que elas fossem me ajudar,mas só resebir 3 aulas,gostaria de saber o porquê?aguardo resposta,um abraço.

  • merces

    Reply Reply 8 de março de 2012

    muito obrigado por voce ter me ajudado pelas minhas duvidas sou muito grata parabens por tudo

  • Leandro

    Reply Reply 24 de novembro de 2012

    Sabemos que a auto-escola não ensina quase nada. Agora tenho carta e estou aprendendo com meu pai do lado. Dúvidas: Ao chegar perto do semáforo em 4ª marcha, está correto ir freando até parar com o pé na embreagem, mantendo a 4ª marcha, e desengatar perto da posição de parar? Ou tem outras técnicas, por exemplo, fazer redução freio-motor até a 2ª?

  • Tavares

    Reply Reply 22 de janeiro de 2013

    professor eu já tenho carteira de motorista só que eu apago muito carro principalmente em morrinhos e as vezes até em plano mesmo, com isso me da um medo de andar por aí e passar vergonha, por que medo de dirigir até que eu perdi eu só fico apreensivo por causa disso, qual o motivo disso estar acontecendo já que na auto escola umas aulas antes e também na prova nunca apaguei até que meu tio comprou um segundo carro(mais para ele trabalhar e para mim ganhar pratica) eu já estou passando muita vergonha, o que acontecia na auto escola era que eu deixava a embreagem no ponto e largava do freio e o carro começava a andar em subidinha e reta e logo apertava o acelerador e ia de boa só que esse carro até parece que falta força de motor eu faço o mesmo esquema que fazia na auto-escola só que ele fica parado em reta e em subidas leves volta para atrás meu tio disse que tenho que deixar a embreagem sabe no ponto e leve ir apertando o acelerador só que isso me deixa confuso e os erros aparecem, por que eu aprendi que eu deixava a embreagem em ponto o carro andava aí eu ia para o acelerador e pronto, realmente eu acho que não é problema do carro meu tio já comprou um Ká cheio de problemas aí eu tinha o mesmo problema foi levado para mecânica o carro não melhorou em nada só estranhamente eu estava arrancando com a embreagem como eu aprendi mas como o Ká estava muito ruim aí trocamos para o clio e voltou esse problema meu tio disse também que a embreagem é alta, só que me dá muita tensão era muito mais fácil pra mim a embreagem em ponto soltar do freio e o carro andar e aí acelero e carro vai ajuda aí Fabiano a saí dessa

  • Sara

    Reply Reply 27 de junho de 2013

    Eu já tirei a carta de condução, mas como fui para a faculdade não tenho treinado muito.. no entanto, a verdade é que senti uma grande diferença no arranque do carro de gasóleo para o de gasolina.. Pode me ajudar? Estou farta de não poder ir a lado nenhum, porque não consigo arrancar e é mesmo uma vergonha para mim! Talvez eu seja mesmo so naba..

  • eugenia silva

    Reply Reply 8 de outubro de 2013

    Esse sait vai ajudar a tirar o meu medo de dirigir

  • claudineia

    Reply Reply 11 de outubro de 2013

    Muito obrigado você esclareceu todas as minhas duvidas um abraço.

Leave A Response

* Denotes Required Field