Como arrancar o carro em uma ladeira?

Olá Fabiano! Conheci hoje 28/10/2009 seu site e achei ele muito proveitoso, tenho carteira a 2 anos mas não tenho muitas oportunidades para dirigir porém acho uma arte e adoro fazer, porém minha maior dificuldade é sair com o carro de uma ladeira, vc teria alguma dica de como posso fazer sem deixar o carro morrer ou deixar descer podendo bater no carro que esta atrás? Um abraço!

Marcos

Olá Marcos! Tudo beleza? Obrigado pela sua participação aqui no site! Lendo a sua dúvida, me lembrei de quando tirei a minha carteira. Foi o mesmo caso que você está vivendo. Fiquei muito tempo sem dirigir por não ter um carro  na época. Fiquei mais ou menos 2 anos sem dirigir efetivamente até eu comprar um chevetti 79, caindo aos pedaços. Minha esposa dizia que não tinhamos um carro e sim uma condução. rsrsrs. Mas foi com esse carro que aprendi a  dirigir e pude me tornar instrutor.

Com relação a sua dúvida sobre arrancar em uma ladeira é muito simples. O carro deve estar de primeira marcha para tal  manobra. Com o pé direito no freio e o esquerdo na embreagem, você irá colocar a primeira marchar. Logo após você irá
soltar levemente a embreagem até sentir uma trepidação no carro. Ao sentir essa trepidação, você vai parar o seu pé da  embreagem nesta posição. Então você irá soltar o pé do freio e irá acelerar de leve o veículo fazendo com que o motor
ganhe força para a arrancada. Após a aceleração você irá mantê-la e irá soltar levemente a embreagem para o carro  começar a andar. É só isso Marcos.

Agora você pode fazer isso com o uso do freio de mão. Isso não pode ser feito para quem está se preparando para o exame,  mas para quem já é habilitado pode ser usado em situações emergenciais. Você irá fazer o mesmo procedimento acima só que com o freio de mão puxado. Fará o ponto da embreagem e irá acelerar. Após manter aceleração, você irá descer o freio de mão soltando a embreagem.

Uma dica. Comece treinando em aclives leves. Depois vai aumentando a inclinação.

Espero ter lhe ajudado. Divulgue o site para quem está começando a dirigir.

Um abraço,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Como arrancar o carro? Não estou conseguindo! Me ajude!
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    Sobre Instrutor Fabiano

    Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    29 Comentários

    1. Adriana

      Olha lendo assim, parece ser tão fácil, mas tenho medo de dirigir só por causa desta maldita ladeira. Hoje sofri, pois fui ao shopping Grande Rio, e o infeliz do sinal fechou e eu fiquei no ponto de maior aclive. Tive que puxar o freio de mão e quando sai, foi cantando pneu, olha não é mole viu?
      rsrsrsrs mas chego lá, não desisto nunca sou brasileira….peguei a dica do ponto da ladeira com o freio de mão….

      Responder
    2. Tatiana Veiga

      Olá Fabiano! Conheci hoje 22/03/2010 seu site e achei ele muito proveitoso, tenho permissão para dirigir, não tenho experiencia na rodovia,mas tenho muita vontade de ser uma otima motorista, portanto gostaria de saber , se eu estiver na pista usando a 5ª marcha, derrepente tenho que entrar em um trevo, devo ir baixando de marcha , ou posso passar logo para 2ª de uma vez? um abraço Tatiana

      Responder
    3. Angélica

      Nossa me identifiquei com esse artigo, tenho a permissão, o carro, mas morro de medo de dirigir por causa dos morros. Toda vez que vou sair no morro o carro morre e começa a descer e eu fico desesperada, não sei mais oq faço.

      Responder

    4. instrutor fabiano tudo bem ? vc e uma bençao eu quero saber se pode fazer o re com as duas maos pois tenho muita dificuldade em fazer so com uma nao passei no exame vou tentar pela segunda vez me ajude.

      Responder
    5. Igor

      essa era uma das minhas duvidas ! o site ta de parabéns… aprendi muitas coisas aqui !

      Obrigado !!!!!!!!

      Responder

    6. Boa noite Fabiano, meu nome é Alexandra, tirei minha habilitação há 10 anos , no começo dirigia de um lado para o outro, mas tive pouquissimas oportunidades de dirigir. Atualmente na minha profissão necessito dirigir, só de imaginar uma rampa sinto um desespero, acho que o carro vai voltar. Preciso de uma ajuda, estou até pensando em ir até uma auto escola e pedir para um instrutor me acompanhar. Achei otimo seu site e as dicas com videos são exclentes. Abraços e espero em breve retornar com outras noticias.

      Responder
    7. Daniela

      Olá, Fabiano!!!!!!!
      Muito boa essa sua dica!
      Vou usar na minha próxima aula e deixar meu instrutor surpreso!
      Grande abraço e parabéns pelo seu trabalho!

      Responder
    8. Eliana da Silva

      olá, sempre lei os artigos, é uma ótima ajuda pra quem está começando a dirigir, fiz meu exame prático hoje, e fui reprovada, esta muito nervosa e insegura, deixei o carro morrer ao passar ao passar a segunda marcha, pra falar a verdade não tenho certeza direito se eu tirei o pé com muita rapidez, ou se demorei muito pra liberar a embreage. Qual deve ter sido o meu erro?

      Responder
    9. priscilla santos

      Olá bom dia,estou tendo muita dificuldade em tirar carteira,faço as aulas bem tranquila,tudo certo,mas no dia do exame sai tudo errado,tem alguma dica pra ficar mais calmo?

      Responder
    10. Paulo Henrique

      SENSACIONAL o seu site Fabiano!
      Parabéns mesmo, está me ajudando demais! :D

      Responder
    11. Michele

      Boa noite Fabiano!Primeiramente Parabéns por ser um ótimo profissional e por compartilhar a sua experiência tirando nossas dúvidas.
      Já que estou aqui queria saber o que fazer para o carro não morrer quando o Examinador pedir pra vc estacionar em uma subida ou em qualquer outra circunstância que faça o carro morrer

      Responder

    12. amei as respostas, eu vou colocar em pratica. gostei muito e esta me ajudando muito mesmo só em ler essas respostas acho que ja aprendir. obrigado

      Responder
    13. Benedita

      Gosei muito do comentário, de como fazer uma Ladeira. Foi uma otima dica pois o meu instrutor começou a ensinar mas eu não entendi direito, agora eu já sei. muito obrigada e que Deus o abençoe

      Responder
    14. LARISSA

      OLA BOA NOITE!!! GOSTEI MUITO DO SITE E VAI ME AJUDAR MUITO, AMANHA FAÇO MINHA PROVA DA AUTO ESCOLA E ESTOU MUITO NERVOSA POIS SOU FRACA EM LADEIRA. FICO MUITO NERVOSA, COM MEDO DO CARRO DESCER. MAS SE DEUS QUISER VAI DÁ TUDO CERTO!!!! O SITE TAH DE PARABENS!!!!

      Responder
    15. luana

      Realmente é facil de ser falado o problema é achar essa trepidação do carro sem deixar morrer e sem deixar ele descer ladeira abaixo hehehehehe

      Responder
    16. gustavo rodrigues

      COMO TER CONTROLE NOS PEDAIS DO CARRO? PRECISO DE ORIENTAÇÕES RAPIDAS.MIM AJUDE.

      Responder

      1. Os pedais dos veículos são muito sensíveis. Por isso você deve acioná-los com leveza, sem fazer muita força. Treine com a ajuda de um instrutor de auto escola. Abraços.

        Responder
    17. ALISSON VALENÇA

      Prof. Fabiano, no momento em que o carro começa a trepidar e se tira o pé do freio para acelerar, é preciso tirar o pé da embreagem?

      Responder
    18. mary

      Oi gostaria que vc me passasse os passos da baliza, de uma forma mais concisa possível, e também me passasse os passos de ladeira (aclive e declive. Peço que seja da forma correta, pois estou tirando carta.

      Responder

    19. ola fabiano tenho cnh a 2 anos mas não dirijo por caus do meu marido ele é egoísta não deicha eu pegar no carro de vez em nunca fico com raiva pois eu queria pega todos os dias treinar pra ficar agil e boa no transito gostaria de pegar a radial a marginal mas com o andar da carroagem vou levar 1001 anos para ir pra radial gostaria de saber quanto tempo de treinamento leva para uma pessoa ir pra radial e marginal sem medo obrigada a eu nao consigo dirigir com o meu marido do lado dirijo muito mal sozinha dirijo melhor com ele o carro morre toda ora . isso é um saco que eu faço com ele galera vai com o carro todo dia trabalhar so para eu nao pegar.

      Responder
    20. Sabrina

      Olha tb passei um perrengue…tirei minha cnh há pouco tempo e fui me dar ao luxo de fazer a bendita “ladeira” em uma entrada para BR…não sei se foi sorte minha ou a da pessoa que NÃO estava atras do meu carro, mas fui descendo! passei um sufoco até conseguir acelerar e continuar…mas não vou desistir…Rs

      Responder
    21. Lucia M. O. do Carmo

      Obrigada prof. Fabiano. Vc me ajudou muito em direção,por pouco não desistir, mas graças a Deus q vc existe abração. Hoje to nas ruas de Salvador kkkkkkkkkkkkkkk

      Responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>