Como arrancar com o veículo achando o ponto da embreagem? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Baixe Agora o Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigir

Coloque seu email no formulário e tenha acesso liberado


Suas informações estão seguras conosco.

Como arrancar com o veículo achando o ponto da embreagem?

Aprender a Dirigir | Por: | 27 jan 2012 | 5 Comentários

Olá Fabiano, tudo bem? Parabéns pelo site. Um instrutor me disse que devemos acelerar o carro e depois ir soltando a embreagem devagar que o carro sai. Outro instrutor já me disse que isso é errado, que tenho que achar o ponto da embreagem, com pe no freio e sentir trepidação. Meu carro tem injeção eletrônica. Não sei ao certo como arrancar com carro. Me ajuda?

Luiza - São Paulo / SP

Olá Luíza, tudo bem? Você disse que um instrutor lhe disse uma coisa enquanto outro lhe disse outra coisa sobre como arrancar com o veículo. Não vou dizer quem está certo ou quem está errado, pois acredito que cada instrutor tem sua didática e eu respeito muito isso.

Mas vou lhe ensinar da mesma forma que eu ensino meus alunos. Para arrancar com um carro corretamente você vai ter que fazer mais ou menos como o segundo instrutor lhe falou. Volto a dizer que o outro não está errado, apenas acho melhor a segunda técnica do que a primeira.

Você fará o seguinte: Com a marcha no ponto neutro, você terá o seu pé direito no freio e o esquerdo no fundo da embreagem. Em seguida, você colocará a primeira marchar e logo após começará a soltar a embreagem levemente, bem devagar até começar a sentir uma trepidação característica no veículo. Quando isso acontecer, pare de soltar a embreagem e mantenho o pé nesta posição. Este é o ponto da embreagem e você irá usar isso sempre quando for arrancar o veículo.

Se estiver em um plano, solte o freio levemente e você perceberá que o carro começará a andar. Quando o carro já estiver em movimento, solte a embreagem completamente de forma suave. Após isso, você poderá acelerar de leve para começar a desenvolver o veículo.

Se estiver em um aclive (subida), com o carro no ponto da embreagem, você irá soltar o freio. Se o carro descer é por que o ponto não foi feito corretamente. Volte a pisar no freio e solte um pouco a embreagem. Mas tem que ser muito pouco, se não o carro irá desligar. Você terá que fazer a trepidação ficar um pouco mais intensa. Solte o freio novamente e verifique se o carro ficará parado. Se ficar, basta acelerar um pouco, um pouco mesmo, somente para dar ao carro uma força extra para começar a andar. Depois disso, vá soltando a embreagem suavemente para o carro andar.

Treine isso em aclives menores e depois vá para uns mais difíceis.

Sobre a injeção eletrônica, podemos dizer que é mais fácil aplicar esta técnica quando o carro tem este recurso, pois o motor recebe a gasolina ideal na hora da aceleração. Quando não tem, pode acontecer o carro apagar com mais frequência quando o motorista não tem muita experiência.

Treine bastante isso na auto escola. Se já é habilitada, faça isso no seu dia a dia.

Abraços,

Instrutor Fabiano.


Baixe Agora o Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigir

Coloque seu email no formulário e tenha acesso liberado

Suas informações estão seguras conosco.

Paginação entre posts

Comentários


  1. Simone
    12 de fevereiro de 2012 às 10:43

    Prezado Instrutor, tenho aplicado suas dicas e orientações com excelente resultado... ainda estou aprendendo, mas melhorando a cada dia.

    Obrigada e tudo de bom à você.

    Simone

  2. Filipe
    11 de fevereiro de 2012 às 11:13

    Obrigado pelas dicas Fabiano. Por favor, eu já treinei no Kadet 97 do meu pai e achei muito mais fácil sair sentindo essa trepidação da embreagem, ele me disse que os carros 1.0 mais antigos são mais complicados por causa da pouca força do motor, também acho que quanto maior for o barulho do motor mais fácil fica de sair com o carro.

    Qual carro da auto escola você recomenda para uma pessoa com + de 1m 86cm? Tenho pouca noção de espaço, quando vem carro na mão contraria eu sempre diminuo a velocidade mesmo quando tem espaço para passar, praticamente jogo o carro em cima dos que estão estacionados para dar passagem para os que estão vindo na outra mão, sei que não é necessário eu fazer isso, mas fico com medo de bater nos carros.

    Olhando o conforto das pernas, facilidade de sair com o carro, estacionar, etc..qual carro você recomenda?

  3. helena inezia moreira
    27 de janeiro de 2012 às 19:47

    fabiano ,muito obrigada se eu para o carro antes da faixa tenho que parar novamente antes de fazer a curva me mande uma dica para fazer as curvas

  4. helena inezia moreira
    27 de janeiro de 2012 às 19:45

    gostei muito obrigada

  5. helena inezia moreira
    27 de janeiro de 2012 às 19:44

    muito obrigada estou encantada,agradeço a deus por vc existir espero conseguir tirar minha habilita~çao, a proposito o que devo fazer se eu quizesse tirar minha habilita~çao emhh? meu sbrenome é inezia e não luiza grata

Deixe o seu comentário