Como acabar de vez com o medo de dirigir?

Oi Fabiano,achei teu site legal , e depois de tantos relatos , decidir colocar o meu também e pedir uma ajuda , sei lá. Meu nome é Anna e não sei mais o que fazer!. Na verdade eu não gosto nem um pouco de direção e isso está me atrapalhando muito!. Já perdi muitos empregos bons por não consiguir dirijir. Não consigo tirar o carro da garagem ,e isso me deixa muito mal!. Detesto mas preciso. Já tenho a carteira a 10 anos e nada de dirijir. Nem ter um carro novinho e importado na garagem me motiva!, sinceramente por mim , ele pode enferrujar todinho!… claro que o carro não é meu , é do meu pai, que também me atrapalha e dai fico nervosa e não consigo. Outro dia ,quase que tive um ataque cardíaco, chego a passar mau de verdade,pressão cai…e é uma vergonha. Vejo tantas pessoas dirijindo, meu irmão caçula dirije,a velhinha do meu prédio dirije, minha colegas, …todo mundo dirije , menos eu! e para completar , eu detesto ter essa obrigação de dirijir! Já aconteceu de precisar levar alguém da família no hospital ,e quase que eu morro…! e claro que não fui!.Quase que meu gato morre porque não peguei o carro para busca-lo isso tá virando nem sei o que! não tem nem mais nome ! Fico com muito medo!e me sinto uma porcaria por não conseguir!.
Já procurei ajuda psicológica mas não ajudou em nada!!!Não sinto nenhum prazer em dirijir pelo contrário, quero morrer ,quero chorar, menos dirijir. A última vez que peguei no carro ,foi a 1 ano, e claro passei mal,quase morro do coração. Não sei o que fazer, mas não quero desistir! Eu quero conseguir e ser independente.

Anna.

Olá Anna, tudo bem?

Em primeiro lugar Anna, parabéns por não desistir! Apesar da sua dificuldade, você tem força de vontade e isso vai te levar ao seu objetivo que é dirigir. Muitas pessoas passam por essa situação mas vou dar algumas dicas para que você vença essa medo de vez, ok?

Bom, o que você precisa entender é que uma coisa é você aprender a dirigir na auto escola, outra é dirigir neste trânsito caótico de hoje. São coisas totalmente diferentes e o motorista iniciante enfrenta muitas dificuldades pois a auto escola apenas o prepara para o exame de direção e não para o dia a dia, que na minha opnião, é o mais importante.

Outra coisa que é importante você compreender que dirigir é como aprender a escrever. Lá na primeira série,  aprendemos a escrever mas não dominávamos nossa língua na escrita. Com o passar dos anos a coisa foi melhorando até termos uma certa  auto-suficiência no quesito escrever. Levou tempo não é verdade? Eu nunca vi uma criança na primeira série desesperada dizendo que escreve devagar e que vê os adultos escrevendo rápido e coisa e tal. Dirigir não é diferente! Leva tempo e só com o tempo e prática você terá a habilidade que a velhinha do seu prédio ou seu irmão possuem. Tenha paciência com você e entenda que tudo isso é um processo. Ninguem sai habilitado da auto escola como um piloto de formula 1 ou como um bolo que sai do forno depois de 40 minutos. Você está no caminho certo. Respeite o seu tempo e limite, ok?

Outra dica que eu lhe dou é procurar um profissional do trânsito. Um instrutor bem bacana. Uma pessoa indicada por seus amigos, parentes ou até mesmo o seu antigo professor. Pegue umas 10 aulas de trânsito intenso, horário de pico, sabe? Mas antes de ter este treinamento você tem que estar aberta para cometer erros, certo? Isso é normal para que está neste estágio. Faça as 10 aulas. Se precisar de mais, faça mais. Só com a prática você estará apta a vencer este desafio.

Siga estas instruções e depois passe aqui para deixar o seu depoimento, pois tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas que enfrentam a sua dificuldade.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano

Leia estas outras matérias!

  • Como vencer de vez o medo de dirigir!
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    30 Comments

    • VANDA

      Reply Reply 9 de novembro de 2010

      Instrutor Fabiano
      Tudo bem ??
      Amooooo seu site
      Concordo com tudo o q vc falou ,
      é assim mesmo q acontece …]
      ás vezes eu fiquei pensando q eu era muito burra
      q eu não tinha nascido para dirigir ,
      mas, eu NÃO DESISTI!!!!
      realmente na auto escola aprendemos como passar no exame
      e eu fui aos poucos pegando no carro , ia em lugares perto , no meu bairro mesmo …e assim fui indo ,
      qdo me vi já estava no trânsito de SP
      claro q até hoje cometo alguns errinhos , mas , no geral , estou me saindo bem ,
      O Q É MUITO IMPORTANTE É IR COM CALMA
      DEVAGAR , PRESTANTO MUITA ATENÇÃO E FÉ EM DEUS !!!!
      BJUSSSS BOA SORTE ANNA!!!!!

    • alcimara leao

      Reply Reply 10 de novembro de 2010

      Fabiano, vc não é só instrutor de trânsito, vc tb é um verdadeiro psicólogo!Fico admirada com seus conselh. Pode ter certeza que vc está ajudando demais com suas dicas. Um grande abraço!

    • Anna

      Reply Reply 11 de novembro de 2010

      Oi Fabiano tudo bom?
      Obrigada pela força, e vou tentar fazer o que vc disse. Todos os dias, quando estou saindo de casa, e vejo as pessoas dirijindo fico também com aquela vontadezinha… Está começando a brotar a sementinha. Esses dias fui lá na garagem dá uma olhadinha no carro. mas ainda não me arrisco. Sei lá, fico com uma vergonha! e sempre aparece um vizinho que não tem nada pra fazer e fica ali me olhando, só esperando a cena. É sério!. Já falei p. meu pai que quero tentar de novo dirijir. Ele não fez uma cara muito boa não !rsrss…mas vou tentar, só não sei que dia. Mas vou tentar.
      Ah! Vanda obrigada também pela força, e Muito boa sorte para todos nós ,os roda-presa rsrsrsr… que querem mais ainda não dirijem, mas que vão conseguir!.Um grande abraço
      Anna

    • jessica bh

      Reply Reply 12 de novembro de 2010

      Olá Fabiano, sua dicas estão sempre me ajudando, agora já estou com minha carteira graças a DEUS , mas estou com muito medo de pegar o carro , já tem 3 meses e até hoje não dirigir , peguei uma vez com meu marido mas ele não tem paciência , sabe fico com medo do carro morrer no transito , de bater , de passar marcha errada, será que é melhor andar sozinha , ou com alguem habilitado do lado? parece que a cobrança é maior , mas sozinha tenho medo de dirigir o q eu devo fazer , obrigada

    • Mariene

      Reply Reply 17 de novembro de 2010

      Fiz a auto-escola mais n aprendi quase nada,principalmente meia embreagem e tenho medo de dirigir!
      quando paro em uma subida n sei o q fazer , pq quando eu piso no freio e na embreagem quando eu solto o freio o carro desce e estanca =/
      me ajuda pls !!
      obrigada desde já !

    • Drika

      Reply Reply 5 de fevereiro de 2011

      Olá Pessoal !!!!!
      será que alguém pode me ajudar?
      Eu comprei o vídeo aulas através da internet, só que eu não consigo acessar. Quando eu clico na opção, não aparece nada, faço o login e coloco a senha direitinho, mas não dá certo. Será que tem algum macete? E o pior é que meu exame já é dia 13/02/2011, .
      Socorro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • JULIA ROCHA

      Reply Reply 15 de fevereiro de 2011

      Anna, tudo bem com vc? me chamo julia e passo pela a mesma situação que você…tirei a carteira ja faz 1 ano e morro de medo de dirigir…de sair nesse transito louco…e sou igual a você persistente…nunca vou desistir..achei muito bacana esse site…instrutor Fabiano…é muito bom! E pra vc Anna…deixo meu abraço e vamos vencer esse medo de dirigir porque nos afeta muito! Bjos

    • Bernardo

      Reply Reply 24 de fevereiro de 2011

      Bom, realmente é difícil ajudar alguém que tenha medo de dirigir
      porque é uma luta que temos que travar com nós mesmos. Tive
      a sorte de ter tido um instrutor fantástico que me ajudou muito,
      mas quando as aulas acabam a luta passa a ser só nossa.

      Moro em uma cidade pequena e calma em relação a grandes centros
      como Rio e São Paulo e mesmo assim tinha medo. Só Deus sabe como
      lutei pra conseguir vencer. Venci e só não dirigi ainda em rodovia! Como sugeriu Vanda, o importante é vencer os desafios aos poucos,
      ir ganhando segurança aos poucos, prestar atenção e dirigir
      respeitando a sinalização. Não há o que temer.

      Não deixem que o cérebro de vocês os impeçam de sair. Muitas vezes
      o cérebro cria situações que não ocorrem na prática. Geralmente
      temos medo de agir com medo das pré-meditações do cérebro.

      Deixem o subconsciente agir e vencer o medo implantado pela mente
      consciente. Vocês conseguem.

      Ah, e não se punam por errar de vez em quando!! Errar é muito humano
      e não aperfeiçoamos se não errarmos. Isso vale principalmente
      para aqueles que são ansiosos, como eu. Muitas vezes deixamos
      de fazer alguma coisa só pelo medo de errar.

      Reflitam então: Vocês têm medo de dirigir ou medo de errar??

      Um livro que me ajudou muuuuito foi:
      O Poder Infinito da Sua Mente do padre
      Lauro Trevisan.
      Editora da Mente.

      Deem uma lida e viva a liberdade.

    • luana

      Reply Reply 18 de abril de 2011

      Anna até chorei ao ver seu depô, sinto o mesmo q vc, mas estou ainda tirnado a carteira e até já paguei mas por mím pagaría o dobro para não ter q voltar, achei muito bacana o instrutor Fabiano dizer q temos q está aberta para os erros, se erro alguma coisa q eu devería já saber fico muito mal, choro. Não sei oq faço

    • ale

      Reply Reply 25 de abril de 2011

      oi meu nome e ale ,tenho tanta vontade de aprender a dirigir qwe ate sonho com isso so que infeizmente alem do medo que sinto eu tenho problema de concentraçao ,meu marido ja ate tentou me ensinar mas não consigo me concentrar voce tem alguma dica para mim

    • angela

      Reply Reply 25 de abril de 2011

      tenho medo de estasionaR O CARRO DE PARAR COM ELE EM ALGUM LUGAR ME AJUDA

    • ivonildes santos

      Reply Reply 27 de abril de 2011

      fabiano bom dia,
      estou com a mesma dificuldade medo, não estava mais agora não consigo nem tirar o carro da garagem com muito medo de dirigir ajude-me porfavor obrigado.

    • Galvoni

      Reply Reply 8 de maio de 2011

      Fabiano, você manja mesmo cara,

      Seu site é filé…

    • Lily

      Reply Reply 18 de junho de 2011

      Olá Fabiano, que bom achar você aqui.
      Estou tirando minha carteira aos 40 anos, quero muito dirigir,quero
      aprender, pois me faz muita falta.
      Tenho medo de tudo, mas pra mim subir um viaduto é quase insuportável,
      parece que vou pro céu. Não sei qual a marcha correta, se posso frear
      depois para tirar a velocidade do carro, se tenho que usar a embreagem
      ao frear, me ajuda por favor.
      Abraço a todos.
      Obrigada.

    • Karina

      Reply Reply 9 de julho de 2011

      Ola Instrutor Fabiano,
      Alguns meses atras estava com dificuldade no exame de direção, toda vez que chegava o dia da minha prova ficava nervosa, me dava um frio na barriga, na realidade estava com muito medo e nao conseguia passar de jeito maneira, pois sempre estancava o carro ou esquecia de sinalizar. Ate que mês passado foi minha ultima chance, caso eu nao passasse eu teria que pagar tudo de novo, como se dizer, começar do zero, mas continuando, fiz a prova estava muito nervosa, mas conseguir me controlar,pedi muito pra Deus e nao sei o que me deu naquele momento que fiz tudo direitinho e nao perdi nenhum ponto. Meu Instrutor, meu marido e minha mãe ficaram admirados pq ate eles nao tinham mais esperança que eu passasse e eu Fiquei mtu Feliz!
      agora que tenho minha permissão, pensei ki amenizaria meu nervosismo, mtu pelo contrario, fico nervosa so em falar em dirigir. Tem dias que estou otima dirigindo, mas tem dias que nao consigo dirigir direito, as vezes estanco o carro e meu Marido fica furioso, eu acho que ele nao me ajuda em nada quando briga comigo, ele so me deixa mas nervosa que sou, por incrivel que pareça quando vou algum lugar com meu sogro ele me deixa bem a vontade dirigindo e eu me sinto segura e dificilmente cometo erros o contario de quando estou com meu Marido. Fabiano me ajude a acabar com esse medo que tenho do transito, pois aqui em Manaus o transito é bem loco.

      bjussss

      • admin

        Reply Reply 9 de julho de 2011

        O transito é bem louco em todo o Brasil, rs. Parabéns pela sua conquista. Faça mais algumas aulas com seu instrutor pois isso vai lhe ajudar a perder esse medo. Abraços.

    • Silvia

      Reply Reply 13 de julho de 2011

      Estava lendo os relatos aqui e pensando na minha própria situação. Tenho carteira há 5 anos, porém fazia um bom tempo que não dirigia, até porque há 4 anos bati o carro do meu padrasto e isso me travou bastante. Agora estou com meu carro, mas ele fica mais na garagem do que outra coisa. Quando olho ele lá na garagem me dá vontade de pegar e sair por aí…mas em pensar no trânsito, buzinadas e os ônibus me fechando…eu desisto. Tenho me esforçado para pegar o carro todo final de semana, mas sinto que não tem sido mais suficiente. Já realizei treinos com o instrutor (15 treinos) no trânsito e realmente me ajudou bastante, mas infelizmente não sinto segurança em sair dirigindo sozinha por aí. Quando estou com alguém que dirige sinto mais confiança e até pego rodovias intermunicipais e me saio até bem, mas se estou sozinha, entro em parafuso…fico pensando várias coisas que podem acontecer e não ter ninguém por perto para me ajudar.
      Estou tentando vencer meus medos. É fato que hoje faço muitas coisas que não estava fazendo meses atrás, até fui de carro em uma festa de um amigo em um bairro vizinho e voltei às 3 da manhã dirigindo, isso pra mim foi um máximo! Já consigo ir ao shopping aqui da cidade, estacionar com certa traqüilidade, ir em restaurantes no bairro da minha casa…mas não consigo ir para o trabalho e pretendo dar esse passo amanhã. Já fiz o trajeto para o trabalho algumas vezes acompanhada, mas amanhã irei reunir forças e coragem para vir sozinha, dirigindo para o trabalho. Tenho certeza que isso será um divisor de águas para mim. Torçam por mim, ok?! Desejo que como eu, todos aqui possam ir vencendo aos poucos seus medos. Eu estou tentando, mas confesso que quando algo dá errado me dá uma tremedeira nas pernas que parece que eu vou dar um troço…aí é respirar fundo e se concentrar, pois somos nós que controlamos o carro, ele vai para onde nós quisermos, ele não tem vida própria e é isso que estou tentando aprender e absorver para conseguir ser uma boa motorista. Então é isso: Força e coragem para nós que estamos começando ou re-começando a dirigir!

    • Raquel

      Reply Reply 14 de julho de 2011

      Olá Fabiano, estou na minha 8º aula de direção e não me imaginava dirigindo, pois tinha medo de pensar em dirigir, mas me apaixonei e estou amando as aulas de direção e principalmente de superar o meu medo. Como podia ter medo de dirigir, se ainda nem tinha pego num volante??? Espero não ter medo de assumir a direção quando eu realmente estiver apta para tal…
      Obrigada por essas dicas maravilhosas e ensinamentos neste site!!!
      Anna, vc vai conseguir e muita coragem que estamos com vc!!!

    • Patrícia Oliveira

      Reply Reply 20 de julho de 2011

      Caro Fabiano, boa tarde!
      Você tem sido um anjo nas nossas vidas.
      Consegui melhorar muito o meu desempenho utilizando suas dicas.
      Meu problema é o seguinte: Sou habilitada há três anos, mas só agora comprei meu carro. Nesses três anos não pratiquei e agora senti dificuldades. Estou dirigindo com meu esposo me orientando. Já estou fazendo quase tudo direito, só tenho dificuldade em situações novas (que eu não havia vivenciado anteriormente) e também ainda não consigo passar as marchas com rapidez, mas consigo passá-las no momento certo, só falta um pouco mais de agilidade. Gostaria de saber se já é o momento de dirigir sozinha?
      Sinto-me segura, mas gostaria da opinião de um profissional.
      Agradeço a atenção!!!

    • eva

      Reply Reply 28 de julho de 2011

      me chamo eva e tenho habilitaçao a tres anos ja renovei duas vezes e falta renovar de novo penso as vezes que nao vou renovar mais pois carteira nao dirigi sozinha ne.tenho muito medo, o meu filho de treze anos dirigi sem medo, fico arrazada quando vejo, o que faço. me ajuda?

    • elaine prone

      Reply Reply 18 de agosto de 2011

      e quando tenho medo ,e pego um professor que nao tem paciensia e coloca muita;e ja sou muito nervosa oque eu faco;so tive duas aulas e ja to com vontade de desistir oque faco/////////

    • Sandra

      Reply Reply 8 de setembro de 2011

      Eu tirei a minha habilitação a mais de um mês, e levei 15 dias pra ter coragem de entrar dentro do carro, acho que esta coisa do exame do Detran deixa a gente muito nervosa e meio traumatizada, mas graças a Deus passei na segunda tentativa.
      Bom, não tenho um carro só meu, tenho usado do meu marido quando ele viaja a trabalho e graças a Deus é cambio automático, definitivamente eu odeio trocar marchas e usar a embreagem……
      Mas falando da minha situação, depois de 15 dias passados que peguei a minha PPD, levei 3 dias pra sair da garegem, fiquei dirigindo e manobrando o carro dentro da garagem (acho que os caras da segurança do meu prédio pensaram…. o que essa maluca fica dando voltas dentro da garagem????? heheheh), mas tive que fazer isso pra me acostumar com o carro que praticamente anda sozinho…… tão diferente do carrinho da auto-escola, a gente sofre muito pra tirar a habilitação, em todos os sentidos heheheheh
      Bom, saí da garagem….. primeiro eu tinha medo de não conseguir subir a rampa da garagem, bobagem pois como o carro não tem marcha é só pisar no acelerador…… mas gente me deu uma coisa….. parecia que eu estava de novo na hora do exame do Detran…. na conversão saindo do meu prédio de cara recebí muitas buzinadas e por aí foi, fiz algumas bogagens, raspei a roda do carro no meio fio, bati de leve o retrovisor num carro parado e depois ao entrar no meu prédio…. foi cômico…..Isso que em momento algum passei de 40 Kh
      Mas fiquei feliz e pensei: um dia serei uma boa motorista e não cometerei essas bargeragens…..
      Ainda não levei ninguem comigo, ando pelas ruas aqui do bairro e nao pego de jeito nenhum o transito das Av. da Américas aqui no Rio….
      Mas sinceramente tenho medo de dirigir ou seria insegurança…. acho os dois mas não vou desistir não, podem buzinar que nem ligo…..
      Um grande abraço a todos e nunca devemos desistir, nem mesmo depois de cometer algum erro, pois os erros e a prática nos levam a perfeição!!!!!

    • lilia lopes

      Reply Reply 23 de setembro de 2011

      olá.meu sonho e aprender a dirigir;mais meu esposo já tentou várias vezes mim ensinar, mais eu gelo de tanto nervoso,tenho muito medo,e acabo desistindo,só em pensar em dirigir fico vendo acontecer coisas ruim.. oque eu faço? será que preçiso de ajuda.

    • marisol

      Reply Reply 26 de novembro de 2011

      Eu sempre tive vontade de aprender a dirigir,mas infelizmente nunca consegui,por causa do meu marido,que em vez de me apoiar,sempre me dizia,que eu ia bater o carro,que eu ia morrer,e quando resolvi entrar numa auto escola, ele me obrigou a desistir,imagine,por ciúmes só porque o instrutor era homem,fiquei muito decepcionada, hoje depois de muito anos,pretendo voltar a procurar uma auto escola e aprender a dirigir,pois já me separei do meu marido,e agora ninguém vai me impedir!

    • Andreia

      Reply Reply 3 de fevereiro de 2012

      Olá Instrutor!
      Eu peguei a minha carteira dia 10/01/12. Tenho saído no transito com meu marido, bom ele diz ter paciência, e até acho que tem, mas as vezes por ser iniciante me sinto um pouco tensa, na subida morre eu levanto o breque, na saída as vezes esqueço de baixar e morre novamente, ai vejo os carros me buzinando, bom consigo seguir, mas gostaria de ser melhor, fazer correto … e eu estou pegando pouco a pouco sabe, eu não tenho medo, amo, mas o que me deixa tensa é o fato de ainda não conseguir ter todo o controle, o que acha? O que me fará conseguir, todos me dizem é normal, …, meu marido me diz não eu tenho que aprender pois depois vou sair sozinha, não posso errar… total maridos são assim…Rsrsrs, mas como profissional gostaria de saber como posso melhorar, ou se só o tempo mesmo? Desde já agradeço, abraços!

    • elizangela

      Reply Reply 5 de março de 2012

      boa tarde? a escola da minha filha fica aqui no meu bairro mesmo mais em outra rua sera que posso pega o carro pra busca ela na escola sem a carteira.. estou ainda fazendo alto escola falta 2 aulas pra terminar pra fazer a prova .. vo me projudica .. o bom que vo treinando bgd

    • marinetesilveburger

      Reply Reply 7 de novembro de 2012

      Instrutor Fabiano preciso muito da sua ajuda.Aprendi a dirigir com 41 anos,tirei minha habilitação com 42,já fui a vários lugares(trãnsito)mais de uns anos pra cá eu estou com medo,só consigo dirigir com alguém ao meu lado,mesmo aquelas que não sabe dirigir as pessoas dizem que dirijo bem,mais tenho muito medo de fazer ladeira,só consigo quando é ladeirinha mais se for subida alta nem tento.Me ajude por favor fico frustrada de ter um carro e só andar de ônibus sempre fui corajosa,e não me conformo por terme tornado uma pessoa insegura.Um abraço!!!

    • maisa

      Reply Reply 16 de janeiro de 2013

      Bom fabiano hoje fiz meu primeiro exame e não passei,tenho muito medo de dirigir e tudo muito rapido estou em panico como fazer????

    • Joana

      Reply Reply 22 de fevereiro de 2013

      Ola eu tbm passo por esse tipo de problema …tenho muita vontade de sair sozinha dirigindo meu carro , ate ja sai algumas vezes mais agora eu regredi sei lá parei…isso ta me incomodando muitoo me sinto incapaz
      por favor me ajude … obrigada

    • Guilherme M.

      Reply Reply 27 de setembro de 2013

      Sou um dos poucos homens que admitem ter medo ou já haver tido medo de dirigir. Não é exclusividade das mulheres. Esse foi o principal entrave para eu não me matricular na autoescola logo após os dezoito anos. Muitos jovens não veem a hora de chegar na maioridade e conquistar o direito de guiar seus veículos. Mas há pessoas que deixam para tirar sua CNH mais tarde, devido a fatores como falta de dinheiro, de tempo disponível e, principalmente, medo de dirigir.
      Tenho 31 anos. Gostaria de sentir a autonomia de andar com meu veículo para onde eu quiser e a hora que eu bem entender, sem depender de horários de ônibus nem de juntar quantias em dinheiro para andar de táxi.
      Ainda tenho um pouco de medo, em subir ladeiras acentuadas ou parar em semáforos nesses aclives e não conseguir dar a partida com o carro sem ele descer para trás.
      Eu sei que muitas escolas são especializadas em alunos JÁ HABILITADOS que possuam MEDO DE DIRIGIR. Mas não é o meu caso, pois ainda não sou habilitado. Tentei seis vezes a prova prática, mas nunca consegui passar. Minha maior dificuldade é com a baliza.
      Quero ter, sim, minha sonhada CNH, mesmo que leve mais alguns meses para isso.
      Abraço e boa tarde.
      Guilherme M. – funcionário público – Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field