Como acabar com o medo de dirigir nas aulas de direção na auto escola?

Como acabar com o medo de dirigir nas aulas de direção na auto escola?

Aprender a Dirigir | Por: | 3 Comentários

Eu fiz minha 6ª aula de direção, eu até que comecei bem na segunda aula na auto escola e fiz rampa, na terceira ele já me levou para fazer baliza, estava animada gostando de dirigir, só que eu nunca dirigi na vida e comecei a cometer erros básicos, nem sempre me lembrava o que o instrutor falava, as vezes ele falava e eu não conseguia executar, mas ele não entendia sempre dando bronca e só me deixando mais nervosa, estou tendo dificuldades em curvas e na ultima aula fiz uma curva muito fechada e quase bati num carro parado, o instrutor me deixo arrasada, sai da aula tremendo e com vontade de desistir, eu não estava com medo agora estou tendo por causa do instrutor, eu queria saber se o que eu fiz foi muito grave proporcional a reação dele ou ele realmente exagerou, minhas principais dificuldades estão sendo as curvas, a troca de marchas que as vezes acabo colocando na errada, e atenção com a embreagem porque as vezes tiro o pé rápido demais..

Paloma - Cordeiropolis / SP

Olá Paloma, tudo bem? 2013 será um ano muito bom, com muitas dicas e já vou começar lhe dando algumas sugestões para melhorar a sua aula a acabar com este medo, ok?

Sobre o seu instrutor, acho legal você conversar com ele. Falar de como você está se sentindo com a forma e didática da sua aula. As vezes o instrutor nem sabe que o aluno está ficando com medo ao invés de aprender. Na maioria das vezes uma boa conversa resolve essa situação. Caso ele não mude, é melhor trocar de instrutor e para isso é só conversar na auto escola. Se ainda não resolver aí você procura outra auto escola.

Sobre as curvas a melhor coisa a se fazer é realizar esta manobra com velocidade reduzida. Se estiver de terceira marcha diminua a velocidade e reduza para a segunda marcha antes de executar a curva. Ao fazer a curva procure girar o volante devagar sem dar solavancos. A curva tem que ser suave e se prestar atenção a estes detalhes você fará uma boa manobra.

Sobre a embreagem você mesmo já mostrou a forma certa de fazer. Nunca deve soltar a embreagem rápido. Se fizer isso a ligação com o motor será forte dando solavancos no carro. Se isso acontecer no exame você perde ponto. Procure soltar a embreagem suave até o final, pois é um erro muito comum dos alunos soltar a embreagem devagar mas no final solta depressa.

Procure fazer isso que você se dará bem.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Wiliam
    7 de janeiro de 2013 às 21:40

    Um ótimo 2013 seu site é maravilhoso está me ajudando muito também estou fazendo aulas de volante nunca dirigi mas estou tranquilo um forte abraço Wiliam

  2. Rafaela
    7 de janeiro de 2013 às 7:25

    Meu processo da AUTO ESCOLA sera encerrado em março. Fiz as 20 aulas+ um pacote de 10 aulas. Tenho um medo e uma insegurança ,travo nao consigo aprender. NÃO ESTOU PREPARADA PARA FAZER A PROVA.

  3. ALESSANDRA
    2 de janeiro de 2013 às 18:13

    Instrutor Fabiano
    Um ano excelentecom tudo de bom e melhor que pode existir.
    Estou enviando essa mensagem paraagradecer. O seu site foi um achado super importante no meu processo de primeira habilitação, lia todos os seus comentario e fui levando para aulas, no final não deu outra: Passei no exame prático do Detran -SP e de primeira, coisa que eu não acreditava que aconteceria. Valeu por todas as dicas!!!

Deixe o seu comentário