Com reduzir de terceira para a segunda em uma subida sem deixar o carro morrer? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Com reduzir de terceira para a segunda em uma subida sem deixar o carro morrer?

Aprender a Dirigir | Por: | 8 Comentários

Olá, Fabiano. Gostaria de saber o seguinte. Se estou de terceira em uma reta, e em seguida pego uma subida, e o carro perde a força, querendo morrer, eu reduzo para segunda ? O que faço neste caso? Pois meu carro sempre morre quando faço isso . Desde já agradeço.

Regina - Santo André /SP

Olá Regina, tudo bem? Vou lhe explicar com detalhes como se portar diante dessa situação. É bem simples e você via ver que é bem tranquilo também.

Para entender bem isso é necessário compreender que cada marcha do carro corresponde a uma velocidade específica. Se você não coloca as marchas com a sua velocidade correspondente ocorrerá conflito entre a caixa de marcha e o motor podendo levar o carro a morrer.

Então você deve considerar que cada marcha tem de estar acionada na hora certa com a velocidade certa, ok? No seu caso você estava de terceira marcha em uma subida e consequentemente o carro perderá força em um determinado momento levando a velocidade cair. Quando você perceber que a velocidade está caído você precisa fazer a redução. Dessa forma você irá colocar a marcha mais adequada para aquela velocidade.

Você deve fazer isso em qualquer situação e não somente da terceira para a segunda. E em qualquer marcha. Se ela não está sendo suficiente para manter o carro com a mesma força é preciso reduzir. E você deve fazer isso imediatamente quando perceber que a força está diminuindo. Se demorar a velocidade irá cair muito e a marcha que você colocar não será mais a compatível com a velocidade. Por isso do seu carro morrer sempre.

Esse procedimento tem de ser rápido bem na hora em que percebe que a força está caindo. Treine isso e você não terá mais problemas com redução de marchas. Sempre lembre também de soltar a embreagem devagar e com o carro em movimento. Você não pode deixar o carro parar ou cair muito a velocidade se não dá errado mesmo.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Ana Colle
    9 de fevereiro de 2013 às 20:25

    Olá Fabiano
    Se o carro morrer em plena auto-estrada, por ex. a 70 km/h e eu não conseguir remediar antes a situação, o que é que eu faço?...já me aconteceu num exame de condução. O carro quase parou e quase éramos abalrroados por um camião gigante que vinha atrás de nós. A sorte foi que aconteceu no exame e o instrutor interviu....e, claro, chumbei.Agora tirei a carta à pouco tempo e ainda não fui para a auto-estrada, não tenho prática e sinto-me ainda bastante insegura a conduzir e tambem arranco mal.
    Obrigada e cumprimentos

  2. ana lucia
    9 de fevereiro de 2013 às 12:02

    eu conseguir tira minha carteira de abilitaçao.mais ainda tenho medo no transito,quando o meu marido esta do meu lado ele começa agritar com migo air que fico ainda mais nervosa,nao pratico muito ,ele nao tem confiança em mi dar o carro , nao como devo deixar de ser nervosa ...me ajude professor fabiano

  3. Luana
    9 de fevereiro de 2013 às 10:25

    Bati meu carro ontem... meu automático novinho e hoje estou com dor no estômago só de lembrar em pegá-lo de novo. Bati no estacionamento e detonei as duas portas. O estouro foi tão forte que pensei haver estourado todos os vidros. Como conseguir segurança novamente? Paguei o maior mico!

  4. eva de sousa nascismento
    31 de dezembro de 2012 às 0:05

    boa noite fabiano
    eu já dirigo já tenho a minha carta mas ainda não cei retuzir da terceira p segunda tenho muito medo vou passar da terceira p segunda passso p quarta o medo não é de dirigir mas de passsar a macha o que fezer eu vi o seu vidio mas eu só difici de acimilar as coisas não comcigo dar ré não tenho nosão, preciso de ajuda

  5. melina
    12 de novembro de 2012 às 20:15

    No caso acima, fiquei um pouco confusa...Se estou em 3ª e na subida o carro perde velocidade, eu nao deveria acelerar mais?

  6. Edinalva
    28 de outubro de 2012 às 16:25

    Fabiano,
    tenho carteira de habilitação há 22 anos e não consigo dirigir, tenho muito medo,na auto escola é a terceira vezes que eu treino mais o medo continua, fico insegura no transito, acho que o espaço não vai dar pra passaro,esqueço das marchas,perco a noção do volante, em termo de espaco.
    o que fazer, mim ajude por favor.

    aguardo
    Edinalva

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:46

      Edinalva, você pode comprar o Kit disponível aqui no blog http://euquerodirigir.com/kit-aprenda-dirigir/. Outra coisa que você pode fazer é praticar. Isso lhe dará mais segurança no seu dia a dia.

    • Adriana
      8 de fevereiro de 2013 às 8:52

      Edinalva eu tb tinha carteira a mais de 10 anos, já havia dirigido mas depois que tive meu filho fiquei muito tempo parada e tive sindrome do pânico quando pensava em pegar no volante do carro. Amiga é assim mesmo, mas nós que temos que encarar isso, pensar que se muita gente dirige por que nós não? Se eu posso vc pode tb. O segredo é você sempre praticar nas ruas próximas de casa, quando vc eta na direção vc sentirá que faz parte do carro e do fluxo do trânsito.Eu comecei a fazer uma oração antes de ligar o carro e isso me deu segurança por que acreditava que os anjos estavam comigo ali. Claro, não será os anjos que irão dirigir, mas o fato é, você dirigindo cuidadosamente e com sensação que Deus esta te protegendo, isso é maravilhoso por que cada dia você terá mais e mais segurança no voltante. Somos responsáveis e cuidadosas, mais que os homens que são abusados. Nunca levei multa e nunca causei acidentes. Confie em vc e confie em Deus, ok? Leia sempre esses artigos do Fabiano, eles sempre me tiraram algumas dúvidas e tb me confirmaram que eu estava fazendo o certo. Beijos, boa sorte

Deixe o seu comentário