Com quanto tempo uma pessoa fica boa no volante sem cometer erros? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Com quanto tempo uma pessoa fica boa no volante sem cometer erros?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá instrutor Fabiano, tudo bem? O meu problema é o seguinte. Tirei minha habilitação dia 09 de julho de 2012 e desde então dirijo o carro do meu marido. Não tenho medo de transito e já dirigi em transito pesado,  já peguei congestionamento, tudo que um motorista enfrenta. Mas como sou nova no trânsito as vezes erro marcha outras vezes reduzo marcha quando não esta na hora e até deixo o carro morrer de vez enquando. O que eu quero saber é o seguinte: eu já teria que ser uma boa motorista, ter desenvoltura no transito, já ter experiência? Estou pergunatando isso por que meu marido fica me criticando dizendo que não dou conta de dirigir. Gostaria de saber com quanto tempo de habilitação uma pessoa fica boa no volante sem erros? Aguardo sua resposta. E agradeço desde já.

Janete - Goiania /GO

Olá Janete! Você pergunta quanto tempo uma pessoa fica boa no volante sem cometer erros. A resposta é NUNCA! Isso mesmo que você leu. Nunca!!! Mesmo que a pessoa tenha muitos anos de volante cometerá erros. Não existe motorista perfeito. O que pode acontecer é você ficar experiente e errar menos mas sem erros jamais.

Vou lhe dar algumas dicas que poderão lhe ajudar nas suas dúvidas. Em primeiro lugar, sobre as marchas, você precisa entender a finalidade e como executar. Se entender esse conceito fica tudo mais fácil.

Você precisa saber que cada marcha possui uma velocidade específica. Você não pode estar de terceira marcha com a velocidade de primeira ou de segunda. Você precisa casar a velocidade com a marcha correspondente. Vamos entender melhor. Se você está de terceira e irá fazer uma conversão, por exemplo, terá que reduzir a velocidade para não entrar muito forte na curva não é mesmo? Então se você reduz a velocidade você precisa sair da terceira e colocar a marcha anterior que no caso é a segunda. Primeiro você coloca o carro na velocidade certa e então coloca a marcha quando tudo estiver pronto: velocidade e marcha casadas.

O contrário também acontece assim. Se você entrou na curva e quer aumentar a velocidade do carro você precisa acelerar para dar impulso no veículo. Depois que você acelerou a velocidade aumentou e não pode mais ficar de segunda. Você precisa colocar uma marcha maior que no caso é a terceira. Pense e aja sempre assim. Você perceberá como tudo funciona e não terá mais problema com isso, apesar de poder cometer erros, algo que é super normal.

Sobre deixar o carro morrer procure utilizar a técnica do ponto da embreagem ao arrancar o veículo. Com a primeira marcha e o pé no freio e embreagem, vá soltando a embreagem devagar até sentir uma trepidação (tremidinha). Quando sentir pare o pé esquerdo na posição onde começou a trepidação. Solte então o freio e acelere um pouco para dar força. Em seguida vá soltando a embreagem devagar para colocar o veículo em movimento.

Vá praticando pois só assim você terá uma melhora positiva.

Sobre o seu marido, não fique com raiva dele. É a forma dele expressar uma preocupação com você. Procure se concentrar quando estiver dirigindo e aprenda a não deixar se abater com algumas críticas. Se errar, continue dirigindo como se nada tivesse acontecido e procure evitar da próxima vez. Isso dá certo.

Olha, um grande abraço para você e muito sucesso.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. elny
    4 de novembro de 2012 às 20:47

    tirei minha habilitação a quase um ano,mais morro de medo de dá a ré pois me confundo toda com o lado que devo fazer o giro e ainda não consegui estacionar entre dois carros morro de medo o que fazer pra
    perder o medo e fazer esses procedimentos sem nervossismo.
    obrigado mais uma vez esse site ajuda muitas pessoas a entenderem melhor esse bicho de sete cabeças que fazemos por medo e insegurança.

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:26

      Olá Elny! Você tem que praticar. Vejas as dicas aqui no blog pois irão lhe ajudar muito. Abraços.

  2. Barbara
    1 de novembro de 2012 às 21:48

    ola instrutor fabiano tenho uma grande duvida sobre redução para convergir por favor se puder me ajude. Na auto escola aprendi que para convergir, primeiro temos que diminuir a velocidade passar para a segunda e em seguida convergir. Depois que tireia carteira nao consigo fazer assim pois quando vou fazer como aprendi na auto escola o carro da uma brecada comigo como se eu tivesse freiado bruscamente. Comedo do carro da essa brecada eu redubem a velocidade apos convergir que eu reduzo para a segunda depois acelerando novamente passo para a terceira mas desse jeito esta errado. Me de uma dica de como fasso igual eu aprendi na auto escola e por que o carro da essa brecada sera que é porque solto a embreagem rapido por favor me ajuda.

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:36

      Olá Barbara, isso acontece pois você não reduz o suficiente. A velocidade ainda está alta para a marcha que pretende reduzir. Tente reduzir mais a velocidade na hora da redução.

  3. Barbara
    1 de novembro de 2012 às 21:38

    Olá Janete! não desista pois ninguem é perfeito, tenho dois meses de carteira e ainda cometo erros mas continuo praticando. Praticando iremos lonje . nao desista.

  4. Bernardo Oliveira
    1 de novembro de 2012 às 16:06

    Instrutor fabiano, enviei recentemente uma duvida relatando especificamente a minha dificuldade que eu estava enfrentando e ainda não obtive resposta, só pra constar e recapitular é sobre os ''retrovisores'' e ''referência de distância'', sempre acompanho o seu Site e acho sua atitude e iniciativa em ajudar o próximo simplesmente brilhante e muito bacana, Portanto espero que a minha duvida e relato seja respondida em virtude do exame que se aproxima e não quero repetir os mesmos erros novamente, nem quero cogitar essa hipótese!

    abraço!

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:39

      Sobre os retrovisores você precisa olhar com bastante frequência. No exame isso é fundamental. Olhe sempre após sinalizar com as setas, ao passar marchas e também ao parar. Sobre referência de distância você pegará mais com o tempo. Para a prova confie na sua noção e procure ficar afastado dos carros.

Deixe o seu comentário