Carro estacionado deve ficar engatado na primeira marcha ou no neutro? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Carro estacionado deve ficar engatado na primeira marcha ou no neutro?

Aprender a Dirigir | Por: | 14 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Professor, Estaciono meu carro em minha garagem plana e automaticamente por segurança deixo o carro engatado em primeira, com freio de mao. Qual é o correto ? Engatado ou desengatado. Pergunto pois minha esposa pegou o carro após eu ter estacionado , nao desengatou e ao dar a partida bateu no muro da casa , e discute comigo que "carro na garagem deve ficar desengatado" .. e a culpa é toda minha .. obrigado por sua ajuda!!

Guillermo - Fortaleza / CE

Olá Guilhermo, tudo bem? Obrigado pela sua dúvida enviada. Quero aproveitar e mandar um grande abraço para todos os cearenses do nosso Brasil! Vamos ver se consigo lhe ajudar.

Em primeiro lugar, tente ficar bem com sua esposa pois carro a gente arruma. Agora arrumar uma relação já é mais complicado. Peço que não use meu argumento aqui para brigar com ela. O importante é vocês se acertarem e ficarem bem.

Então vamos a resposta. Todo carro estacionado deve ficar engrenado e com o freio de mão acionado, mesmo se for em terreno plano. Quando digo engrenado é o carro com a primeira marcha engatada. Isso por causa de segurança pois se o carro fica no neutro, alguém pode encostar no mesmo e fazê-lo andar (mesmo com o freio de mão acionado!) causando acidentes com pessoas ou outros veículos.

Então o que deve ser feito ao ligar o carro? Sempre ao ligar o veículo a marcha deve estar no neutro. Então o motorista pisa na embreagem e no freio, tira o câmbio da primeira e coloca no neutro. Tira o pé da embreagem e permance com o pé no freio. Aí então liga o veículo. Esse procedimento deve ser feito mesmo em terreno plano, garagem, onde for.

Ligando o carro já engatado acontece o que você descreveu. Não use minha resposta para brigar com sua esposa. Realmente ela cometeu um erro ao não colocar a marcha no neutro mas isso pode acontecer com qualquer um. Agora carro nenhum estacionado deve ficar com a marcha no neutro, mas sempre com a primeira engatada.

Abraços,

Instrutor Fabiano

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo!

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Tiago M. Bevilaqua
    26 de setembro de 2013 às 19:07

    Segundo o instrutor, "alguém pode encostar no mesmo e fazê-lo andar (mesmo com o freio de mão acionado!)". Ou o freio de mão está desregulado ou é o Hulk que está encostando, melhor dizendo, empurrando. Deixar engrenado é o hábito da grande maioria, mas a razão que o instrutor deu ... num tá cum nada.

  2. lugre
    9 de dezembro de 2012 às 13:38

    em ponto morto, e na descida em ponto morto e sem o freio de mão. NÃO PUXE O FREIO DE MÃO EM UMA DESCIDA! pode prejudicalo, sempre tente encontrar uma pedra e colocar no pneu do carro pra ele não descer, fica a dica.
    abraços!!!

  3. arthur
    10 de novembro de 2012 às 11:24

    MAS VAI FAZER ISSO NUM EXAME DO DETRAN Eduardo Stella...O NEGOCIO É TER SEGURO E PRONTO...

  4. elizangela
    5 de março de 2012 às 21:04

    adorei tbm p eu estou na alto escola e ñ me falaram isso .. agora ja sei bgd adoro ler medo de dirigir apesar que eu ñ tenho medo .. mais é bom saber algo a mais ... boa noite

  5. wilton machado
    22 de fevereiro de 2012 às 13:45

    FANTÁSTICA A EXPLICAÇÃO!!
    PARABÉNSSSS!!!

  6. Laila Cristina
    19 de fevereiro de 2012 às 10:58

    PARABÉNS Fabiano,agora que eu passei no teste do DETRAN que eu estou maravilhada com seu site,não para "APRENDER PARA A PROVA" e sim PARA A VIDA...

  7. Renan
    25 de janeiro de 2012 às 12:30

    Boa tarde Instrutor, um detalhe que gostaria de saber é:
    Se a area que estacionamos o carro é plano, devemos engatar a primeira marcha. E se for em area com declive? Deveria ser engatado a ré? ou tambem é a 1ªmarcha?
    Aguardo resposta.. Obrigado pela atenção.

  8. Eduardo Stella
    17 de outubro de 2011 às 12:26

    Ei .... deixar engatado? Isso é um péssimo expediente pois no menor tranco que outro motorista fizer no seu veículo, pode comprometer a caixa de mudanças e o custo ficará nas alturas.

    O correto é parar e puxar o freio de mão. Ponto final!

    Caso seja um aclive muito grande, esterçar toda a direção para a direita e no caso de declive virar tudo para a esquerda afim de evitar que o veículo se movimente com as rodas travadas na guia. Óbvio que sem esquecer do freio de mão bem puxado!

  9. RIRI
    4 de setembro de 2011 às 16:09

    OLÁ PESSOAL BOA TARDE!EU FIZ 40 AULAS NA AUTO ESCOLA TEM UNS TRES MESES QUE TIREI A CARTEIRA,ANTES EU NUNCA TINHA DIRIGIDO,PORE´M COM AS AULAS EU FIQUEI COM DÚVIDAS EM ALGUMAS COISAS E COM MEDO,DEPOIS EU RESOLVIR SAIR SOZINHO DE CARRO E ANDEI NO CENTRO DE BELO HORIZONTE TODO,HOJE SINTO MAIS SEGURO SEM DÍVIDAS NÃO TENHO MAIS MEDO DE SAIR SOZINHO COM O CARRO

  10. matheus
    24 de agosto de 2011 às 6:35

    fabiano, se ao acelerar o carro e soltar a embreagem rapidamente, quais são os prejuísos?

  11. lourdes
    17 de agosto de 2011 às 13:15

    fabiano a que serve o ponto morto

  12. bruno
    14 de agosto de 2011 às 15:46

    e ninguém me avisou isso na auto-escola..

  13. Marcos Tony
    13 de agosto de 2011 às 22:00

    Ainda não sei dirigir, mas a pouco, pesquisando no Google sobre 'dirigir caminhão', fui direcionado a videos do You tube e, lá, descobri um video seu ensinando a trocar marcha. No video, tem o link do blog. Não sabe como fiquei feliz por descobrir, achar um espaço tão bom e útil. Parabéns, cara! Sua iniciativa é maravilhosa. Tenho muitas dúvidas a perguntar, mas deixarei pra depois...

  14. Guinho
    10 de agosto de 2011 às 16:25

    Bela explicação!! O interessante é toda a preocupação do professor em evitar uma discussão entre o casal! hehe...
    10 D+!

Deixe o seu comentário