Carro estacionado deve ficar engatado na primeira marcha ou no neutro? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso liberado.

Carro estacionado deve ficar engatado na primeira marcha ou no neutro?

Aprender a Dirigir | Por: | 9 ago 2011 | 14 Comentários

Professor, Estaciono meu carro em minha garagem plana e automaticamente por segurança deixo o carro engatado em primeira, com freio de mao. Qual é o correto ? Engatado ou desengatado. Pergunto pois minha esposa pegou o carro após eu ter estacionado , nao desengatou e ao dar a partida bateu no muro da casa , e discute comigo que "carro na garagem deve ficar desengatado" .. e a culpa é toda minha .. obrigado por sua ajuda!!

Guillermo - Fortaleza / CE

Olá Guilhermo, tudo bem? Obrigado pela sua dúvida enviada. Quero aproveitar e mandar um grande abraço para todos os cearenses do nosso Brasil! Vamos ver se consigo lhe ajudar.

Em primeiro lugar, tente ficar bem com sua esposa pois carro a gente arruma. Agora arrumar uma relação já é mais complicado. Peço que não use meu argumento aqui para brigar com ela. O importante é vocês se acertarem e ficarem bem.

Então vamos a resposta. Todo carro estacionado deve ficar engrenado e com o freio de mão acionado, mesmo se for em terreno plano. Quando digo engrenado é o carro com a primeira marcha engatada. Isso por causa de segurança pois se o carro fica no neutro, alguém pode encostar no mesmo e fazê-lo andar (mesmo com o freio de mão acionado!) causando acidentes com pessoas ou outros veículos.

Então o que deve ser feito ao ligar o carro? Sempre ao ligar o veículo a marcha deve estar no neutro. Então o motorista pisa na embreagem e no freio, tira o câmbio da primeira e coloca no neutro. Tira o pé da embreagem e permance com o pé no freio. Aí então liga o veículo. Esse procedimento deve ser feito mesmo em terreno plano, garagem, onde for.

Ligando o carro já engatado acontece o que você descreveu. Não use minha resposta para brigar com sua esposa. Realmente ela cometeu um erro ao não colocar a marcha no neutro mas isso pode acontecer com qualquer um. Agora carro nenhum estacionado deve ficar com a marcha no neutro, mas sempre com a primeira engatada.

Abraços,

Instrutor Fabiano

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo!


Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso imediato

Sobre o Autor


...

Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Guinho
    10 de agosto de 2011 às 16:25

    Bela explicação!! O interessante é toda a preocupação do professor em evitar uma discussão entre o casal! hehe...
    10 D+!

  2. Marcos Tony
    13 de agosto de 2011 às 22:00

    Ainda não sei dirigir, mas a pouco, pesquisando no Google sobre 'dirigir caminhão', fui direcionado a videos do You tube e, lá, descobri um video seu ensinando a trocar marcha. No video, tem o link do blog. Não sabe como fiquei feliz por descobrir, achar um espaço tão bom e útil. Parabéns, cara! Sua iniciativa é maravilhosa. Tenho muitas dúvidas a perguntar, mas deixarei pra depois...

  3. bruno
    14 de agosto de 2011 às 15:46

    e ninguém me avisou isso na auto-escola..

  4. lourdes
    17 de agosto de 2011 às 13:15

    fabiano a que serve o ponto morto

  5. matheus
    24 de agosto de 2011 às 6:35

    fabiano, se ao acelerar o carro e soltar a embreagem rapidamente, quais são os prejuísos?

  6. RIRI
    4 de setembro de 2011 às 16:09

    OLÁ PESSOAL BOA TARDE!EU FIZ 40 AULAS NA AUTO ESCOLA TEM UNS TRES MESES QUE TIREI A CARTEIRA,ANTES EU NUNCA TINHA DIRIGIDO,PORE´M COM AS AULAS EU FIQUEI COM DÚVIDAS EM ALGUMAS COISAS E COM MEDO,DEPOIS EU RESOLVIR SAIR SOZINHO DE CARRO E ANDEI NO CENTRO DE BELO HORIZONTE TODO,HOJE SINTO MAIS SEGURO SEM DÍVIDAS NÃO TENHO MAIS MEDO DE SAIR SOZINHO COM O CARRO

  7. Eduardo Stella
    17 de outubro de 2011 às 12:26

    Ei .... deixar engatado? Isso é um péssimo expediente pois no menor tranco que outro motorista fizer no seu veículo, pode comprometer a caixa de mudanças e o custo ficará nas alturas.

    O correto é parar e puxar o freio de mão. Ponto final!

    Caso seja um aclive muito grande, esterçar toda a direção para a direita e no caso de declive virar tudo para a esquerda afim de evitar que o veículo se movimente com as rodas travadas na guia. Óbvio que sem esquecer do freio de mão bem puxado!

  8. Renan
    25 de janeiro de 2012 às 12:30

    Boa tarde Instrutor, um detalhe que gostaria de saber é:
    Se a area que estacionamos o carro é plano, devemos engatar a primeira marcha. E se for em area com declive? Deveria ser engatado a ré? ou tambem é a 1ªmarcha?
    Aguardo resposta.. Obrigado pela atenção.

  9. Laila Cristina
    19 de fevereiro de 2012 às 10:58

    PARABÉNS Fabiano,agora que eu passei no teste do DETRAN que eu estou maravilhada com seu site,não para "APRENDER PARA A PROVA" e sim PARA A VIDA...

  10. wilton machado
    22 de fevereiro de 2012 às 13:45

    FANTÁSTICA A EXPLICAÇÃO!!
    PARABÉNSSSS!!!

  11. elizangela
    5 de março de 2012 às 21:04

    adorei tbm p eu estou na alto escola e ñ me falaram isso .. agora ja sei bgd adoro ler medo de dirigir apesar que eu ñ tenho medo .. mais é bom saber algo a mais ... boa noite

  12. arthur
    10 de novembro de 2012 às 11:24

    MAS VAI FAZER ISSO NUM EXAME DO DETRAN Eduardo Stella...O NEGOCIO É TER SEGURO E PRONTO...

  13. lugre
    9 de dezembro de 2012 às 13:38

    em ponto morto, e na descida em ponto morto e sem o freio de mão. NÃO PUXE O FREIO DE MÃO EM UMA DESCIDA! pode prejudicalo, sempre tente encontrar uma pedra e colocar no pneu do carro pra ele não descer, fica a dica.
    abraços!!!

  14. Tiago M. Bevilaqua
    26 de setembro de 2013 às 19:07

    Segundo o instrutor, "alguém pode encostar no mesmo e fazê-lo andar (mesmo com o freio de mão acionado!)". Ou o freio de mão está desregulado ou é o Hulk que está encostando, melhor dizendo, empurrando. Deixar engrenado é o hábito da grande maioria, mas a razão que o instrutor deu ... num tá cum nada.

Deixe o seu comentário