Arrancar o carro no semáforo sem deixá-lo morrer.

Ola instrutor Fabiano!!!
Geralmente quando páro no sinal vermelho e o sinal abre quando tento arrancar o carro morre.  O meu instrutor diz que devo soltar a embreagem até o meio e acelerar um pouco, mas nem sempre dar certo.  Nao funcionaria se antes de soltar a embreagem eu acelerace? Nao aguento masi as explosoes do meu instrutor. Ele sempre diz que brasileiro nao sabe diirigir kkkk

Cristina.

Olá Cristina! Tudo joia?

Pelo jeito da sua pergunta você não está no Brasil, não é mesmo? Bom um instrutor de verdade não pode explodir com o aluno. A primeira dica que lhe dou é não aceitar isso. Você está pagando e merece toda atenção e compreensão do seu instrutor. Tem muito instrutor excelente, paciente e educado que  pode lhe dar aula, ok?

Sobre a sua pergunta, é completamente normal isso acontecer com você pois está aprendendo. O que você deve fazer é executar o ponto da embreagem segundos antes do sinal abrir. Quando o sinal abrir acelere um pouquinho e vá soltando a embreagem devagar. Você verá que o carro irá sair numa boa.

Com o tempo você fará isso mais rapidamente como qualquer motorista. Tente praticar isso com esta dica.

E volto a lhe dizer. Não aceite as explosões do seu “instrutor”. Uma coisa é chamar a atenção e corrigir o aluno. Outra coisa é gritar. Ninguém aprende assim.  Qualquer coisa procure um instrutor de verdade onde você mora.

Espero ter lhe ajudado.

Um forte abraço,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Como parar o carro sem deixá-lo morrer.
  • Como fazer uma parada regulamentar na subida sem deixar o carro morrer
  • Para a arrancar com o carro em uma descida é o mesmo procedimento que arrancar na reta?
  • No semáforo ponho a primeira ou ponto neutro?
  • Como arrancar o carro? Não estou conseguindo! Me ajude!
  • Dificuldades para arrancar o carro
  • Como arrancar o carro em uma ladeira?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    40 Comments

    • Cléo

      Reply Reply 19 de fevereiro de 2010

      Estou com muita dificuldade de fazer a baliza e lateira, vc pode me dar algumas dicas para eu fazer direitinho??? por favor passo a passo!!! abraços… Fortaleza CE

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 20 de fevereiro de 2010

        Treine bastante o controle de embreagem. Quando estiver segura, a sua baliza ficará melhor.

    • Mah

      Reply Reply 15 de março de 2010

      Olá Fabiano,tdo bem??
      Eu conseguir tirar minha carteira em dezembro/2009 no entanto após isso todas as tentativas de dirigir foram fracassadas pois sempre fiz algo de errado e “detalhe” estava dirigindo com meu esposo ao lado e ele não admite um erro sequer.
      Outro dia tente tirar o carro da garagem sozinha,já que ele não estava em casa,no entanto desisiti assim que entrei no carro.
      Qual sua sugestão?? Devo voltar a fazer aulas com profissionais,mesmo ja tendo minha carteira??
      Obrigada!!

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 16 de março de 2010

        Olá Mah,

        Fazer algumas aulas com o seu antigo instrutor é uma boa pedida. Agora o foco das aulas será outro e com certeza terá resultados.

        Abraços,

        Instrutor Fabiano.

    • bono

      Reply Reply 29 de março de 2010

      ola fabiano tirei minha carteira recente e ainda tenho medo de dirigir como faco pra perder esse medo por favor me ajude

    • AUDY

      Reply Reply 21 de abril de 2010

      MEU INSTRUTOR PEDE PARA EU FAZER RETORNO PEQUENO, GRANDE ETC.. UM INSTRUTOR DE MINAS MANDOU ISSO PARA MEU INSTRUTOR …

      ,, OLA, RAPAZ VC ESTA FAZENDO MANOBRAS ERRADAS E PERIGOSAS O PERMITIDO DE UMA RÉ, SO NO MAXIMO 15 METROS, VC ESTA DANDO UMA RE NA PREFERENCIAL E ENTRANDO DE RÉ NA SECUNDARIA ATRAPALHANDO O TRANSITO, COMO PODE, LEIA O CTB… E A RES.50.
      NAO PODE… O Q É ISSO…?,,
      o que eu faço quem esta correto?
      obg…

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 21 de abril de 2010

        Não entendi sobre retorno pequeno e retorno grande. Explique com mais detalhes para que eu possa lhe ajudar.

    • AUDY

      Reply Reply 22 de abril de 2010

      nao sei onde vc mora, mas aqui no ceara existe 2 tipos de retorno. retorno de esquina pequeno e retorno de esq. grande, o detran aqui no ceara exige…
      vc nao conhece?? sei q muda muita coisa de um estado pra outro, mas se vc
      procurar no you tube vc vai v como é http://www.youtube.com/watch?v=wE-VhdN-C0Q&NR=1 esse é o retorno pequeno e tb tem o grande. http://www.youtube.com/watch?v=iz-XOvWLa48… da uma olhada e tira minha duvida, eu sei que o DETRAN exige mas isso é correto…?????????
      obg.

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 22 de abril de 2010

        Bom, na minha opinião não percebi a diferença entre retorno pequeno ou retorno grande. São muitos parecidos e entre os dois retornos eu achei a mesma coisa. Não vou entrar no mérito se é certo ou errado. O que acho é que se é cobrado no seu estado, tente aprender dessa forma.

    • Maria Amelia

      Reply Reply 25 de abril de 2010

      Prof. tirei minha carteira mas tenho problema na perna e gostaria de comprar um fox com cambio automatizado, mas liguei na volks daqui e eles nao tem e tb nao estao sabendo como ele funciona numa subida-parada-ja que nao tem embreagem para fazer a rampa. Pisa no freio e acelera mas nao vai voltar?

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 26 de abril de 2010

        Bom, o mais correto é conversar com a concessionária que vende este tipo de veículo. Não sou instrutor capacitado a ensinar deficientes físicos, por isso lhe oriento a falar com a concessionária e verificar as especificações do veículo em questão. Eles poderão tirar as suas dúvidas. Na minha opnião, a adaptação será de acordo com a sua necessidade. Sobre o controle de embreagem neste caso eu realmente não saberia lhe dizer neste momento, mas vou pesquisar, ok?
        abraços.

    • Sophia Palha

      Reply Reply 14 de maio de 2010

      olá instrutor Fabiano
      fiquei encantada com o seu site, gostaria de saber em que cidade você dá aulas. Moro no Rio de Janeiro e meu instrutor não tem a mínima paciência, depois vê que pegou pesado e fica me consolando, que tudo é assim mesmo, mas sem esquecer de dizer também que as coisas que aprendo entram e saem da minha cabeça parecendo fumaça. Acho que ele me acha retardada. Tive as primeiras aulas num local tranquilo, sem trânsito, mas devido a minha dificuldade ele resolveu mudar de tática e passou a me colocar nas ruas direto, pra eu “pegar na marra”. A primeira vez tive até taquicardia e tudo “virou fumaça” mesmo, esqueci até como fazer uma curva e cheguei a trocar os pedais, foi um desastre (quer dizer, no sentido figurado, graças a Deus). Também pudera, ele me levou para uma rua barra pesada, perto de morro e área de risco, que normalmente evito, imagine guiando um carro como aprendiz! pensei até em desistir de tudo, mas navegando pela internet tenho encontrado coisas maravilhosas como este site que ajudam bastante. Não vou desistir!

    • Joana Darc Pereira

      Reply Reply 26 de maio de 2010

      Querido instrutor Fabiano meu nome e Joana estou tirando carteira b porque na minha casa tem 3 carros e ando de bike com minha filha to na aula 5 ainda estou achando muito dificil ante tinha medo agora prdi mas nao consigo parar sem apagar e outras coisas sei que tudo depende de mim escrevo so pra ter um apoio mesmo um incentivo tenho fe em Deus que vou conseguir mil bjossss

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 26 de maio de 2010

        Com certeza você vai conseguir. É preciso perseverança e pelo que vi em você, já tem de sobra.
        Abraços.

    • nilde marques

      Reply Reply 5 de junho de 2010

      ola gostaria de saber um pouco sobre as dicas como fazer ladeiras balizza retorno pequeno e retorno grande tenho dificuldade um grande abraco

    • valeria

      Reply Reply 14 de junho de 2010

      Olá, parabéns pelo site. Tenho 3 meses de carteira, no começo não conseguia tirar, nem colocar o carro na garagem e muito menos sair sozinha. Bem já evolui um pouco, já consigo entrar e sair com o carro na garagem e andar sozinha. Mas não significa que já posso sair por ai. Em algumas situações “geralmente quando preciso parar numa subida” quando tem que sair com o carro ele morre e só Deus pra conseguir me tirar dali, pois as vezes não consigo de primeira, outra coisa também são as trocas de marcha, nunca sei quando devo reduzir, então faço assim toda vez que diminuo a velocidade, reduzo uma marcha exemplos: passar em lombadas, passar em buracos, andar atrás de carro lento, fazer uma curva. Peço ajuda ao meu marido e ele fala que não precisa reduzir toda hora, quando peço pra ele andar comigo para me orientar, SEMPRE volto pra casa arrasada e chorando,e jurando nunca mais pedir a ajuda dele, pois ele não tem paciência, acha que tenho que saber tudo como ele sabe, mas acontece que ele já tem muito anos de habilitação e eu acabei de tirar, tenho muita insegurança ainda. Descupe o desabafo, se tiver como me ajudar. Um forte abraço!

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 14 de junho de 2010

        Olá Valéria,
        O mais importante você já conseguiu, que é a habilitação. Agora a esta experiência é só com a prática mesmo. Não fique chateada com o seu marido. No fundo ele quer lhe ver dirigindo cada vez melhor. Tente olhar por este lado, ok? Abraços e continue nesta caminhada.

        • FABIANA

          Reply Reply 20 de janeiro de 2012

          OLÁ VALERIA!EU TAMBÉM TIREI CARTEIRA A POUCO TEMPO,E COMO VC MEU MARIDO TAMBÉM ME CHIGA QUANDO DIRIGE COMIGO,TAMBÉM JA CHOREI COMO VC ME SENTINDO UMA INÚTIL,MAS AI VAI UM DICA QUANDO DIRIGIR ESQUEÇA QUE ELE ESTA DO SEU LADO,DIRIJA DA FORMA QUE VC APRENDEU,VC VAI VE RQUE COM O TEMPO VC VAI ADQUIRIR MAIS CONFIANÇA EM VC E ELE VAI PARAR DE PEGAR NO SEU PÉ.

          • Adriana

            Reply Reply 10 de fevereiro de 2013

            Olá Valéria…quando li seu post pensei que vc tava falando de mim…***…é difícil neh…mas vou seguir o conselho da Fabiana!
            Fabiano adorei o site…parabéns…tô aproveitando muito as dicas !!

    • SAMARA

      Reply Reply 26 de junho de 2010

      OLÁ!TIREI CARTEIRA TEM UNS DOIS ANOS,MAS AGORA QUE COMPREI UM CARRO.TIREI CARTEIRA DE PRIMEIRA, MAS TO COM MT MEDO DE DIRIGIR TENHO MEDO DE DEIXAR O CARRO MORRE,JA PERCEBI QUE DIRIGO MELHOR QUANDO ESTOU SOZINHA ATE PEGUEI UMA AULA COM MEU ANTIGO INSTRUTOR AI ELE FALOU QUE ESTOU OTIMA MAS ME SINTO MT INSEGURA O QUE EU FAÇO?

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 27 de junho de 2010

        Isso é só com a prática. Começe em pequenas distâncias, como ir até a padaria do seu bairro. Com o tempo, comece ir até um outro bairro, etc. Com o tempo você ganhará mais confiança.

    • izabel

      Reply Reply 5 de julho de 2010

      Gostaria que vocês mandasse umas dicas de sinais de mão,braços etc.

    • JAQUELINE

      Reply Reply 14 de julho de 2010

      OLA FABIANO ,

      tIREI MINHA CARTEIRA EM OUTUBRO DO ANO PASSADO, ME SINTO MUITO INSEGURA POIS TD HORA QUE TENTO SAIR COM O CARRO DEIXO O CARRO MORRER NO CRUZAMENTO ENTÃO FICO DESISPERADA POIS OS OUTROS CARROS COMEÇAM A BUZINAR E ME ULTRAPASSAR, GOSTARIA DE UMA AJUDA SUA PARA NÃO DIXAR O CARRO MORRER MAIS !!!!!!
      oBRIGADA

    • isabel

      Reply Reply 21 de julho de 2010

      ola fiz aulas de doreção ,reprovei tres vezes ,no final acabei trocando de auto escola . aé agora ñ tive resposta se o delegado assinou a transferencia iss ja faz quase um mes estou desanimada bjs.

    • pablo

      Reply Reply 23 de julho de 2010

      tenho um carro estou com 19 anos so que o meu carro quando ligo tenho que ficar controlando o acelerador porque se ligar e fica no freio ele morre não tenho condicão de ficar com a embreagem do jeito na video aula mostrada no youtube

    • ROSEANE

      Reply Reply 28 de julho de 2010

      Instrutor Fabiano, agradeço desde já pelos esclarecimentos que faz no site. Estou na terceira aula, tenho- claro- muitas dificuldades, mas sei que poderei superá-las através de técnicas corretas. O que me preocupa é que começo a tremer quando estou no comando- e olhe, que nem fui pra rua ainda!-é como se eu fosse incapaz de guiar, tenho medo de dar um piripaque e perder os comandos e sair louca pelo mundo. Pode uma coisa dessas? Tem jeito para mim? Tenho medo de estar desenvolvendo uma fobia.

      Agradeço desde já, e parabéns pela boa-vontade de nos ajudar…

      Abraços,
      Roseane.

    • Solano

      Reply Reply 19 de agosto de 2010

      PARA QUEM TIROU CARTEIRA, MAS CONTINUA COM MEDO DE DIRIGIR:

      Nas cidades maiores existem auto-escolas especializadas em treinamento para condutores habilitados. Parece estranho, mas é verdade. É uma ótima opção para quem ficou muito tempo sem dirigir, ou que tem pânico de pegar no volante.
      Mulheres cujo marido fica dando bronca: troquem de marido ou ponham eles para pilotar fogão e fiquem do lado dando esporro de gritando com eles, como eles fazem com vocês!

    • daicy xavier da silva

      Reply Reply 1 de novembro de 2010

      Olá Fabiano, vc tem nos ajudado muito com essas dicas, faz 3 meses que tirei minha CNH, cada dia q pego no carro é um desafio que procuro vencer, meu marido me deu uma força dizendo: cuidado pra ñ fazer merda porai kkkkkkk a infeliz esta praga pegou pq já sai nervoza com estas palavras de ânimo, e no é que em uma via movimentada o carro só estancava, e fui ficando cada vez + nervoza, uma coisa eu digo: valeu a pena eu ñ ter desistido, tudo que me acontesceu me serviu como aprendizado.”desistir jamais” vou mostrar pra ele que vou dirigir e dirigir bem. Desses maridos invejosos desisto… Um abraço.

    • elionai

      Reply Reply 19 de novembro de 2010

      olá preciso de uma instrução tirei minha carteira a 2 anos e estava sem dirigir, agora estou com receio de dirigir com insegurança o que devo fazer?
      Por favor mim responda.

    • elionai

      Reply Reply 19 de novembro de 2010

      olá preciso de uma instrução tirei minha carteira a 2 anos e estava sem dirigir, agora estou com receio de dirigir com segurança o que devo fazer?
      Por favor mim responda.

    • Wilson Leite Machado

      Reply Reply 20 de novembro de 2010

      Ola,

      Acabei de comprar um GOL, e tenho algumas duvidas, pois tirei a cardeira a pouco tempo e na direção não tenho muita pratica, deixo o carro morre sempre, e quando sou passar por uma lombada, fico no meio do caminho, subida então, quase deixei o carro voltar de ré, como posso melhorar esse problema, muito obrigado.

    • maria helena

      Reply Reply 30 de abril de 2011

      Olá instrutor Fabiano gostaria muito da sua ajuda,tirei minha habilitacão mas tenho dificuldade ao enfrentar um engarrafamento em aclive e declive,tenho medo que o carro recoi ou avançe.Qual atitude devo tomar para fazer tudo certo? aguardo sua resposta ficarei muito grata.
      Maria Helena.

    • iraci

      Reply Reply 19 de outubro de 2011

      olá instrutor Fabiano tirei minha CNH há 2 anos porem tinha medo de dirigir só agora peguei no carro,gostaria de saber deixei o carro morrer no semaforo e tinha um guarda ele pode me multar? figuei mt nervosa com isso não conseguir dormir a noite toda e estou com medo de falar com meu esposo pois se levei multa ele vai falar mt pois o carro esta no nome dele.um grande abraço

      • Renata

        Reply Reply 19 de abril de 2013

        Olá Fabiano,
        fiz auto escola a pouco tempo e ainda não fiz a prova pratica, fico muito nervosa no transito, tenho dificuldade na parada e na saida, não consigo subir morros, fico com medo de para num engarrafamento e deixar o carro morrer
        Me ajude por favor

    • Adriana

      Reply Reply 19 de outubro de 2011

      Queridos, acabei de pegar minha carteira de habilitação provisória dia 15 de outubro semana passada e no dia seguinte recebi um convite para levar um carro honda civic de um bairro para outra, bom como sabemos, todos nós que acabamos de pegar nossa carteira, ficamos um pouco ansiosa,certo? então aceitei o convite e levei o carro, segundo o proprietario que eu o seguia me chamou de corajosa e informou que eu tenho o vicio de acender as setas por todo o trajeto, expliquei para ele que eu como pedestre sou vitima todos os dias, pois quando estou atravessando a rua aqui do RJ proximo a alguma rua e vem carro, nunca estão sinalizando que entrarão, não quero ser mais um ignorante no transito, pois nós dirigimos para nós pelos pedestres e pelos outros motoristas e as pessoas deveriam ser mais educadas no transito,para diminuir o indice de acidentes.

    • Marcia

      Reply Reply 1 de janeiro de 2012

      Sempre que tenho que parar em uma subida não consigo sair sem deixar o carro descer, ou acelerar demais.
      O que fazer, as vezes que tentei não tinha nenhum carro parado atras de mim, então a descida não causou estragos.
      Me ajude com essa dica, please!

    • FABIANA

      Reply Reply 20 de janeiro de 2012

      TALVEZ SE AS PESSOAS DIRIGISSEM ASSIM COMO APREDEMOS NAS AUTO ESCOLAS,TALVES NÃO TERÍAMOS TANTOS ACIDENTES.

    • Viviane

      Reply Reply 31 de janeiro de 2012

      Olá galera,

      Quem esta aprendendo come erros que devem ser corrigidos pelo instrutor. Na minha 8º aula tive uma crise de choro e explodi com o instrutor, pois não agüentei a pressão e os maus modos cada vez que eu errava. Depois desse episodio as coisas melhoraram, graças a deus.
      Veja bem , estar no transito já é uma situação estressante, ainda um cara querendo que vc aprenda as coisas no tombo. Não da

    • sol

      Reply Reply 20 de março de 2013

      ola,Fabiano.tirei carteira ha 1 ano e ainda nao sai sozinha,pois tenho medo de fazer controle de embreagem,so dirijo com meu marido do lado.O PIOR QUE ONDE MORO TEM MUITO MORRO.Moro em um deles,e o pior é que param carro de um lado e do outro,preciso fazer sempre o controle,por isso ainda tenho medo.Por favor me de uma dica.Obrigada

    • Genilza Nunes Girardi

      Reply Reply 17 de abril de 2013

      Eu nunca dirigi mas já estou fazendo a terceira mas nas paradas sempre deixo o carro morrer po favor me ajude.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field