Aprendeu a dirigir em carro novo, mas possui um mais velho. O que fazer? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendeu a dirigir em carro novo, mas possui um mais velho. O que fazer?

Aprender a Dirigir | Por: | 4 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano!!! Li muito o site e isso me ajudou bastante a tirar a CNH. Mas estou com medo de dirigir, muito insegura pois tive aula e fiz a prova em um palio. Mas o meu carro é mais velho, um gol quadrado 93 . Não consigo fazer controle de embreagem nele e não sinto o carro trepidar pois antes disso o carro morre. Acho muita diferença de um carro para o outro. Me ajude como ter essa noção em um gol ou é apenas falta de pratica?

Nivekiss - Além Paraíba / MG

Olá Nivekiss, tudo bem!

A sua história me fez lembrar quando eu tirei a minha carteira de motorista na auto escola. Foi a mesma coisa. Aprendi em um carro novo, mas quando fui dirigir de verdade não tinha nada mais do que um chevetinho 79, dirrubadinho mesmo. Mas lembro disso com muito carinho pois foi neste carro que aprendi a dirigir.

Esta diferença que você citou é normal e isso acontece até mesmo entre carros novos. Somente a prática lhe dará maior segurança e confiança para superar esta diferença.

Bom, mas o que você pode fazer?

Dirija em lugares mais tranquilos primeiro. Dê preferência a lugares mais planos. Chame alguém que tenha mais experiência para lhe acompanhar e lhe dar algumas instruções. Pegue o jeito do seu carro e procure a se acostumar com os detalhes dele.

Em um outro momento, comece a dirigir em trechos que possuem aclives não acentuados. Treine o controle de embreagem lá. No caso do seu carro, caso ele não tenha injeção eletrônica, a trepidação será menor mesmo. Mas mesmo assim o princípio do controle de embreagem é o mesmo. Então treine em lugares com aclive não acentuado.

A medida que for melhorando, você poderá dirigir em ruas com aclive mais acentuado. Mas isso é só com a prática mesmo. Não desista pois o mais difícil você já consegui.

O medo de dirigir é normal e inclusive eu já tive muito medo de dirigir. Mas superei com minha força de vontade e tenho certeza que você também irá superar.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo.

VOCÊ QUER PASSAR AGORA? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. thalita vilela
    11 de outubro de 2012 às 11:05

    Ola Fabiano tudo bem? Queria esclarecer uma duvida. Na auto-escola minha instrutora não deixa eu fazer meia embreagem para sair com o carro parado, ela diz esta errado. Mas eu tenho dificuldade de seguir com o carro sem fazer esse procedimento, ou ele apaga ou faz barulho forte. Queria saber se na prova eu posso fazer ou o examinador vai tirar pontos. Grata
    Thalita -Uberlandia /MG

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 14:33

      Isso depende mais da didática do instrutor. Eu ensino assim para os meus alunos e dá tudo certo. Converse com sua instrutora e combine com ela se você pode fazer desse jeito.

  2. Manuel Renato
    9 de janeiro de 2012 às 14:46

    “Aprendeu a dirigir em carro novo, mas possui um mais velho. O que fazer?”

    Uma das coisas mais comuns no dia a-dia, as auto escolas disponibilizam carros novos, mas na maioria das vezes os alunos vão andar de verdade nos carros mais antigos.

    Minha opinião é simples, leve em consideração os conhecimentos adquiridos com seu instrutor e ponha em prática, pois independentemente da marca e do ano do veículo, carro só tem uma função, te levar pros locais aonde você deseja ir com praticidade e rapidez.

    vlw.

  3. Manuel Renato
    9 de janeiro de 2012 às 14:41

    Olá meu amigo, parabéns pelo seu site, tá muito bem elaborado.

Deixe o seu comentário